Home Conteúdos 11 erros para não cometer em 2024 Publicado em 21 de dezembro de 2023 A comunicação digital faz parte do nosso dia a dia e ela acontece dentro de qualquer dispositivo conectado à Internet, tais como smartphones, computadores, tablets e até a smart TV. Por conta disso, ela se tornou indispensável para qualquer negócio e é por meio dela que uma organização marca a sua presença online. Mas além de superar a barreira física, essa troca de informações acontece de forma clara, rápida e precisa, ou seja, quando feita da maneira certa, há uma série de benefícios. Entre outras vantagens estão a economia de tempo e dinheiro. Porém, tudo isso não quer dizer que não há ruídos ou interferências. No entanto, é possível evitá-los. Então, diante desse cenário da comunicação digital – que pretende continuar em 2024 -, é fundamental saber os erros que existem nesse meio e, principalmente, como não errar. Dessa forma, será possível aproveitar todos os benefícios da comunicação digital e online. Pensando sobre isso, listamos os 11 erros mais comuns e separamos dicas para você começar 2024 se comunicando com o seu cliente da melhor forma. Confira! 1. Pensar somente nas redes sociais Não dá para negar que redes sociais como o Instagram, Facebook e TikTok são ferramentas poderosas para o seu negócio e para a vida cotidiana de um modo geral. Porém, elas não são as únicas. Existem outros meios de comunicação tão importantes quanto esses e que vale a pena investir. De acordo com os especialistas, plataformas com um número virtual de WhatsApp e um site bem estruturado também agregam valor à sua marca e são outras maneiras de alguém entrar em contato. Além disso, o e-mail ainda tem se mostrado uma ótima forma de se comunicar com o seu cliente e não é atoa que estratégias de e-mail marketing dão super certo. 2. Não entender o seu público-alvo Não ter um público-alvo definido é perigoso para a sua mensagem e também para a sua empresa. Além do risco de uma mensagem inadequada, a falta de uma persona, de acordo com o seu cliente, vai refletir na sua captação de leads e, consequentemente, no ROI do seu negócio. Leia também: Seis tendências do Marketing Digital para 2024 Portanto, entenda o seu público-alvo. Defina um tom de voz e aprenda a falar a língua do seu cliente. Uma mensagem personalizada, envolvendo um posicionamento único, será um diferencial na comunicação digital da sua marca contra outras empresas. 3. Não ter uma estratégia Não é só o público-alvo: a ausência de uma estratégia definida de mensagem vai afetar o seu projeto como um todo. É importante pensar em como agir e em como se comunicar. Então, tenha um planejamento, com metas e objetivos, além de um conteúdo bem desenhado para os seus clientes. Esse carinho em pensar sobre oque comunicar, como comunicar e para quem falar evita ruídos e uma mensagem sem clareza. 4. Mensagem repleta de interferências Para evitar ruídos na comunicação digital, é interessante ter um objetivo claro, saber para onde está indo e quais são os objetivos da sua mensagem – tudo isso, sem perder a identidade da sua empresa. A falta de clareza sobre esses aspectos faz com que suas informações sejam recebidas e interpretadas de maneira não desejada. E o pior: o retorno não será do jeito esperado. Futuramente será bem complicado driblar esse ruído. Então, pense em quem vai receber, mas também considere as características da sua mensagem e o que ela quer transmitir. 5. Ignorar críticas Claro que ninguém gosta de receber um comentário ruim e, muitas vezes, o impulso é apagar aquela mensagem e fingir que ela nunca existiu. Porém, na verdade, mensagens negativas são uma ótima oportunidade dentro da comunicação. No meio desse comentário é possível mostrar a posição da empresa diante de uma possível crise, sem contar que isso também ajuda a apresentar como o negócio soluciona impasses. Não caia no erro de simplesmente deletar críticas. Aproveite essa mensagem e a trate como um feedback e também como um ponto de melhoria do seu negócio. 6. Não conhecer a concorrência A concorrência existe e ignorar a existência dela é um problema para a comunicação digital com seu cliente e também para a posição do seu negócio no mercado. Acontece que a concorrência pode ter formas de se comunicar que vão ensinar a não errar. Aproveitar as fraquezas dos concorrentes, incluindo seus problemas de comunicação, vão auxiliar na formação de uma mensagem mais clara e direta com o seu cliente. Estude os pontos negativos de outras marcas, a forma como ela se comunica e alcança novos clientes. Veja como é a mensagem dessas empresas e busque aprender com elas. 7. Não analisar métricas Relatórios de engajamento, desempenho e resultados apontam dados reais sobre o andamento da empresa – incluindo as formas de comunicação digital dela. Não contar com uma ferramenta de análise de métricas é o mesmo que trabalhar sem planejamento e estratégia: no escuro, sem entender porque o ROI está negativo. Então, sempre veja onde errou e oque pode ser melhorado nas suas mensagens. Essa pequena atitude analítica ajuda na tomada de melhores decisões e mensagens bem estruturadas. 8. Conteúdo raso Falta de informações ou informações sem autoridade, ausente de fontes confiáveis e sem embasamento, resultam em mensagens que serão recebidas com desconfiança. É preciso argumentar com dados precisos para um bom posicionamento e também para não colocar em risco a credibilidade da sua marca. 9. Frequência de mensagens Quem não é visto, não é lembrado. Então, nesse caso, a periodicidade das mensagens conta e a demora para novos envios é uma oportunidade para a concorrência aparecer. Não perca seu lugar e fique sempre em primeiro lugar: tenha um calendário para novas mensagens, recorrentes e de grande relevância. 10. Focar apenas em vendas Não dá para negar que as vendas são o maior objetivo da sua marca. Mas deve-se ir além disso e mostrar soluções para seus clientes, como guias ou dicas, que vão mostrar que você realmente se importa em ajudar – e não só com o seu bolso. Conteúdos ricos que vão além do seu produto ou serviço também ajudam na criação de novas mensagens e meios do cliente entrar em contato. 11. Não pensar na experiência do público Até aqui você já aprendeu que entender quem é seu público-alvo e como enviar as informações são importantes para uma comunicação digital efetiva. Porém, não são os únicos pontos a serem considerados: como o cliente recebe essa mensagem e os canais de recebimento também é imprescindível. Considere toda a experiência do usuário, seja ela mobile ou desktop, e busque adaptar a mensagem para cada canal. Com essa – e todas as outras dicas acima – a comunicação digital com seu cliente em 2024, será sem erros ou problemas.