3 motivos para aplicar a IA no e-commerce

Publicado em 17 de abril de 2024

Atualmente, o principal benefício que empresas dos mais variados setores já estão sentindo ao aderir às ferramentas de inteligência artificial tem a ver com a redução dos custos operacionais. Estudo da PwC realizado com mais de 2.000 empresas de e-commerce em 27 países, mostra que 76% das empresas já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA. A pesquisa também revela que as empresas que utilizam IA têm melhor desempenho do que aquelas que não utilizam.

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Para Rafael Ataide, diretor de Data & Tech da agência full service Adtail, os principais resultados vindos da inteligência artificial para este ano estão relacionados à otimização de processos e automação de tarefas, seja aplicar a IA em experiências mais personalizadas, com foco em fidelização, ou usar para atendimentos com clientes, com a evolução de robôs focados em dados segmentados. “Implemente, teste, otimize e teste novamente. A IA é a realidade e seus concorrentes já estão utilizando.” Confira três dicas do profissional:

1- Personalização excepcional da experiência do cliente

A IA permite uma personalização sem precedentes. Ao analisar dados comportamentais, histórico de compras e preferências individuais, os algoritmos de IA podem oferecer recomendações de produtos altamente relevantes e personalizadas. Isso não apenas aumenta as taxas de conversão, mas também melhora a satisfação do cliente e promove a fidelidade à marca.

2- Automação eficiente de processos

Automatizar uma ampla variedade de processos no e-commerce é um dos benefícios da IA, que se estendem desde a gestão de estoque e precificação dinâmica até o atendimento ao cliente e o suporte pós-venda. Isso libera recursos humanos para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e criativas, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência operacional e reduz os custos.

3- Previsão e antecipação de tendências de mercado

Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, a IA pode identificar padrões e tendências de mercado que seriam difíceis de detectar manualmente. Isso permite que as empresas antecipem as demandas dos clientes, ajustem suas estratégias de marketing e estoque de forma proativa e estejam sempre um passo à frente da concorrência.