5 dicas para aplicar o marketing 360°

Publicado em 9 de abril de 2024

O marketing 360° tem o objetivo de criar uma experiência coesa e personalizada para o cliente. Ou seja, com uma base na análise de dados e na segmentação do público, a estratégia permite que as mensagens sejam direcionadas de forma mais precisa e eficiente.

Esse conceito vem ganhando cada dia mais força por promover uma visão holística sobre o negócio. Ao contrário de estratégias que focam somente em um único canal, o marketing 360° utiliza uma combinação de canais online e offline, como mídias sociais, email marketing, anúncios, marketing de conteúdo, SEO, relações públicas e eventos presenciais.

Não possuir uma estratégia unificada, apresentar dificuldades em acompanhar a concorrência, o desperdício de recursos e falta de mensuração de resultados são apenas alguns exemplos do que pode acontecer à sua empresa sem uma consultoria que saiba aplicar essa visão holística.

“Ter uma visão holística implica em viver o negócio do cliente e entender a jornada do consumidor no detalhe. Isso abre caminho para relacionamentos de longo prazo com entregas consistentes de resultados, aponta o co-fundador e líder de CX na Sioux, Fernando Teixeira.

5 dicas para aplicar essa estratégia

1. Defina seus objetivos: é importante definir seus objetivos de marketing. O que você quer alcançar com a estratégia? Aumentar o conhecimento da marca? Gerar mais leads? Vender mais produtos? Depois de defini-los, você pode escolher os canais de comunicação e as estratégias mais adequadas para alcançá-los.

2. Conheça seu público-alvo: Para que a estratégia seja eficaz, é importante conhecer seu público-alvo. Quais são seus interesses? Quais canais de comunicação eles usam? O que eles esperam da sua empresa? Depois de conhecer seu público, é possível criar mensagens e conteúdos mais relevantes e personalizados para eles.

3. Utilize diferentes canais de comunicação: Você pode usar mídias sociais, email marketing, anúncios online, marketing de conteúdo, SEO, relações públicas e eventos presenciais. A escolha dos canais dependerá do seu público-alvo, dos seus objetivos de marketing e do seu orçamento.

4. Meça os resultados: É importante medir os resultados das suas campanhas de marketing para saber se estão sendo eficazes. Utilize ferramentas de análise de dados para acompanhar o desempenho das suas campanhas e identificar quais ações estão gerando mais resultados.

5. Contrate uma agência especializada: Se você não tem experiência com marketing 360°, pode ser uma boa ideia contratar uma agência especializada para te ajudar a implementar essa estratégia. Eles serão capazes de definir seus objetivos, conhecer seu público-alvo, criar uma estratégia de conteúdo, escolher os canais de comunicação mais adequados e medir os resultados das suas campanhas.