A contabilidade que todo empreendedor digital deve conhecer

Saiba como a Controladoria Estratégica pode elevar o nível do seu negócio independente se é uma pequena, média ou grande empresa. Jonas Moreira, gerente de Controladoria Monetizze, explica como essa inovação da área contábil funciona na prática

Jonas Moreira palestrando na Afiliados Brasil 2019

A contabilidade que todo empreendedor digital deve conhecer

Você é o CEO, diretor financeiro, jurídico, recursos humanos, marketing e ainda faz o cafézinho da sua empresa? Sim?! Não?!? É o mais comum. Todo empreendedor que começa do zero é multitarefa nos primeiros passos do negócio. Porém, em algum ponto, se a sua intenção é continuar crescendo, você terá que delegar funções para manter a sustentabilidade.

Se você é um empreendedor iniciante no mercado digital, é natural estar focado em estratégias para aumentar as vendas e faturar mais. Entretanto, ter na mão o controle de receitas e despesas é essencial para não ficar no prejuízo, ou pior, ir a falência.

O Brasil teve 341,6 mil empresas fechadas em três anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com último levantamento divulgado, em 2016 havia pouco mais de 5,05 milhões de empresas ativas no País, o que representa uma queda de 6,3% na comparação com 2013, quando o número total chegava a cerca de 5,4 milhões.

Jonas Moreira, gerente de Controladoria Monetizze, vai ajudar você a entender como funciona a Controladoria Estratégica que é fundamental para esclarecer a vida financeira e tributária do seu negócio. “A Controladoria é a inovação da área contábil. Porque apoia de forma estratégica a empresa ao fornecer informações financeiras e não financeiras para os gestores e, assim, colaborar no processo de tomada de decisão. É uma forma de pensar no negócio e no futuro”.

Como funciona a Controladoria?

“A Controladoria Estratégica é pensar onde você quer chegar no futuro. O objetivo é a identificação, mensuração, comunicação e a decisão relativa aos eventos econômicos. É a área que vai ser a gestora dos recursos da empresa, respondendo pelo lucro e pela eficácia empresarial”, Jonas Moreira. A gestão da Controladoria funciona em três etapas:

*Análise Estratégica
Elaboração de um planejamento estratégico que responda: Onde a empresa deseja chegar? Qual o objetivo? Qual o propósito? Qual a necessidade? É reduzir custo? É aumentar o faturamento? Ou tornar a melhor empresa da atividade? Diante deste levantamento, a controladoria faz o mapeamento das ações adequadas para a empresa.

*Análise de Dados
Com a análise estratégica definida, são coletados os dados concretos que sustentam o negócio, por meio da contabilidade, auditorias internas e análise dos números. Dessa forma é possível estabelecer um plano de objetivos e metas.

*Levantamento do Resultado
Analisar e acompanhar os resultados do plano estabelecido, identificando quais os impactos de cada decisão tomada. Todo planejamento é passível de mudança de rota e o controle serve também para corrigir as decisões tomadas de forma errada.

Quais os principais indicadores financeiros que você, empreendedor, precisa saber!

*Faturamento
Quanto de dinheiro obtido pelas vendas tem no caixa da empresa.

*Margem de Contribuição
(valor da venda – custos variáveis)
É um indicador pouco utilizado, mas muito importante. A margem de contribuição mostra quanto das vendas realizadas foram utilizadas para cobrir os custos fixos da empresa. Este indicador é fundamental para a formação do preço final de produtos e serviços.

*Ponto de Equilíbrio
É o quanto é preciso gerar de receita para cobrir todos os custos e não ficar no prejuízo.

*Lucratividade
O lucro e a lucratividade tem diferença nos indicadores. Lucratividade é a proporção entre receita e despesa, enquanto o lucro é o valor nominal do resultado. O controle da lucratividade ajuda ter o controle dos custos.

*Margem Ebitda
É um indicador de lucratividade operacional de uma empresa. Por meio deste indicador, o cálculo dessa margem permite que os gestores comparem as empresas de diferentes tamanhos e modos de operar, pois ele quebra o lucro operacional como uma porcentagem da receita.

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