A corrida do ouro começou. Você vai ficar de fora?

Publicado em 7 de março de 2023

Após a legalização do igaming no Brasil, em 2018, muita coisa mudou. Ainda vivemos em um limbo sem a regulamentação, mas já são mais de 20 operadores patrocinando o futebol no País, assim como outros esportes. Além disso, praticamente todos os veículos de mídia já aceitam este tipo de patrocínio em sua carteira de anunciantes.

Então como encontrar seu lugar no mercado de igaming no Brasil? É Alessandro Valente quem dá algumas lições. Valente é co-fundador da Super Afiliados, uma das empresas pioneiras no segmento de afiliação voltada para o setor de apostas e jogos de cassino. Ele também é co-fundador da Pipa Games, a primeira empresa de live dealer / streaming de jogos de cassino 100% nacional. E um dos idealizadores do Brazilian iGaming Summit, o maior evento do País focado neste nicho de apostas.

Nos últimos anos, Valente esteve à frente do conselho e diretoria de algumas das maiores empresas de capital aberto no setor iGaming. Recentemente foi apontado presidente da Bitci Brasil, uma corretora e emissora de Fan Tokens, NFTs e crypto em geral, que na América Latina já patrocina 8 clubes e a Seleção Brasileira de Futebol. Ele nasceu no Brasil, mas está radicado no Reino Unido há mais de 20 anos, onde desenvolveu sua carreira.

De volta ao seu país de origem, traz consigo muita experiência dentro da indústria iGaming. Confira as dicas:

  • Não importa ser grande e famoso.
  • Escolha operadores que respeitam o Brasil e suas particularidades.
  • Reputação positiva é essencial para a escolha.
  • Website e atendimento em português do Brasil e em horário local.
  • Métodos de pagamento recomendados: Pay4Fun, Pix, Boleto, TED e TEF.
  • O pagamento deve ser adiantado sempre.

 

 

A corrida do ouro começou, aproveite a onda agora, posicione a sua marca já, pois quando as licenças saírem, ficará mais difícil“, ressaltou.

Apesar da aprovação da legalização de todos os jogos de azar no Brasil pelo Congresso, em fevereiro, ainda há apenas um operador legalizado, que oferece aposta em corrida de cavalo, então, tudo que se gerar de comissão será remessa internacional ou alguma “gambiarra” para pagar. “Até que haja regulamentação e as empresas estejam devidamente licenciadas, é preciso ser cauteloso com grandes repasses internacionais”, ressalta.

Para ajudar a entender o setor de jogos no Brasil, Valente faz um breve histórico:

Período Pré-Proibição
– O Brasil era um grande centro de entretenimento na América Latina.
 – Grandes empreendimentos surgiram até meados dos anos 40.
 – Em 1946, o Presidente da República, general Eurico Gaspar ‘Dutra’, (militar brasileiro que governou até 1951), influenciado por sua esposa, decreta a proibição dos jogos de azar.

Período Pós-Proibição
– Jogo passa a ser dominado por cartéis e crime organizado.
 – Depois de quase 80 anos, o assunto volta à pauta.
 – Em 2018, o presidente Michel Temer revalida as apostas esportivas de cota fixa.
 – Em 2022, o congresso aprova a legalização de todas as modalidades.

Trabalhar a credibilidade e resgatar a confiança dos apostadores é o grande desafio para quem entra no negócio, afinal, foram décadas de “desastres” políticos envolvendo o setor. Por isso, é preciso levar em consideração o que o público tem em mente na hora de jogar.

E o que a audiência pensa?
 – Estou fazendo algo ilegal ao jogar/apostar?
 – Como posso receber meus ganhos?
 – Estes jogos são uma fraude?
 – Tem manipulação no esporte?
 – Isso é coisa de alguma máfia?
 – Levando em consideração isso tudo, posso informar meus dados pessoais e até meu endereço real?

Diante deste cenário, faça isso para conquistar a audiência:
– Ofereça informações que podem ser verificadas.
 – Não exagere! Quando a esmola é demais…
 – Evite fazer referência a órgãos do governo que estão sem credibilidade no setor.
 – Evite muito jabá.
 – Ludibriar sua audiência não é o melhor caminho.

E como fazer um conteúdo atrativo para este público no Google?
 – Brasileiros reagem melhor com imagens e vídeo.
 – Longos artigos não cativam a atenção da audiência.
 – Termos muito específicos do mercado devem ser evitados para não gerar confusão ou mal entendido.
 – Seja criativo e consistente em sua estratégia.
 – Vídeos e redes sociais são meios fantásticos de cativar sua audiência e expandir o alcance.
 – Não prometa conquistas exorbitantes.

Para Valente, a aprovação do marco legal eleva o Brasil para um grupo de países que geram grandes números com os jogos de apostas. ”Representa, de fato, um grande avanço, a médio e longo prazos, para que possamos nos encaixar entre as grandes economias que já estão operando esse tipo de atividade”.

Autor: Patrícia Diguê