Afiliado, acorde, você tem uma empresa!

Publicado em 1 de janeiro de 2023

Foto de Anderson Hernandes

Anderson Hernandes é empresário contábil há mais de 20 anos com formação em Marketing, MBA em Gestão de Negócios. Já escreveu nove livros, entre eles Marketing Contábil 2.0 e Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis. Publicou mais de 200 artigos e seus mais de 10 cursos online já treinaram 4 mil alunos. Palestrante experiente, em pouco mais de 10 anos já realizou mais de 700 eventos. Suas Palestras e Workshops ao vivo estão ligados aos temas de Empreendedorismo e Marketing Contábil.

Anderson Hernandes está lançando o livro “Empresas Digitais – Gestão Prática de Um Negócio Digital”

Com conhecimento e larga experiência no marketing digital, Anderson Hernandes olhou para as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do segmento e enxergou uma oportunidade de negócio. Empresário contábil há mais de 20 anos, com formação em Marketing e MBA em Gestão de Negócios, o diretor da Tactus Contabilidade Online atua como palestrante há mais de 12 anos e, com o tempo, viu a possibilidade de começar a atender empreendedores do mundo digital, ensinando-os a fazerem as suas estratégias de de gestão e contabilidade. Anderson, que está lançando o livro “Empresas Digitais – Gestão Prática de Um Negócio Digital”, conversou com a Revista Afiliados Brasil sobre a sua carreira e seu trabalho como produtos e consultor no mercado de afiliados. Confira:


Como você foi parar no mercado de afiliação?

Anderson Hernandes Tenho alguns livros publicados sobre mercado digital e vi a possibilidade de atuar nessa área há alguns anos. Quando comecei a atender o mercado digital como produtor, notei que existiam empresas digitais com dificuldade sobre a legalização da abertura do seu negócio. Eles tinham dúvidas e comecei a responder algumas perguntas, ajudar em grupos do Facebook e criei uma visibilidade desse meu trabalho. Iniciei atendendo algumas empresas afiliados menores que atuavam mais para a Hotmart, mas depois começaram a surgir outras plataformas e hoje temos um portfólio de clientes bem significativo dentro do mercado por conta desse trabalho que foi desenvolvido lá atrás.

 

Conforme as coisas foram andando, começamos a perceber que podíamos ampliar um pouco mais nossa atuação. Tínhamos alguns clientes que estavam tendo dificuldades em relação a questão da rentabilidade. Como temos a parte contábil desses clientes, ficava mais fácil de enxergamos algumas coisas. Começamos a atender um cliente como forma de analisar as demandas, desenvolvemos uma metodologia e depois começamos a atender outros clientes. Ainda estamos no processo inicial porque nós temos que fazer o atendimento um a um, então isso demanda toda uma estrutura. Começamos a atender alguns clientes pontuais e agora estamos fazendo um processo de ampliação maior dentro do mercado e afiliados nessa parte de gestão financeira. Isso tem ajudado os empreendedores com mais de informação, além da informação contada, para poderem tomar decisões.

 

Você faz um trabalho de finanças para o mercado de afiliados.  Como funciona isso?

Anderson Hernandes Dentro das dificuldades que esse mercado enfrenta, são muitas que envolvem aspectos relacionados à gestão. Nós podemos destacar problemas relativos à rentabilidade de produtos digitais ou de campanhas do negócio como afiliado e também a rentabilidade relativa às atividades do dia a dia da empresa.

 

Falta uma análise correta dos custos fixos. Muitas vezes o empreendedor tem uma visão muito micro em relação aos aspectos financeiros. Ele olha muito mais para dentro das suas campanhas, mas não consegue enxergar que a empresa é muito mais que isso. A empresa tem outros fatores que devem ser considerados e vão envolver resultados.

 

Por exemplo? 

Anderson Hernandes Dentro desse mercado não é incomum vermos, por exemplo, alguém que fez um processo de lançamento que fez um faturamento alto, mas quando vai ver a lucratividade foi baixa por conta dessa visão muito micro em relação ao negócio. No nosso trabalho temos identificado as principais dificuldades.

 

No aspecto administrativo temos outros fatores que hoje ficam muito evidentes, como a parte burocrática de legalização dos funcionários. Indo mais além, problemas com documental das vendas, como proceder com o dinheiro de forma correta, como separar o dinheiro da empresa da pessoa física, do sócio. Se olharmos os problemas que temos no mercado digital, são os mesmos problemas que o empresariado tem de uma forma geral, só que com as personalidades do mercado digital que acaba comprometendo um pouco mais essas informações pelo fato do mercado ter um perfil muito específico. As pessoas, normalmente, são muito ligadas a tecnologia e buscam respostas rápidas e práticas. Nosso trabalho cria uma série de processos internos que se adaptam a essas necessidades.

 

Quais as principais dificuldades que os empreendedores de marketing digital enfrentam no que diz respeito à gestão administrativa e financeira?

Anderson Hernandes É importante que, logo de início, a pessoa tenha uma visão empresarial mais ampla do negócio dela. Enxergar que existem técnicas de gestão que vão além da venda em si. Existe uma visão desse mercado que é muito voltada a venda, mas não pode ser assim. É necessário olhar, por exemplo, que é preciso gerir a empresa, cuidar da parte administrativa, fazer um controle financeiro, cuidar da parte documental, precisa ter um negócio legalizado, emitir notas fiscais de forma correta, cuidar dos aspectos de proteção da marca. Então, quando se olha todo esse trabalho macro, você vê que não é um mercado tão simples quando se trata de gestão, não se resume só a questões relacionadas à venda.

 

Qual a orientação que você dá para quem está entrando agora no mercado de afiliação?

Anderson Hernandes Se vai começar, então já inicie tendo uma visão mais prática e se preparando melhor com o ponto de vista em relação ao mercado como um todo. Tem que ter uma visão mais macro e não focando na questão somente da venda.

 

Você está lançando mais um livro. O ele que vai abordar?

Anderson Hernandes O nome do livro é “Empresas Digitais – Gestão Prática de Um Negócio Digital”. A obra surgiu com a finalidade de atender essa necessidade baseado nos pontos que citei. Mostra que além da venda existe uma empresa com toda uma gestão, que é possível vender menos, mas lucrar mais. Mostra que é preciso ter cuidados em relação a proteção do negócio como um todo, que envolve a sua pessoa física, envolve a construção do seu patrimônio pessoal. O livro tem entrevistas com pessoas que estão dentro no nomadismo digital e mostra que para que você tenha resultado dentro desse mercado, precisa enxergar que tem um negócio e, se não administrar a sua empresa digital como um negócio, vai enfrentar problemas em relação a isso. A nossa experiência baseada em atender o mercado mostra os pontos mais comuns que acontecem dentro do mercado digital.

 

Qual a sua análise sobre o atual mercado de afiliação no Brasil? O que pode ser aperfeiçoado?

Anderson Hernandes A realidade é que é um mercado fantástico. Hoje o mercado digital é muito mais seguro por diversos fatores, primeiro porque você consegue escalar o seu negócio, não precisa ter um investimento alto pra poder se tornar um empreendedor. O mercado está em crescimento com um avanço significativo e vejo que esses crescimentos vão perdurar durante muitos anos ainda. É um momento interessante para aproveitar essas possibilidades, mas é preciso se preparar. As plataformas estão buscando esse aperfeiçoamento, proporcionando segurança para os afiliados. Alguns aspectos de parte tributária ainda precisam ser muito aperfeiçoados, ainda existe um grau grande de ilegalidade dentro do mercado que precisa ser melhorado, o conhecimento dos empreendedores digitais relativo aos aspectos citados também precisa ser melhorado. Estamos fazendo o nosso trabalho nesse sentido, o livro ajuda, além das palestras que tenho feito nos eventos e o próprio evento Afiliados Brasil também auxilia muito nesse sentido.