Black Friday: 4 ferramentas indispensáveis para aumentar as vendas

Publicado em 14 de outubro de 2024

De acordo com o relatório Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024, elaborado pela Dito em parceria com a OpinionBox, 55% dos consumidores brasileiros pretendem adquirir produtos e serviços nessa época. A pesquisa, que também aborda questões relacionadas ao desempenho dos canais de marketing, indica que para 21% dos clientes, o WhatsApp é o meio preferido para receber promoções e ofertas das marcas.

Neste cenário, Felipe Otoni, sócio-fundador e CVO da SegSmartempresa que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços pela internet, alerta que o grande segredo para ter sucesso e aumentar o lucro na Black Friday é a preparação que as marcas fazem antes dela acontecer. “Não adianta chegar no cliente no dia do evento enviando propagandas porque não vai gerar resultado. A decisão de compra é um processo e por isso, é crucial que as marcas criem, antecipadamente, um relacionamento com os leads, semeando insights e implementando ideias sobre o período sem fazer promoções ou anúncios de produtos. O objetivo é que o cliente chegue aquecido e decidido a adquirir o produto ou serviço na ocasião”, explica o executivo.

Felipe listou quatro recursos que podem ser aplicados no WhatsApp para aumentar a conversão de vendas em até 93% e expandir o lucro na Black Friday. Confira:

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Agendador

Disponível em soluções como a SegSmart Web Plus, extensão para o WhatsApp Web que otimiza a gestão dos leads, a ferramenta permite que o vendedor programe o envio de mensagens personalizadas em datas e horários específicos. “Com esse artifício, é possível criar campanhas automáticas de retargeting – estratégia que traça o resgate e o reengajamento de usuários que não concretizaram uma compra – para gerar relacionamento com leads que são considerados ‘frios’, com a intenção de entender as necessidades e interesses dos mesmos de modo que a abordagem para a Black Friday seja natural e assertiva”, comenta Otoni.

Mensagens rápidas
De acordo com o Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado pela OpinionBox em parceria com a Octadesk, 46% dos consumidores afirmam que a rapidez na resposta é o fator mais importante em um atendimento ao cliente de qualidade. Neste aspecto, Felipe destaca que a automação de mensagens permite que empresas atuem com maior agilidade e precisão. “O recurso de mensagens rápidas permite que o vendedor crie e automatize respostas ágeis de textos, áudios, imagens, e vídeos, garantindo que ninguém fique sem resposta e aumentando a chance de conversões. Além disso, a ferramenta viabiliza o desenvolvimento de scripts com múltiplos tipos de mensagens, ou ainda, o envio de documentos e contatos, possibilitando o atendimento a um número maior de leads de forma rápida e eficiente”, explica.

Chatbot

Projetado para garantir uma experiência ágil e fluida, o chatbot, por meio da identificação de palavras-chaves predeterminadas, viabiliza respostas rápidas para os clientes, de modo que os mesmos tenham uma jornada de compra simplificada. “Com essa tecnologia, é possível otimizar as demandas do time de vendas, uma vez que o robô é apto para identificar, entender e responder sozinho mensagens dos consumidores. Deste modo, é possível, em diversas ocasiões, substituir o atendimento humano pelo chatbot, disponibilizando os colaboradores humanos para desempenhar atividades mais importantes”, comenta o CVO.

Kanban – Funil de vendas

Por último, Felipe destaca que o Kanban, método que consiste em uma estrutura de gestão de projetos que usa tarefas visuais para gerenciar fluxos de trabalho, possibilita a gestão dos leads, de modo a manter a organização das demandas. “A falta de organização leva à perda de oportunidades de venda, por isso, esse funil é muito importante, uma vez que permite um acompanhamento preciso do comprador”, esclarece.

Segundo o especialista, a Black Friday é um ótimo momento para captar novos clientes e fazer uso de ferramentas tecnológicas não apenas facilita o atendimento durante datas sazonais, como também otimiza o relacionamento contínuo com os consumidores. “Em um cenário onde o WhatsApp se tornou um dos principais canais de vendas e comunicação, ter recursos que automatizam e organizam o processo é um diferencial competitivo indispensável para qualquer empresa que deseja crescer e manter uma base de consumidores fiel”, finaliza Otoni.