Home Conteúdos Como criar campanhas de marketing mais eficazes no WhatsApp? Publicado em 26 de novembro de 2024 Com mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, o WhatsApp se consolidou como o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do planeta. Como consequência, a plataforma se tornou um dos principais canais de comunicação entre marcas e consumidores. Inclusive, um estudo recente realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) identificou que cerca de 67% das empresas brasileiras centralizam as vendas no app. A verdade é que a agilidade e a proximidade que o recurso oferece criam uma oportunidade única para estratégias de marketing assertivas. Leia mais Venda pelo Whatsapp humaniza relacionamento Cashback como estratégia poderosa para vendas online De acordo com Felipe Otoni, sócio-fundador e CVO da SegSmart, companhia que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços no digital, transformar conversas na plataforma em conversões exige muito mais do que apenas disparos de mensagens em massa. “Empreendimentos de qualquer porte e segmento podem encontrar no WhatsApp um poderoso aliado para engajar clientes e impulsionar a comercialização. No entanto, além de um tom de criatividade, é imprescindível ter planejamento e saber utilizar a ferramenta de uma forma adequada”, afirma. Pensando em auxiliar empreendedores a se destacarem na comunicação digital com os seus clientes, o especialista listou as três dicas fundamentais para desenvolver campanhas de marketing mais eficazes no WhatsApp. Confira abaixo: Não subestime a transcrição de áudio Existem algumas ferramentas no mercado como a SegSmart Web Plus, extensão para o WhatsApp Web que otimiza a gestão dos leads e aumenta as vendas em até 93%, que disponibilizam o serviço de transcrição de áudio. “Nesta funcionalidade, é possível saber o que foi dito na mensagem antes mesmo de dar o play no áudio. Na prática, este é um ótimo caminho para trazer eficiência à comunicação, além de facilitar a análise de dados que pode trazer insights valiosos ao empreendedor, permitindo ações como a personalização de futuras interações, identificação de tendências de comportamento do consumidor e a identificação de melhorias”, diz Otoni. Saia da caixa Desenvolvido pelo japonês Taiichi Ohno para a Toyota Motor Corporation, o Kanban é um método inovador que consiste em uma estrutura de gestão de projetos que usa tarefas visuais para gerenciar fluxos de trabalho. “Para se diferenciar da concorrência é preciso sair da caixa e ir em busca de estratégias disruptivas. O Kanban, por exemplo, pode ser aplicado no WhatsApp e permite uma gestão organizada das conversas, já que torna a visualização das conversas mais fácil e prática, proporcionando agilidade no atendimento ao cliente”, explica o CVO. Aposte em multiusuários Ferramentas que possibilitam que todo o time de vendas utilize o mesmo número de WhatsApp serão cada vez mais procuradas pelos usuários. “A conexão da equipe, o acompanhamento de atendimentos e a possibilidade de transferência de conversas entre os atendentes, torna a assistência ao consumidor mais ágil e eficiente. É importante lembrar que o cliente atual busca por serviços efetivos. Ou seja, o time de vendas precisa ter processos simplificados, fáceis e práticos”, pontua o especialista. Relacionadas Campanhas Coca-Cola K-Wave Sem Açúcar celebra K-Pop A Coca-Cola apresentou na última semana o novo integrante da linha Coca-Cola Creations: a... Campanhas IA Campanhas potencializadas por IA entregam resultados para empresas que realizam três importantes mudanças Quando se trata de dados de clientes, as marcas têm uma tarefa difícil. Eles...