Home Conteúdos Entenda como o growth hacking pode alavancar negócios Publicado em 1 de dezembro de 2023 Criar estratégias corretas de marketing é um dos pilares essenciais para um crescimento sólido de uma empresa, independentemente do ramo em que atue. Entretanto, de uns anos para cá, o termo growth hacking ganhou visibilidade entre executivos. A técnica tem o potencial de acelerar o crescimento de uma organização, encontrando atalhos em áreas como marketing, vendas e experiência do cliente. Segundo a pesquisa State of Growth 2023, da consultoria Growth Hackers, os segmentos que mais conseguiram manter ou expandir o orçamento para área de growth foram, educação (76%), logística (66%), varejo e e-commerce (65%) e Saas e Tecnologia (63,7%). Para João Vitor Chaves, especialista em growth e COO do G4 Educação, a técnica já não é usada apenas por startups, que precisam crescer e validar seu negócio rapidamente, mas também por empresas de grande porte, que precisam manter-se competitivas em um cenário cada vez mais agressivo. “O growth hacking exige que se olhe constantemente para o cliente, para identificar oportunidades e atalhos de crescimento. É preciso, contudo, que a organização tenha uma cultura ágil, para que responda de imediato às oportunidades” O executivo separou cinco principais áreas em que o growth hacking pode ajudar os negócios a crescer. Aquisição de clientes O growth hacking é particularmente eficaz na aquisição de novos clientes. Os growth hackers utilizam estratégias criativas e econômicas para atrair um público maior. Isso pode incluir táticas como marketing de conteúdo, otimização para mecanismos de busca (SEO), publicidade direcionada e campanhas virais nas redes sociais. Retenção de clientes Retenção de clientes é crucial para o crescimento sustentável de um negócio. Com a técnica, é possível manter os clientes existentes engajados e satisfeitos. Isso pode envolver estratégias de e-mail marketing, programas de fidelidade, atendimento ao cliente excepcional e personalização de produtos ou serviços. Aumento da receita O growth hacking também pode ser usado para aumentar a receita de um negócio. Isso pode ser alcançado por meio de técnicas como upselling (oferecer produtos ou serviços adicionais aos clientes existentes), cross-selling (vender produtos relacionados), precificação dinâmica e estratégias de otimização de conversões. Experiência do cliente Uma ótima experiência do cliente é essencial para toda empresa. Com o growth, existem formas para melhorar a usabilidade de um site ou aplicativo (se o negócio for digital), reduzir o atrito no processo de compra e garantir que as pessoas tenham uma experiência satisfatória. Isso pode incluir melhorias no design, velocidade do site e funcionalidades. Expansão para novos mercados Se um negócio deseja crescer globalmente, o growth hacking pode ser usado para identificar oportunidades em novos mercados. Isso envolve a pesquisa de mercado, adaptação da estratégia de marketing para atender a diferentes culturas e aquisição de clientes em novas regiões geográficas. “Toda empresa precisa de um plano de growth bem-sucedido e estratégico para impulsionar crescimento. A capacidade única de identificar oportunidades, experimentar estratégicas inovadoras e otimizar resultados é essencial em um mundo de negócios competitivo e de constante evolução”