Fraudes podem ser coibidas com profissionalização do setor

Publicado em 6 de agosto de 2024

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A possibilidade de trabalhar remotamente e receber comissões por cada venda originada de suas indicações online, por meio de links, banners ou textos, atrai milhares de pessoas globalmente. Essa atividade econômica, conhecida como Marketing de Afiliados, expandiu-se significativamente, atraindo tanto profissionais autônomos quanto grandes empresas para atuarem como afiliados e contribuírem com um mercado que deve movimentar US$ 15,7 bilhões até o final do ano, segundo o Affiliate Bench Report.

Apesar da facilidade de ingresso nesse mercado, sua natureza profissional permanece inalterada. É esperado que os afiliados operem com transparência e integridade, especialmente ao reportar métricas essenciais para o cálculo das comissões, como número de cliques, compras e visitas aos sites dos anunciantes. Paralelamente, as redes de afiliados desempenham um papel crucial no rastreamento e monitoramento dessas atividades.

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Transparência

Fraudes em relatórios de campanhas são uma preocupação recorrente dos anunciantes que esperam remunerar os afiliados, também conhecidos como editores, apenas pelos resultados verdadeiramente alcançados. Uma solução é investir na contratação de uma rede de marketing de afiliados que possa intermediar a relação entre anunciante e afiliado. Essas organizações desenvolvem sistemas e processos para averiguar a veracidade das métricas das campanhas e garantir a remuneração justa para os afiliados.

De acordo com Evgeniy Zelenokor, head da Equipe de Qualidade de Tráfego na Admitad, rede com mais 170 mil afiliados ativos, os afiliados precisam submeter relatórios à rede, abrir acesso de convidado às estatísticas do site, permitindo que a equipe de controle de qualidade examine diretamente os dados de tráfego, além de fornecer capturas de tela das publicações e das estatísticas dos serviços em que compram tráfego.

Depois de todas essas etapas, se as métricas não forem comprovadas, o afiliado não recebe a comissão. “Se for a primeira infração do parceiro, nós o avisamos e acompanhamos para corrigir a violação. Fornecemos orientação sobre como corrigir o problema e preveni-lo no futuro. Nosso objetivo é educar e ajudar o parceiro a melhorar suas práticas, garantindo que cumpra as diretrizes da nossa rede. Caso o parceiro não corrija a violação após o aviso, ele é desconectado do programa e todas as ações associadas são rejeitadas”, conclui Zelenokor.

Suporte e oportunidade de desenvolvimento

O trabalho de uma rede de marketing de afiliados também envolve a orientação dos editores que desejam melhorar suas métricas e alcançar melhores resultados. 

“Quando um afiliado apresenta baixo desempenho, primeiramente analisamos o espaço publicitário e o modelo de negócio dele. Após a análise, pedimos mais informações para entender como podemos ajudar a melhorar os resultados. Minha função é apresentar sugestões e ideias, além de compartilhar histórias de sucesso de outros afiliados”, detalha Alexander Dalko, head de editores na Admitad.

Outro profissional que auxilia nesse processo é o gerente de afiliados. Ele é responsável por responder às solicitações dos afiliados e intermediar questões que envolvem outros setores, como o departamento financeiro e de TI. 

“Além disso, oferecemos novas campanhas e negociamos migrações, aumentos de comissão e novos cupons e ofertas”, pontua Izadora Costa, gerente de relacionamento com editores na Admitad.

O marketing de afiliados oferece uma oportunidade única de trabalho flexível e lucrativo, mas também apresenta desafios, especialmente no combate à fraude. Com equipes dedicadas à qualidade de tráfego e ao suporte aos afiliados, às redes de marketing de afiliados buscam garantir transparência e resultados justos para todos os envolvidos.