Home Conteúdos Mercado de afiliados: Brasil x Estados Unidos Publicado em 28 de fevereiro de 2025 As empresas de maior sucesso nem sempre são aquelas que agradam a todos, mas sim as que constroem sistemas de afiliados eficazes e sustentáveis. O mercado de afiliados no Brasil ainda tem um enorme potencial de crescimento, garante o CEO da Afiliagram, Murilo Henrique. No entanto, para apresentar a onda de oportunidades é preciso estar atento às melhores estratégias. Talvez isso explique o avanço do setor nos Estados Unidos. “Enquanto o mercado americano possui 11.400 programas de afiliados e setores como o de brinquedos cresceram 109% em 2023 através do marketing de afiliados, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer”, destaca Murilo. Segundo ele, o País enfrenta desafios culturais significativos, incluindo a regressão na capacidade cognitiva. Leia mais O mercado de anúncios automatizados Venda pelo Whatsapp humaniza relacionamento “Três comportamentos destrutivos predominam: baixa tolerância ao esforço, alto tempo de tela em redes sociais e vício em microdoses de dopamina, com uma média de 9 horas de tela por dia”, diz. Visão geral e principais estatísticas do mercado de afiliados internacional – O marketing de afiliados é responsável por 16% de todos os pedidos pela internet nos Estados Unidos; – 81% usam programas de afiliados para aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas; – O marketing de afiliados está crescendo a uma marca de 10% ao ano; – Os programas de afiliados são o método de aquisição de clientes mais importante para 40% das empresas dos Estados Unidos; – Os links de marketing de afiliados recebem mais de 5 bilhões de cliques por ano; – As pesquisas no Google “Marketing de Afiliados” quadruplicaram desde 2020; – A Amazon obteve receita de US$ 1,28 bilhão por meio de programas de afiliados no primeiro trimestre de 2023; – Existem 11.400 programas de afiliados nos EUA; – As 3 áreas mais lucrativas são Educação; E learning, viagens e beleza; e cuidados com a pele; – As grandes marcas obtêm de 5% a 25% de suas vendas online gerais com marketing de afiliados; – Espera-se que a indústria de marketing de afiliados cresça para um tamanho de mercado de US$ 27,78 bilhões até 2027. Transformando Negócios com Estratégias Eficazes Criação de Empresa, não apenas de um Funil de Vendas Henrique aconselha a não se limitar a rodar apenas um funil de vendas ou ter um negócio efêmero. Ele sugere a criação de uma empresa sólida, fugindo da corrida por ganhos rápidos com ofertas momentâneas, que ele compara a um vício. Em vez disso, é crucial entender e implementar um funil de vendas lucrativo e sustentável. Construção de Marca e Fidelização de Fãs Para alcançar o sucesso a longo prazo, o CEO da Afiliagram enfatiza a importância de construir uma marca forte e uma base de fãs leais. Criar slogans impactantes e produtos personalizados são passos importantes para assegurar que o público não esqueça a marca. Educação da Base e Equipe Competente Educar seus clientes e ter uma equipe de alta performance são elementos cruciais. Um time bem treinado e alinhado com os objetivos da empresa faz toda a diferença na execução das estratégias. Evitar Disputas por Comissão No longo prazo, apenas as empresas sólidas sobrevivem. Portanto, não se deixe levar por disputas por comissões. Concentre-se em construir um negócio robusto e sustentável. No mesmo caminho e com a mesma análise de Murilo, o CEO da Rockty, Alex Diotto, inconformado e obstinado em descobrir uma solução para o problema de vendas online, afirma que o empreendedor brasileiro é mais talentoso e criativo, porém o mercado americano está, pelo menos, uns cinco anos para frente. Para alcançar os parâmetros dos Estados Unidos, ele alerta sobre a sofisticação do mercado, que envolve: Performance – nunca antes foi tão importante que todos os cliques em anúncios sejam aproveitados; Traqueamento – nunca antes foi tão importante que as plataformas de tráfego entendam perfeitamente o comportamento do visitante; Correspondência avançada – nunca antes foi tão importante fornecer dados precisos para o algoritmo; Funil de ofertas – nunca antes foi tão importante ter múltiplas ofertas irresistíveis para aumentar o ticket médio e o LTV. “Tempo, oferta (copy) e público (que vem das plataformas de tráfego). Antes, se conseguisse unir essas três variáveis, você vendia, era o funil de vendas tradicional, Ads, vendas, remarketing. Se fosse bem feito, 80% do trabalho seria resolvido. Hoje em dia não funciona mais, o mercado está mais sofisticado”, garante Diotto, dando algumas dicas sobre ações importante para o sucesso das vendas: – Connect Rate relacionado a performance – visualizações únicas de página/ cliques de saída – Cookies não são compartilhados entre domínio. Não usam mais checkout fora do domínio nos EUA. – Correspondência avançada – se a meta precisa de informações para melhorar o algoritmo, você tem que alimentar ela com dados. Ter cookie próprio. O pulo do gato é o fingerprinting, identificar várias variáveis no navegador. – Checkout na página de vendas feito nos EUA – Anúncio, primeira oferta, SLO, Upsell, Upsell, Upsell, Upsell e Obrigadpo.