O melhor funil de vendas para Native Ads

Publicado em 12 de dezembro de 2023

Quer fazer uma campanha de Native Ads de sucesso? Então se prepare, vamos listar aqui o passo a passo para a criação de um funil de alta performance, com dicas dadas por Guilherme Lopes, diretor de vendas LATAM da Taboola. 

Com mais de 15 anos de experiência no mercado digital, Guilherme está na Taboola há quatro, e já trabalhou na negociação de publishers importantes como Folha de S.Paulo, Metrópoles, RBS e, atualmente, está à frente do time comercial para anunciantes da SMB.

Recentemente a empresa firmou uma parceria de 30 anos com o Yahoo, onde todas as publicidades feitas pelo site no mundo serão monetizadas com a Taboola. No Brasil, a empresa tem mais de 1.500 sites e alcança 86% da internet brasileira.

Nada mal aprender um pouco mais com ele, não é mesmo? 

Então pegue o caderno e vamos ao trabalho!

Para começar, precisamos entender que a open web representa hoje 25% do tempo online dos usuários. Por isso, é importante se empenhar e construir anúncios de Native Ads consistentes e adaptados para cada plataforma. 

A anatomia de um Native Ads consiste em:

  • Imagem/vídeo
  • Título
  • Descrição
  • Nome do anunciante e Call to action

“É preciso entender o momento do usuário. Por exemplo, o Instagram preza mais pela estética, já o Facebook prioriza compartilhamento e, em ambos, o usuário não está procurando pelo produto. Já no Youtube, os conteúdos são mais longos e informativos e, muitas vezes, o usuário já está procurando o produto. Isso precisa ser levado em conta”, explica Guilherme. 

De acordo com o especialista, o bom funil de vendas em Native Ads se divide em três etapas:

1 – Anúncios – segmentação da audiência

2 – Landing page – conteúdo que convence

3 – Página de vendas – oferta que converte

Anúncios

Guilherme ressalta que é importante não tentar vender o produto nesse momento. “Não devemos ter o objetivo de venda no anúncio, o que deve ser feito é chamar a atenção do usuário para sua dor ou interesse.  É válido usar também a pré-qualificação de clique, faz toda diferença”. O diretor da Taboola lembra ainda que é importante que o anúncio tenha cara de notícia, pois o formato tende a ser mais bem sucedido para Native Ads.

Ele apresenta dois métodos de segmentação: o funil amplo e o funil específico. E ressalta que o ideal é buscar o meio termo entre eles. 

Leia também: Funil Full Journey: como ele pode revolucionar o marketing das empresas?

Calma, nós explicamos melhor! Olha só esse exemplo de abordagem de um mesmo assunto, em funis distintos. 

Funil amplo: Conheça o novo produto que virou febre para emagrecer no Brasil.

Funil específico: Com apenas 3 gotas por dia, mulheres de 45 a 55 anos em São Paulo estão emagrecendo com esse produto.

Landing Page

O segundo passo dessa construção é uma boa landing page. A estrutura básica de uma landing page de sucesso consiste em:

  • Apresentar o problema;
  • Explicar porquê é preciso resolver o problema;
  • Apresentar a solução;
  • Explicar porquê é preciso comprar a solução;
  • Call to action que gere senso de urgência;
  • Depoimentos e prova social.

“Não subestime o poder dos testes de sua landing page. Existem algumas que se sustentam facilmente por longos meses, quando bem trabalhadas. Essa é a parte mais minusciosa, requer muitas análises, mas é a parte mais importante para ter êxito em suas campanhas”, ressalta.

Página de venda

O terceiro passo é, finalmente, a página de vendas. De acordo com o especialista da Taboola, uma boa página de vendas deve ter:

  • Apresentação clara do produto;
  • Um único produto, não agregando outros na mesma página;
  • Opções de compra simplificada;
  • Um reforço de que o usuário já está convencido;
  • Cuidado para não redirecionar o cliente para páginas de categoria;
  • Order bump.

Sintetizando a metodologia de sucesso para anúncios de Natives Ads:

  • No anúncio, segmente e filtre seus usuários.
  • Na landing page, gere interação de compra através do conteúdo.
  • Na página de vendas, simplifique um produto, aplique ofertas especiais e order bump.

Agora vamos ao que interessa: a fase de lançamento

O expert da Taboola divide o lançamento em algumas fases que devem acontecer respeitando cada etapa de teste do processo. 

Na fase de aprendizado (que acontece nas primeiras duas semanas): Tenha um orçamento mínimo de R$ 350 por dia para que o algoritmo funcione bem. 

É importante ter de seis a dez criativos diferentes por campanha, além de SmartBird ativo, Targeting aberto, campanhas para diferentes dispositivos e pixel ativo.

Na fase de escala (a partir da terceira semana): É hora de pausar ads com base em CPA e CPM, otimizar e testar novas landing pages, utilizar o remarketing, testar novas audiências e falar com seu gerente de contas.

Guilherme lembra que dominar os anúncios de Native Ads irá impactar em todos os seus canais de tráfego, trazendo mais resultado e vendas bem sucedidas. “Native ads é muito promissor quando usado de forma correta. Vale lembrar que a open web faz parte do nosso dia a dia, por isso, merece atenção e dedicação”, enfatiza. 

Você já trabalha com Native Ads? Se a resposta é não, agora você tem um passo a passo completo para começar