Home Conteúdos O “olhar” de investidor vai fazer você lucrar mais! Publicado em 30 de dezembro de 2022 Já pensou o que aconteceria com o seu negócio digital se você agisse mais como um investidor e menos como marketeiro? Sim? Não!? Você acha que envolve diversas equações matemáticas complicadas? O André Lado Cruz, CEO da startup Digital Manager Guru, vai explicar porque analisar os números e “olhar” para o mercado de afiliados como um investidor é o caminho para construir um negócio digital mais lucrativo. “Os melhores afiliados que eu conheço dominam muito bem os números. E não é matemática complicada, ao saber adicionar, subtrair, multiplicar e dividir, você já tem 90% das habilidades para ser um bom afiliado. A questão principal está na análise dos números, porque ser um afiliado é investir o seu dinheiro com a finalidade de um retorno financeiro sobre algum bem ou serviço. Logo, se você “olhar” como um investidor, a visão estará voltada para a rentabilidade do produto. E a probabilidade de dispersar deste objetivo é menor”. O André Lado Cruz está envolvido nas áreas de análise de sistemas e grandes volumes financeiros desde 1999 e, em 2017, quando estava em um ano sabático em Portugal começou a criar a startup Digital Manager Guru, software para a gestão de negócios digitais com o controle sobre os números de vendas, taxas de conversão e ROI. Como o “olhar” de investidor vai te tornar um afiliado melhor? Algumas expressões corriqueiras do mundo financeiro são aplicadas também para aqueles que pensam em entrar ou já estão no mercado de afiliados. O André Lado Cruz orienta que reflexões simples, baseadas nestas frases, ajudam a manter o foco no objetivo do seu negócio e evitar armadilhas que podem ser fatais. *Rendimentos passados não garantem rendimentos futuros. Uma boa taxa de conversão hoje não é garantia que vai se repetir sempre no futuro. Cuidado com o canto da sereia! As tais ilusões de ganhos que todo afiliado já escutou ou vai escutar. *Quanto maior o risco, maior a taxa de retorno. Fique atento! No geral, os produtos de afiliação que mais pagam são os de nicho black, mas para chegar lá é necessário primeiro fazer uma boa avaliação e, assim, escolher qual nicho é o melhor para o momento do seu negócio. Não seja levado pela emoção! *O curto prazo paga as contas, o longo prazo cria fortunas! Nada acontece da noite para o dia! Com as estratégias do negócio voltadas para o longo prazo, a possibilidade de sucesso é muito maior. Porque tentar resolver problemas financeiros imediatos, visando apenas ganhar dinheiro a qualquer preço, provocará dois novos problemas: a relação com fontes e produtos não confiáveis e o risco de ficar sem o dinheiro que já não tem! É mais fácil seduzir um afiliado que não gosta de números O afiliado que não conhece os números trata o seu negócio como um jogo de azar. Isso, no geral, acontece devido a um deslumbramento inicial de que, para ser um afiliado, é suficiente apenas investir o dinheiro nos anúncios e depois ficar milionário em poucas semanas. O André Lado Cruz mostra, a seguir, o exemplo de uma análise superficial dos números. Vamos lá: Um produto x com histórico de 1% de conversão e comissão de 40 reais. Com anúncio de 0,20 centavos por clique. O que o afiliado iniciante, sem o conhecimento, imagina: Para chegar no lucro de 6 mil reais brutos por mês é fácil, certo? É só fazer 10 vendas por dia do produto, investindo 200 reais por dia para impactar 100.000 pessoas. E, com 1.000 cliques, o ROI será de 100%. “Aí o afiliado descobre o que ninguém contou: quando o produtor disse que a taxa de conversão estava em 1%, isso é na base toda. Quem está no início começa sempre do zero de tudo, sem histórico nenhum, então, nas primeiras tentativas as vendas não acontecem rapidamente. Ou seja, uma avaliação superficial levou a retorno nenhum!” Que outras lições o mercado financeiro pode ajudar? André Lado Cruz lista ainda as perguntas iniciais que todo afiliado deve fazer para avaliar a entrada neste mercado e, assim, aumentar as chances de ser bem sucedido: *Qual minha tolerância ao risco? *Qual minha visão atual? (curto ou longo prazo). *Qual a reputação do produto/empresa no mercado? É importante ouvir o que estão falando também nos bastidores. *Quanto estou disposto a investir antes de ter retorno? *Qual a taxa de conversão atual? *Há quanto tempo o produto está no mercado? Todo o produto tem um ciclo. Preste atenção! *Qual o material de apoio disponibilizado? *Quem são os demais afiliados? Agora é com você! O que acha das dicas do André Lado Cruz?