O que é, afinal, um neuro texto?!?!

Como conectar-se ao seu público utilizando conceitos de Neuromarketing??! Palavras como Dopamina e Oxitocina são estranhas pra você?!? O texto abaixo vai tirar as suas dúvidas e ajudar o seu conteúdo a atingir as pessoas da forma como você nunca imaginou.

Rejane Toigo palestrando na Afiliados Brasil 2019

O que é, afinal, um neuro texto?!?!

De que forma o Neuromarketing pode ser uma ferramenta poderosa para tornar o conteúdo mais eficiente e transformar o seu negócio digital em um sucesso?!? Isso é o que vou responder para você no texto abaixo.

Antes, um pouco de conceito.

Neuromarketing reúne todas as ações e estímulos planejados para impactar o cérebro humano a partir dos preceitos definidos pela Neurociência, Psicologia e Marketing. Isso, junto com os estudos da Psicologia de Consumo, determina como as pessoas são impactadas pelos impulsos provocados por estratégias de marketing.

Um dos reflexos é a conclusão de que ações positivas (um texto que cative o receptor, por exemplo) são capazes de provocar reações químicas em quem está lendo. O cérebro é uma biomáquina em evolução. Desde o início da civilização, a dopamina impulsiona o cérebro humano a caçar, a conquistar.

A dopamina é um neurotransmissor cerebral conhecido por ativar as áreas do prazer e do bem estar. Você, que produz conteúdo, precisa ficar atento a este comportamento que é ancestral!!!

Portanto, quando você vende um produto que resolve a “dor” de uma pessoa também está ativando dopamina no cérebro dela. Ela sente prazer!!!

“O conteúdo é capaz de provocar reações químicas em quem está lendo. Quando você vende um produto que resolve um problema, ativa a dopamina no cérebro da pessoa. Ele sente prazer. Isso é resultado da era da informação e da experiência? Não. É biológico, sempre foi assim!”
Rejane Toigo

Como transformar o meu texto em um neuro texto?!?

Uma das maiores especialistas no assunto no País é Rejane Toigo, estrategista de mídias sociais e youtuber com vídeos que já atingiram mais de 1,5 milhão de visualizações. Mestranda em Neuromarketing na Florida Christian University, é responsável pela Like Marketing, que produz cursos online, inbound marketing, gerenciamento de mídias sociais, estratégias de SEO, design de marca e websites no segmento de saúde.

E para Rejane Toigo, quais são os principais elementos de um conteúdo produzido com o auxílio dos conceitos de neuromarketing?!?

*Ter neuro fluidez
O texto tem que ser simples, de fácil compreensão.

*Ativar o neurônio espelho
São os neurônios motores que são ativados ao olharmos uma pessoa fazendo um movimento. Ou seja: nos faz ter o impulso de imitar uma ação.

*Investir em mídias oxitocinizadas
Utilizar mídias que liberem a oxitocina, o chamado hormônio do amor. É a substância liberada, por exemplo, quando vemos coisas fofas.

“Quando as pessoas são impactados por conteúdos de humor ou quando veem gatos e cães nas mídias sociais, a Oxitocina é liberada!!!”
Rejane Toigo

*Utilizar imagens metafóricas

*Produzir conteúdo compartilhável para “infectar” outras pessoas.

Rejane Toigo destaca mais algumas características de um neurotexto:

*Limpeza verbal
*Frases curtas
*Termos inusitados
*Metáforas e histórias

Os memes são exemplos de conteúdo neuro compatível

Os memes são exemplos de conteúdo neuro compatível, destaca Rejane Toigo. O influencer é, portanto, um agente memético ao trabalhar conteúdos que inspiram e mudam comportamentos.

Mas, um alerta: nem toda pessoa popular é influenciador!!!

Uma estratégia de conteúdo deve ter a função de impactar e inspirar. Conquistar e influenciar seguidores se faz, portanto, com conteúdo.

Se você encher as suas redes sociais de ofertas o dia todo, a sua audiência vai vê-lo como um vendedor chato. Se você utilizar conteúdo, não!!!

Conteúdo é a forma como a informação é transmitida, provocando o leitor a experimentar. O que você acha?!? Conte pra gente!!!