O que é importante de verdade?

Publicado em 1 de março de 2023

Foto de Christian Barbosa

“O que acaba acontecendo no mercado digital é que a pessoa trabalha 20 horas, tem um resultado que parece ser legal, mas, com o passar do tempo, percebe que não está ganhando dinheiro”

Christian Barbosa

Empresário, consultor empresarial e investidor anjo focado em tech-startups, Christian Barbosa é o maior especialista em produtividade pessoal e empresarial do país. É autor de seis livros, entre os quais “A Tríade do Tempo – Um Modelo Comprovado Para Organizar Sua Vida, Aumentar Sua Produtividade e Seu Equilíbrio” e “Equilíbrio e Resultado – Por Que As Pessoas Não Fazem o Que Deveriam Fazer?”, e fundador da TriadPS, consultoria multinacional focada em encontrar as melhores formas de tornar pessoas e empresas mais produtivas com equilíbrio.

 

Em 15 anos de carreira, Barbosa já atendeu companhias globais como Coca-Cola, L’Oréal, Toyota, Rede Globo, Nestlé e Sony, focado sempre em encontrar as melhores formas de tornar pessoas e empresas mais produtivas com equilíbrio. Em entrevista exclusiva ao Afiliados Magazine, ele aborda aspectos específicos do ambiente digital e as precauções que os empreendedores devem tomar para se preservar a saúde mental e a qualidade de vida, sem perder a produtividade. “As pessoas estão tão digitais, tão conectadas na internet, que se desconectam da própria vida”, alerta.

 

Muitos negócios migraram para o ambiente digital exigindo, por vezes, 24 horas de atenção dos empreendedores. Como se mantém a saúde mental neste cenário?

Christian Barbosa As pessoas estão tão digitais, tão conectadas na internet, que se desconectam da própria vida. Tem que ter um “desestressor”, algo que afaste do mundo digital, um hobby, um esporte. Algo que o ajude a sair um pouco dessa matriz tecnológica que vivem.

 

É possível o empreendedor digital perceber quando acende a luz amarela e algo não está legal?

Christian Barbosa É possível. A primeira coisa é estar sentindo que falta algo na vida, a sensação de um vazio, de que alguma coisa não está bacana e de que precisa mudar algo. Segundo o esporte. Quanto tempo que o empreendedor digital dedica para o esporte? É saúde física e mental. E, terceiro, será que está tendo resultados no negócio de fato? Porque o que acaba acontecendo no mercado digital é que a pessoa trabalha 20 horas, tem um resultado que parece ser legal, mas, com o passar do tempo, percebe que não está ganhando dinheiro. Está gastando cada vez mais tempo para conquistar menos resultados e é aí que começa um círculo vicioso.

 

E o home office? Como equacionar a realidade casa-trabalho do ponto de vista de gestão do tempo?

Christian Barbosa A primeira questão é: a pessoa tem perfil para home office? Tem gente que não tem perfil, que precisa trabalhar onde há interação e tem gente, mesa e escritório, por exemplo. Segunda coisa, além do perfil, a pessoa tem um ambiente adequado para isso? Porque por vezes tem criança, cachorro, enfim, particularidades que tiram o foco. Então, se não tiver um ambiente em que possa se concentrar, não é ideal para home office. Terceiro, parece que não, mas faz uma diferença gigantesca aspectos como iluminação adequada, uma cadeira ergonômica e uma mesa adequada. São três fatores que, se não forem adequados, prejudicam a coluna e a visão, afetando rendimento.

 

Você já implantou programas de home office em muitas empresas. Você acha que a as empresas estão maduras para aceitar a realidade?

Christian Barbosa É uma tendência. Começamos, por exemplo, o programa de home office na Nestlé há quatros anos. No início, era só para líderes, uma vez só por semana. Hoje grande parte da empresa, praticamente, está adotando o home office como saída. Tem empresa que já tem mais profissionais do que cadeiras no escritório.

 

Como é possível aplicar os conceitos que você trata no livro “A Tríade do Tempo – Um Modelo Comprovado Para Organizar Sua Vida, Aumentar Sua Produtividade e Seu Equilíbrio” a essa realidade dos empreendedores digitais?

Christian Barbosa A primeira coisa que o empreendedor precisa entender é o seguinte: o que é importante de verdade? Se não parar para avaliar o que é importante, acaba focando em muita coisa e, quando vê não está conseguindo realizar nada, percebe que não fez o que era vital no processo. Esse é o primeiro ponto: cortar o excesso e focar no que é fundamental. O segundo ponto é criar uma meta e não fazer dez coisas ao mesmo tempo. Terceiro é se planejar, organizando, por exemplo, um planejamento semanal das coisas que tem que fazer e aprender a priorizar da forma correta. O quarto é ter um ambiente organizado, pois isso ajuda a ganhar tempo, e, quinto, focar no gerenciamento desses últimos itens, sabendo lidar com a rotina como, por exemplo, a leitura de e-mails. Como consequência, vai fazer mais coisas com menos esforço.