Palestrantes internacionais marcam 2º dia do Gambling Brasil

Publicado em 26 de maio de 2023

O segundo dia do Gambling Brasil 2023 começou com dicas importantes para quem procura empreender no mercado que mais cresce no país. Para se ter ideia: de acordo com dados do BNL Data, o setor de apostas esportivas mira um faturamento de R$ 12 bilhões no Brasil em 2023 – um aumento de 71% em relação aos R$ 7 bilhões faturados em 2020.

Abrindo os trabalhos do segundo dia do Gambling Brasil 2023, Tarcio Santos, Marketing Manager da Adsterra deu insights importantes sobre como explorar ao máximo plataformas não convencionais associadas a ferramentas como o Smart Com, que permite otimizar o tempo, ao ganhar visualizações de anúncios sem nunca exceder seu lance máximo.

A Adsterra é uma rede global de publicidade e CPA com uma abordagem exclusiva de Partner Care, atendendo a mais de 30 bilhões de impressões de anúncios/mês em todo o mundo. Funciona com mais de 12 mil editores diretos e mais de 9 mil marcas, afiliados, agências de mídia e redes de anúncios que lidam com verticais convencionais e não convencionais e oferece toneladas de tráfego direto de 248 GEOs e formatos de anúncios de maior conversão, incluindo anúncios dinâmicos e personalizáveis na Social Bar.

Entre as estratégias básicas para avançar na seara das apostas esportivas e obter tráfego de qualidade de uma rede de anúncios, Santos indica fazer experiências envolvendo os “nativos digitais”, automatizar suas táticas de lance e otimização, controlar todos os processos de perto para ganhar fontes de tráfego com melhor desempenho e diversificar os gastos.

“Outra questão a ter em mente é que nas plataformas não convencionais existem diferentes formatos de anúncios. Uma dica é reaproveitar o impacto visual de campanhas já feitas. Uma pessoa pode ser bombardeada por 10 mil mensagens publicitárias por dia. Então, apelem para emoções e criem experiências”, disse.

Duas décadas de experiência

Presença ilustre no Gambling Brasil 2023, Jesper Søgaard, co-fundou a Better Collective, o principal grupo de mídia de apostas esportivas do mundo, contou sobre a sua trajetória até aqui. “Fundamos a companhia aos 19 anos e demorou cerca de seis anos para começar a lucrar. Nascemos como startup e hoje somos um grupo líder de mídia na indústria de apostas esportivas de capital aberto. O principal desafio foi mesmo administrar o crescimento. Passar de uma startup para uma empresa do tamanho da nossa exige muita concentração, foco e sangue-frio para lidar com as surpresas e com tudo aquilo que não deu certo pelo caminho. A expansão da Better Collective envolveu a aquisição de outras empresas e isso nos exigiu uma engenharia financeira muito precisa”.

Desenvolvedora de plataformas digitais para apostas esportivas, a Better Collective oferece conteúdo, insights de dados, dicas de apostas e ferramentas educacionais para apaixonados pelo esporte em todo o mundo. O Grupo tem sede em Copenhague, Dinamarca, e está listado na Nasdaq Stockholm (BETCO). Seu portfólio inclui a Action Network, VegasInsider.com, HLTV.org, FUTBIN.com e apostasexpert.com.

Recentemente, o grupo anunciou a abertura de um escritório no Rio de Janeiro, o primeiro localizado na América Latina. “A minha primeira impressão sobre o mercado sul-americano é o tamanho das redes sociais e o conteúdo. O consumo de conteúdo, especialmente vídeos, é muito intenso e rápido. Não é muito diferente de nós, mas precisamos entender melhor até porque a dimensão é maior aqui”, disse Søgaard.

Obviamente o imbróglio legal sobre o marco regulatório do setor no Brasil não passa despercebido ao executivo. Mas o potencial do mercado brasileiro é um argumento irrefutável. “O Brasil tem o maior potencial e foi por isso que já estamos aqui. Tem todos os ingredientes para ser um excelente mercado para nós. A paixão pelos esportes é impressionante! Estamos prestando atenção em como a legislação e regulação está se desenvolvendo no país, na Argentina e em outros países da América do Sul. Ter um ambiente legalmente favorável é imprescindível para que as apostas eletrônicas acontecem em um ambiente regulado e com proteção aos consumidores. Os consumidores também precisam ser educados no sentido de entenderem a legislação, seus deveres e direitos e nós como empresas deste setor temos essa missão. Estamos também em conversas com muitas outras empresas locais para acertar parcerias.”

Marketing de e-sports

Pela primeira vez no Brasil, Petr Kipa, Diretor de Marketing da BetBoom, participou do Gambling Brasil contando a trajetória da empresa e como conseguiu impulsionar os negócios por meio do marketing de eSports.

A estratégia da BetBoom para impulsionar o negócio por intermédio do marketing do e-sports está estruturada em quatro pilares: Transmissores do Twitch/YouTube, ligas próprias e torneios de eSports, patrocínio de transmissões, patrocínio de equipes. Petr Kipa, que é diretor de Marketing da empresa de origem russa, recomendou o uso de ferramentas para aumentar a performance (banner under stream, chat bot e shout-out), aumentar o brand awarness (Overlay banner, product placement e OLV) e a fidelidade da sua audiência. Falou também das parcerias com streamers e do investimento em eventos que impulsionem a marca para novas audiências. “Não esqueçam: Streamers são os melhores amigos da audiência e são parte importante do ecossistema esportivo”.

Outro recurso que foi mencionado para aumentar o calibre e a assertividade das estratégias de marketing digital foi a Inteligência Artificial. Depesh Mandalia, fundador da BPM Method e conhecido também como ‘guru do Facebook’ participou do Gambling Brasil e contou como a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada nas estratégias de ads.

“A Inteligência Artificial nos dá a oportunidade de otimizar infinitamente o nosso tempo. Não precisamos mais saber como funciona o algoritmo do Facebook. Isso pode ser ensinado para a IA que nos devolve o que queremos. Precisamos, sim, saber com clareza quem é a nossa audiência, qual é o nosso produto e o porquê deveriam comprá-lo”, avalia.

Oferta e diversificação
Excelentes ofertas facilitam o marketing e as vendas. A afirmação é de Damian Lanfranchini, COO da Todd Brown Inc. Pela primeira vez no Brasil, o norte-americano foi direto com a plateia: O segredo da venda não está no produto, mas como é formulada a oferta. “As melhores ofertas dominam o mercado. Não interessa se vocês estão entrando no mercado agora, prestem atenção: a capacidade de elaborar boas ofertas é a habilidade mais importante que se pode ter. E não pensem que é simples.Trata-se de uma engenharia complexa, quase uma ciência”.

Damian estruturou sua estratégia no modelo S.I.N. OFFER. A sigla vem do acrônimo Superior, Irresisteble e No-Brainer. Em tradução literal, significa criar uma oferta que seja superior ao que a concorrência está oferecendo, irresistível porque o valor do que se oferece é superior ao preço que se pede, e que ofereça características que desfaçam as resistências que possam levar à não-compra.

“É um erro comum dedicar tempo muito tempo com o produto e o seu desenvolvimento e nada para a engenharia da proposta. Dediquem tempo para definir quais são os benefícios funcionais, emocionais, experimentais, os prêmios, os bônus, o preço, criar condições para seja mais fácil dizer sim do que não, as vantagens de responder imediatamente. Todas essas questões devem fazer parte da construção da sua oferta. Erro primário é achar que oferta e preço são a mesma coisa. Ao trabalho! Desenvolvam excelentes ofertas. Não há espaço para preguiça neste mercado”.

Mas como destacar-se na abundância de serviços e produtos hoje oferecidos 24×7 Internet afora? O segredo está na diferenciação. Diante de uma plateia lotada, Todd Brown, CEO da Todd Brown Inc foi claro: “Personalidade, experiência, histórico, credenciais, história, cases, nada disso é mais suficiente nos Estados Unidos. E em breve também não será também no Brasil. Preparem-se: a única saída para não desaparecer é a diferenciação”.

E para diferenciar-se, Brown ensinou duas maneiras: ter uma proposta única de vendas (USP – Unique Selling Proposition) e ter um mecanismo único (UM – Unique Mechanism). O primeiro é o benefício único que só você, seu produto ou serviço tem; fala sobre o que faz para o seu cliente; o segundo é sobre como você, seu produto ou serviço funciona para entregar o resultado que promete.

“Dois aspectos fundamentais para que o mecanismo único (UM) funcione: oferecer rápido e eficaz entendimento sobre como e por que seu produto funciona e que o seu produto tenha um nome coerente. O nome do seu produto não pode ser baseado em um benefício ou que traduza uma autopromoção. Tem que transparecer legítimo, confiável, respeitável”, deu a dica.

Escrutinar a concorrência para identificar o que faz para não repetir as mesmas estratégias e oferecer soluções mais fáceis para as dores dos seus clientes foram outras dicas preciosas que Brown trouxe para o Gambling Brasil neste segundo dia de evento.