Home Conteúdos Passos para aumentar a influência digital no Instagram e WhatsApp Publicado em 30 de dezembro de 2022 Ana está levando conhecimentos sobre redes sociais e lojas online, por exemplo, àquelas pessoas que vendem moda ou peças artesanais pela internet ou WhatsApp. O objetivo é atrair este público para seus treinamentos. Com 14 anos de experiência em marketing direto, Ana se tornou autoridade quando o assunto é simplificar as estratégias e linguagens para que o marketing digital esteja presente na realidade destes empreendedores. Para Ana, o prazer maior que o trabalho lhe proporciona é a consciência de que está ajudando muitas pessoas. “Mais do que ego e dinheiro é saber que, com o marketing digital, você está ajudando outras pessoas a ter prosperidade. Primeiro você dá, depois sua comunidade te retorna”, filosofa. A escolha por este nicho já serve de primeira lição para quem quer empreender no mundo online: “Escolha nichos cujas demandas não são atendidas, os que possuem muitas buscas, mas poucos players, como negócios locais, por exemplo”, ensina. Veja algumas lições de Ana Tex para aumentar a influência digital Liste 12 problemas/dores que sua audiência tem e identifique as soluções, criando uma recompensa simples para cada problema – use “call to action”. Crie um Instagram temático, como se fosse um blog, para facilitar a comunicação com a audiência do nicho – não funciona usar o seu nome. Exemplo: “Venda Artesanatos”, que tem mais de 43 mil seguidores. Trate com cuidado a “bio” do seu Instagram, usando hashtags e Linktree, por exemplo. Estude os canais que existem dentro do Instagram (stories, lives, IGTV, feed) para tirar o melhor proveito de cada um. O IGTV traz grande audiência. Nunca esqueça do “call to action” (CTA): é onde você chama para o seu produto. Uma boa estratégia é fazer conteúdos com convidados da mesma área, no formato de entrevistas ou lives compartilhadas. No compartilhamento de lives, você consegue a atenção das duas audiências. Programe stories para estar sempre presente, o ideal é ter pelo menos um todos os dias. Use depoimentos, que trazem credibilidade. Anuncie o que falará nos stories do dia seguinte. Coloque os stories nos destaques. Na hora de se aproximar de formadores de opinião do setor, observe se a página tem engajamento e constância, não adianta só bater o olho no número de seguidores. Faça posts indicando estes influenciadores, não tema a concorrência – ele vai acabar retribuindo a indicação e te ajudará também. Se contar com uma equipe, crie diretrizes para as postagens e gerenciamento da conta. Sobre a frequência de postagens, o ideal é colocar duas por dia, uma de manhã e uma à noite.