Passos para aumentar a influência digital no Instagram e WhatsApp

Ana Tex, da Marketex, se tornou celebridade no segmento de marketing digital depois que decidiu focar seu trabalho nos pequenos empreendedores

Ana Tex palestrando na Afiliados Brasil 2019

Passos para aumentar a influência digital no Instagram e WhatsApp

Ana está levando conhecimentos sobre redes sociais e lojas online, por exemplo, àquelas pessoas que vendem moda ou peças artesanais pela internet ou WhatsApp. O objetivo é atrair este público para seus treinamentos.

Com 14 anos de experiência em marketing direto, Ana se tornou autoridade quando o assunto é simplificar as estratégias e linguagens para que o marketing digital esteja presente na realidade destes empreendedores. Para Ana, o prazer maior que o trabalho lhe proporciona é a consciência de que está ajudando muitas pessoas. “Mais do que ego e dinheiro é saber que, com o marketing digital, você está ajudando outras pessoas a ter prosperidade. Primeiro você dá, depois sua comunidade te retorna”, filosofa.

A escolha por este nicho já serve de primeira lição para quem quer empreender no mundo online: “Escolha nichos cujas demandas não são atendidas, os que possuem muitas buscas, mas poucos players, como negócios locais, por exemplo”, ensina.

Veja algumas lições de Ana Tex para aumentar a influência digital

  1. Liste 12 problemas/dores que sua audiência tem e identifique as soluções, criando uma recompensa simples para cada problema – use “call to action”.
  2. Crie um Instagram temático, como se fosse um blog, para facilitar a comunicação com a audiência do nicho – não funciona usar o seu nome. Exemplo: “Venda Artesanatos”, que tem mais de 43 mil seguidores.
  3. Trate com cuidado a “bio” do seu Instagram, usando hashtags e Linktree, por exemplo.
  4. Estude os canais que existem dentro do Instagram (stories, lives, IGTV, feed) para tirar o melhor proveito de cada um. O IGTV traz grande audiência.
  5. Nunca esqueça do “call to action” (CTA): é onde você chama para o seu produto.
  6. Uma boa estratégia é fazer conteúdos com convidados da mesma área, no formato de entrevistas ou lives compartilhadas. No compartilhamento de lives, você consegue a atenção das duas audiências.
  7. Programe stories para estar sempre presente, o ideal é ter pelo menos um todos os dias.
  8. Use depoimentos, que trazem credibilidade.
  9. Anuncie o que falará nos stories do dia seguinte.
  10. Coloque os stories nos destaques.
  11. Na hora de se aproximar de formadores de opinião do setor, observe se a página tem engajamento e constância, não adianta só bater o olho no número de seguidores.
  12. Faça posts indicando estes influenciadores, não tema a concorrência – ele vai acabar retribuindo a indicação e te ajudará também.
  13. Se contar com uma equipe, crie diretrizes para as postagens e gerenciamento da conta.
  14. Sobre a frequência de postagens, o ideal é colocar duas por dia, uma de manhã e uma à noite.