Pinterest: Como alcançar 450 milhões de clientes

Publicado em 3 de fevereiro de 2025

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O Pinterest é um tesouro de mais de 450 milhões de clientes em potencial, mas muitas marcas não o usam como parte de sua estratégia de marketing digital. Lauren Petrullo, fundadora da Mongoose Media, faz marcas crescerem de 0 a 100.000 visualizações no Pinterest em menos de 90 dias. Abaixo, ela explica o valor do Pinterest para profissionais de marketing e a fórmula vencedora para obter ótimos resultados.

Quando usar o Pinterest (ou não)
Lauren usa o Pinterest porque ele permite que você encontre clientes de 6 a 9 semanas antes dos seus concorrentes. Ela explica que 90% das pessoas que buscam um projeto ou produto na plataforma acabam se tornando compradores. Se você conseguir chegar na frente deles cedo, pode ajudar a orientar a decisão deles em direção à sua marca.

Apesar desse entusiasmo, Lauren reconhece que o Pinterest não é a melhor solução para todas as situações. Ele foca na descoberta, então ela recomenda começar com outras plataformas de mídia social antes de levar seu conteúdo para lá.

O que o Pinterest faz por você?
O Pinterest é uma plataforma de baixa manutenção com vantagens significativas em comparação a outras plataformas. Quando você o usa corretamente, ele suporta engajamento aprimorado, classificação do Google e tráfego externo.

Promovendo a interação do público
Lauren descreve o Pinterest como o único provedor de mídia social que quer que os usuários saiam do site e façam uma compra ou iniciem um projeto. Ao contrário do Facebook ou Instagram, que querem manter os usuários rolando, o Pinterest recompensa você quando você direciona os usuários a agir e visitar seu site.

Aumentando sua visibilidade no Google
Como todo outro conteúdo online, o Google indexa posts do Pinterest. A diferença é que eles permanecem visíveis por 6 meses ou mais, 1200 vezes mais do que a maioria dos conteúdos de mídia social! Eles continuarão a melhorar sua visibilidade e podem potencialmente gerar tráfego anos após seu post inicial…

Fornecendo backlinks de qualidade
O Pinterest também gera cliques de alta autoridade porque ele seleciona e compartilha seu conteúdo com o mundo. Ele fornece backlinks de qualidade para seu site, ajudando você a ranquear no Google e aumentando a exposição da sua marca.

Marketing do Pinterest em ação
Lauren apresenta evidências do potencial do Pinterest compartilhando exemplos de resultados de 90 dias de nichos que funcionam com sua empresa:

  • Os criadores de conteúdo viram seu público total aumentar em mais de 1000%
  • As altas vendas de ingressos fizeram com que as impressões aumentassem de 662 para mais de 483 mil
  • As empresas de comércio eletrônico aumentaram seu público total em quase 4.300%
  • Empresas de alimentos aumentaram economias em 9550%
  • As marcas de joias aumentaram seus cliques de saída de 0 para mais de 3.000
  • Ela enfatiza que o marketing do Pinterest é um trunfo para todas as marcas. Até mesmo grandes empresas de mídia social, como o
  • TikTok, usam a plataforma porque entendem seu poder como um mecanismo de mídia social.

A fórmula vencedora do Pinterest
Tornar esses números uma realidade parece difícil, mas Lauren criou uma fórmula para você começar:

  • Descoberta visual: use fotos de alta qualidade e incorpore seu logotipo ou URL
  • Descrições otimizadas: encontre palavras-chave por meio da pesquisa preditiva do Pinterest e coloque-as em suas descrições e títulos
  • Fixação estratégica com consistência: publique regularmente e o Pinterest recompensará você pelo seu esforço contínuo
  • Pins avançados: usando a extensão Pinterest no Google Chrome, clique com o botão direito nas imagens do seu blog ou site para obter pins instantâneos
  • Link direto: conecte sua URL para medir cliques de saída
  • Pinterest Analytics: use o Pinterest Analytics e o Pinterest Trends para obter informações sobre quais pins estão convertendo bem e quais produtos estão em alta
  • Essa combinação de elementos coloca você em posição de competir com marcas gigantescas com o mínimo de esforço e investimento financeiro.

Aquisição de assinantes e clientes
Depois de gerar tráfego substancial, as conversões são o próximo passo. Lauren recomenda pular descontos porque os clientes ainda não sabem de qual solução precisam.

Em vez disso, ela sugere direcioná-los para um formulário de lead onde eles ganham um lead magnet gratuito, mas valioso. Isso os inspira a se tornarem guerreiros sociais para sua empresa e compartilhar informações com outros.

Fonte: Affiliate Summit