Publicidade digital: as tendências em 2019

Publicado em 30 de dezembro de 2022

A publicidade digital no Brasil alcançou um investimento de 16 bilhões em 2018, segundo dados do Digital AdSpend 2019, pesquisa realizada pela primeira vez no Brasil pela consultoria PwC, parceira global do IAB (Interactive Advertising Bureau). Isso significa que um terço das verbas investidas em publicidade no Brasil é do meio digital. E a previsão para este ano é um aumento de 30% neste número de investimento.

O comportamento do mercado digital é o reflexo da nova forma de ‘conversar’ com o consumidor que, ao longo dos últimos anos, é aprimorado com a evolução dos formatos em publicidade digital. Os simples banners estáticos com tamanhos determinados ficaram para trás e hoje o mercado oferece várias opções para chegar efetivamente ao público alvo.

Anúncios nativos, pop-up e notificação push

Anton Merkulov, da PropellerAds, adtech que fornece soluções de marketing de alto desempenho em escala global, mostra algumas dicas e tendências dos formatos de anúncios nativos, pop-up e notificações push, que podem ser utilizados no mercado brasileiro.

Anton, desde 2015 vem assumindo diferentes funções na PropellerAds, passou pelo desenvolvimento de negócios e publicidade programática e, atualmente, é o responsável pelas promoções de produtos financeiros, de criptografia e relações com afiliados. Ele esteve pela primeira vez no Brasil em maio para participar do Afiliados Brasil.

Pop-ups

Muito populares, os pop-ups são aquelas janelas que abrem no navegador ao visitar determinada página. “Para anúncios pop-up é essencial uma landing page para “aquecer” a audiência. Mas, com apenas segundos para pegar a atenção do usuário, a landing page tem que carregar rápido e o botão de chamada à ação estar perceptível”, Anton Merkulov.

Os top nichos de mercado que performaram melhor em 2019 no Brasil para este tipo de anúncio:

1- Serviços de utilidade pública;
2- Softwares;
3- E-commerce;
4- Aplicativos móveis.

Sobre os benefícios do tráfego deste tipo de anúncio, Anton aponta que “comparado com outras fontes de tráfego, como facebook e google, os anúncios pop-up têm o melhor custo-benefício. E são um formato mais fácil para quem está começando. Também têm um alto nível de CTR e são versáteis, porque podem ser acionados dependendo da atividade do usuário em um site, além de funcionarem para campanhas de desempenho e/ou para a criação de consciência da marca”.

Notificações Push

A notificação de push é um formato de anúncio relativamente novo. É aquela pequena mensagem de alerta com um ícone que aparece no navegador ou em dispositivos móveis com sistema android (anúncios push ainda não estão disponíveis para IOS).

Entre as vantagens do push, Anton Merkulov lista:
*Aparece no feed pessoal do seu público alvo;
*O número de notificações diárias é limitado, portanto não “cansa”;
*O tráfego é real, uma vez que os usuários precisam concordar em receber as notificações push.

Para entender melhor como é feito o investimento em push notifications, Anton lista os três modelos oferecidos pela PropellerAds para rodar este tipo de anúncio:

Custo por mil impressões (CPM)
Você paga pelo número de vezes que o anúncio é exibido. O pagamento é fixo, independentemente do número de visitantes que clicam no anúncio.

Custo por clique (CPC)
Você paga apenas em impressões que levam a cliques. Quando um usuário clica no anúncio, ele é direcionado para a sua página, onde pode ser convertido em um cliente.

CPA target
É um algoritmo que otimiza automaticamente as campanhas de CPM e CPC, de acordo com o que você deseja pagar por conversão. O sistema analisa todas as origens de tráfego no seu critério de público alvo. O algoritmo encontra todas as fatias de tráfego que não estão gerando conversões ou em que o preço de conversão excede seu valor de CPA desejado e as exclui automaticamente de suas origens de tráfego. Quando as fatias irrelevantes desaparecem, você começa a obter a maioria das conversões pelo preço desejado especificado.

Native Ads

Os anúncios nativos ou native ads – como são mais conhecidos – são anúncios personalizados e contextualizados como parte do conteúdo de um site. Em relação aos native ads, Anton Merkulov enumera os benefícios:

*Altas taxas de engajamento;
*São mostrados apenas usuários reais;
*Imunidade aos bloqueadores de anúncios mais populares;
*Anúncios totalmente responsivos;
*A experiência de usuário não intrusa.

Curtiu?!? Conta pra gente!