Home Conteúdos Quer se destacar no Google? Produza conteúdo de qualidade Publicado em 8 de outubro de 2024 Acompanhar o ranqueamento do Google também deve fazer parte das estratégias de quem produz conteúdo para o mercado digital, sobretudo em um momento no qual a famosa plataforma de busca tem intensificado a frequência das suas atualizações de algoritmo. Antigamente, as alterações ocorriam a cada quatro ou cinco meses, mas recentemente elas têm acontecido de forma recorrente. E para garantir sucesso no ranqueamento e visibilidade online, é considerado essencial focar na qualidade do conteúdo, na otimização técnica e na construção de autoridade. Seguir as melhores práticas de SEO também permitirá que o site continue a gerar tráfego orgânico e engajar os usuários de maneira eficaz. De acordo com o especialista em visibilidade online e International Lead Manager da Semrush, Erich Casagrande, os fatores de ranqueamento do Google são projetados para refletir o comportamento dos usuários, permitindo que os resultados de pesquisa sejam relevantes e úteis. O objetivo da empresa é fornecer aos internautas a melhor experiência possível, e para isso, ele utiliza diversos sinais e critérios para ranquear os sites. “Não há uma receita mágica. É o conjunto de ações que faz a diferença para ganhar visibilidade”, destaca. E as atualizações mais recentes refletem exatamente o pensamento do Google: – Novembro de 2023: Reviews Update Foco: Melhoria na avaliação e ranqueamento de reviews para garantir que os usuários recebam avaliações mais precisas e confiáveis sobre produtos e serviços. – Março de 2024: Atualização para Diminuir Conteúdo de Baixa Qualidade Foco: Redução do ranqueamento de conteúdo de baixa qualidade, promovendo conteúdos mais informativos e valiosos para os usuários. – 6 de Maio de 2024: Site Reputation Abuse Foco: Combate ao abuso da reputação de sites, penalizando sites que utilizam práticas desleais para melhorar artificialmente sua reputação online. – 14 de Maio de 2024: AI Overviews Foco: Integração de Inteligência Artificial (IA) para gerar resumos e visões gerais mais precisas e úteis em respostas de pesquisa. “O mercado está agitado pela IA, mas o combate é muito mais do que isso, é contra conteúdo de má qualidade. De 2020 para 2022, 10 milhões de domínios não estão mais ranqueados pelo Google e se não ranquearam não fazem parte da conversa, do resultado de pesquisa. O tráfego orgânico é importante para engajar o usuário e gerar negócio”, diz Casagrande, responsável pelas ações de marketing que envolvem a Semrush. Segundo ele, é crucial garantir que os projetos não caiam nesse grupo de domínios não ranqueados. O especialista explica que a tendência atual é as buscas informativas retornarem um box do SGE (Search Generative Experience). Isso significa que apenas quem gera conteúdo de alta qualidade será incluído nessas respostas generativas. “Manter-se atualizado com as mudanças do Google é vital para estar presente nesses resultados”, observa. Fatores de Ranqueamento O Google utiliza 65 fatores relevantes para determinar o ranqueamento de sites, refletindo o comportamento dos usuários. Erich Casagrande destaca os principais insights: Relevância de Texto Tráfego Orgânico Presença no Top 20 Avaliações Autoridade e Imagens Relevância de Texto A entrega de conteúdo otimizado para busca transacional é uma grande oportunidade para gerar bons negócios. Conteúdos completos e bem organizados são mais eficazes para engajar o usuário. “Um conteúdo de qualidade deve ser verdadeiro, diversificado em formatos e ter boas descrições e títulos. Vídeos demonstrativos e informações detalhadas ajudam os usuários a tomar decisões informadas e ter melhor experiência”, menciona Casagrande. Organização do Site Organizar o site com páginas pilares e topic clusters é essencial. SEO técnico, local, backlinks e melhores práticas de SEO devem ser implementados para melhorar a experiência do usuário e o ranqueamento. Presença no Top 20 Conforme detalha o International Lead Manager da Semrush, quando há um bom conteúdo o ranqueamento não atinge apenas uma palavra. “Hoje a gente precisa otimizar o nosso conteúdo para diversas palavras-chave relacionadas com o mesmo assunto, criando um material abrangente, relevante, que cobre de forma geral o tema. Não pense em conteúdo longo ou curto, mas sim completo. Textos completos respondem melhor o usuário e geram tráfego para diversas buscas na internet”. Avaliações e Reviews Incentivar reviews respondidas é uma prática valiosa, pois aumenta a confiança dos usuários e avança no processo de conversão. Autoridade de Domínio A qualidade dos links que apontam para o seu site é crucial. Links relevantes, confiáveis e bem inseridos aumentam a autoridade do domínio. Tráfego Orgânico A otimização de imagens é frequentemente negligenciada, mas é vital. Imagens leves e com Alt text adequado melhoram a experiência do usuário e o ranqueamento. Diretrizes de Sucesso: EEAT Seguir as diretrizes de EEAT (Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança) ajuda a entregar conteúdo de forma orgânica e natural: Experiência: Transmitir a experiência de uso do produto. Especialidade: Assinar artigos com nome e sobrenome e incluir informações do autor. Autoridade: Aparecer em outros canais e sites para construir autoridade. Confiança: Essencial em tempos de excesso de informação e desinformação. Relacionadas Digital Cinco características de um site eficiente A atuação em redes sociais costuma ser entendida como o principal caminho para uma... Digital Confira 5 dicas para bombar no YouTube O Brasil está posicionado em terceiro lugar no ranking de países com mais usuários...