Saiba como se destacar no mercado de Afiliados

Publicado em 27 de maio de 2024

No último dia do Afiliados Brasil, 37 renomados palestrantes compartilharam experiências sobre as estratégias para o sucesso nos negócios digitais. Desde a importância do rastreamento preciso de anúncios até a gestão eficaz de relacionamentos com afiliados, cada palestra ofereceu uma peça fundamental para o quebra-cabeça do marketing online.

Martín Lemos, engenheiro formado pela USP e Harvard e que fundou um e-commerce com 40 mil clientes antes de concluir os estudos, falou sobre a relevância do trackeamento para garantir o ROI dos anúncios, especialmente em um cenário de aumento do CPM e CPA. Ele enfatizou a necessidade de calcular o CPA com precisão, implementar estratégias de upsell e otimizar o pixel de rastreamento. Essas práticas são cruciais para enfrentar desafios como a implantação da LGPD e a desativação de cookies de terceiros, que afetam a coleta de dados e prejudicam a eficácia dos anúncios.

Na mesma linha, Alex Diotto, CEO da Rockty, ressaltou a importância da atualização do mercado brasileiro, se comparado ao americano. Ele afirmou que o empreendedor brasileiro é mais talentoso e criativo, porém o mercado americano está, pelo menos, uns cinco anos para frente. Para alcançar os parâmetros dos Estados Unidos, o especialista alerta sobre a sofisticação do mercado, que envolve:

  • Performance – nunca antes foi tão importante que todos os cliques em anúncios sejam aproveitados;
  • Trackeamento – nunca antes foi tão importante que as plataformas de tráfego entendam perfeitamente o comportamento do visitante;
  • Correspondência avançada – nunca antes foi tão importante fornecer dados precisos para o algoritmo;
  • Funil de ofertas – nunca antes foi tão importante ter múltiplas ofertas irresistíveis para aumentar o ticket médio e o LTV.

Desistir, jamais!

Allan Torquato, proprietário da Aln Empreendimentos, compartilhou sua trajetória de sucesso. Ele e sua esposa começaram vendendo churros na praia e, por meio do marketing digital, transformaram suas vidas. “Todos nós temos o próximo passo para dar. Desistir não é uma opção!”, afirmou Allan ao destacar a importância de não ter medo de começar. “Não importa em que estágio estamos, sempre há um próximo passo a ser dado em direção aos nossos objetivos.

Nesta mesma linha de pensamento, Lúcio Artes, CEO da LifeD | Growth Agency, falou sobre a importância de aprender sempre. “Um especialista deve conhecer a fundo as ferramentas que usa”. Porém, ele ressalta que não basta decorar onde estão os botões, é preciso saber como e por que usá-los: “ao ver uma interrogação ao lado de uma opção, clique em saber mais e busque entender seu propósito. Aprender não se resume a consultar a central de ajuda. É sobre dominar os conceitos fundamentais de tráfego e aplicá-los na prática. Conheça os princípios básicos e, então, use a plataforma para operar com eficácia. Somente assim você estará verdadeiramente preparado para navegar e prosperar no vasto oceano do mercado digital”.

Estratégias de Relacionamento e Vendas

Em um cenário cada vez mais competitivo, construir relacionamentos sólidos e implementar estratégias eficazes de vendas são essenciais para o sucesso. Diante disso, durante a palestra “Fature 500k em Seu Funil Investindo Menos de 10k, no Automático”, Roberto Costa, CEO da SMS Funnel, destacou a importância de manter um relacionamento contínuo com os clientes em todos os estágios do ciclo de vida. Ele enfatizou as vantagens de utilizar SMS, E-mail Marketing e WhatsApp para esse fim, mencionando:

SMS: Aumento significativo na taxa de conversão de pagamentos, maior número de leads qualificados e recuperação de vendas perdidas;

E-mail Marketing: Oportunidade para apresentar novas ofertas e fortalecer a lembrança da marca; 

WhatsApp: Abordagem mais personalizada, fortalecendo a proximidade com o cliente e oferecendo atendimento individualizado.

Já Morgana Kayser, especialista em Vendas da Meta Conversion, enfatizou a importância de automatizar o contato com os clientes de forma humanizada. Suas boas práticas incluíram:

  • Responder prontamente às mensagens;
  • Utilizar o nome do cliente e criar gatilhos de curiosidade;
  • Evitar respostas automatizadas que pareçam robóticas;
  • Não desistir diante das objeções;
  • Utilizar áudios para uma comunicação mais pessoal;
  • Escolher cuidadosamente a foto do perfil para transmitir profissionalismo e confiança.

E para quem está em busca de insights sobre o funil de vendas,  Édipo Tolentino, CEO da Free Digital, revelou dicas fundamentais para converter desconhecidos em clientes fiéis.  

Ele apresentou três funis essenciais: Aquisição de Vendas, Conversão e Remarketing. O primeiro visa atrair a atenção do público-alvo e guiá-los para o próximo estágio da jornada de compra. Já o segundo concentra-se em transformar leads em clientes ativos, utilizando táticas eficazes de persuasão. Por fim, o funil de Remarketing busca reconectar-se e engajar clientes que já demonstraram interesse na marca, garantindo uma presença contínua e relevante em suas mentes.

Leandro Ferrari, fundador da X-Flow, compartilhou sobre a importância de diversificar as fontes de receita para garantir o crescimento sustentável no ambiente digital. Ele enfatizou que não se deve depender exclusivamente de uma única estratégia de receita e destacou a necessidade de criar um ecossistema focado no LTV (Lifetime Value) do cliente. “O importante é você não pautar o seu negócio em uma única estratégia de receita. Você é uma agência de negócios digitais. O seu próximo dígito está no funil que ainda não saiu do papel. O fundamental para ganhar a longo prazo é a relação LTV e CAC”, disse Ferrari.

Quem não quer descobrir um segredo para alcançar o sucesso neste mercado, não é mesmo? O CEO e Cofundador do Mentalidade Empreendedora, Pedro Quintanilha, compartilhou 15 lições fundamentais nos negócios digitais. Cada uma delas é um insight valioso para empreendedores em busca de crescimento e desenvolvimento contínuo. São elas:

  1. Nenhuma construção começa pelo telhado;
  2. As pessoas não fazem o que elas falam;
  3. Escolha seu cliente ideal e concentre seus esforços nele;
  4. Nenhuma ideia resiste ao primeiro contato com o mercado;
  5. Tenha um método e mentores, e siga o método que escolher;
  6. Estar disposto a errar é o caminho mais curto para o sucesso;
  7. A falta de foco pode ser uma das piores armadilhas;
  8. “Com quem” é mais importante do que “o que” e “como”;
  9. Gerar valor primeiro de forma gratuita é a melhor forma de vender;
  10.  Você precisa aprender a vender;
  11.  Às vezes o caminho mais curto é o caminho de volta;
  12.  Perseverar no caminho errado é burrice;
  13.  Amadores fazem o que gostam, profissionais fazem o que precisa ser feito;
  14.  Para ir rápido e longe, é preciso ir acompanhado;
  15.  Eu ainda não descobri.

O papel crucial do Gerente de Afiliados

Rebeca Saidel, CEO da Domínio Digital, ressaltou durante sua palestra “Gestão de Afiliados, Escalando Exponencialmente” a importância do papel do gerente de afiliados na estratégia de marketing de uma empresa. Este profissional desempenha um papel fundamental na construção e manutenção de relacionamentos sólidos entre a empresa e seus afiliados. Rebeca destacou três habilidades essenciais que um Gerente de Afiliados deve possuir:

  • Gestão de relacionamento: Mais do que fornecer suporte técnico, o Gerente de Afiliados deve atuar como um mentor para os afiliados, ajudando-os a alcançar seu máximo potencial;
  • Negociação e parcerias estratégicas: Ele não é apenas um intermediário, mas sim um facilitador de oportunidades, buscando constantemente parcerias estratégicas que beneficiem ambas as partes;
  • Resolução de Problemas e Tomada de Decisões Ágeis: O verdadeiro teste de um gerente de afiliados está em sua capacidade de resolver problemas rapidamente e tomar decisões estratégicas que impulsionam o crescimento do programa de afiliados.

Esse ano acabou! Mas já anota na sua agenda: nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2025 tem mais Afiliados e Gambling Brasil!