Saiba como se destacar no mercado de Afiliados

Saiba como se destacar no mercado de Afiliados

No último dia do Afiliados Brasil, 37 renomados palestrantes compartilharam experiências sobre as estratégias para o sucesso nos negócios digitais. Desde a importância do rastreamento preciso de anúncios até a gestão eficaz de relacionamentos com afiliados, cada palestra ofereceu uma peça fundamental para o quebra-cabeça do marketing online.

Martín Lemos, engenheiro formado pela USP e Harvard e que fundou um e-commerce com 40 mil clientes antes de concluir os estudos, falou sobre a relevância do trackeamento para garantir o ROI dos anúncios, especialmente em um cenário de aumento do CPM e CPA. Ele enfatizou a necessidade de calcular o CPA com precisão, implementar estratégias de upsell e otimizar o pixel de rastreamento. Essas práticas são cruciais para enfrentar desafios como a implantação da LGPD e a desativação de cookies de terceiros, que afetam a coleta de dados e prejudicam a eficácia dos anúncios.

Na mesma linha, Alex Diotto, CEO da Rockty, ressaltou a importância da atualização do mercado brasileiro, se comparado ao americano. Ele afirmou que o empreendedor brasileiro é mais talentoso e criativo, porém o mercado americano está, pelo menos, uns cinco anos para frente. Para alcançar os parâmetros dos Estados Unidos, o especialista alerta sobre a sofisticação do mercado, que envolve:

  • Performance – nunca antes foi tão importante que todos os cliques em anúncios sejam aproveitados;
  • Trackeamento – nunca antes foi tão importante que as plataformas de tráfego entendam perfeitamente o comportamento do visitante;
  • Correspondência avançada – nunca antes foi tão importante fornecer dados precisos para o algoritmo;
  • Funil de ofertas – nunca antes foi tão importante ter múltiplas ofertas irresistíveis para aumentar o ticket médio e o LTV.

Desistir, jamais!

Allan Torquato, proprietário da Aln Empreendimentos, compartilhou sua trajetória de sucesso. Ele e sua esposa começaram vendendo churros na praia e, por meio do marketing digital, transformaram suas vidas. “Todos nós temos o próximo passo para dar. Desistir não é uma opção!”, afirmou Allan ao destacar a importância de não ter medo de começar. “Não importa em que estágio estamos, sempre há um próximo passo a ser dado em direção aos nossos objetivos.

Nesta mesma linha de pensamento, Lúcio Artes, CEO da LifeD | Growth Agency, falou sobre a importância de aprender sempre. “Um especialista deve conhecer a fundo as ferramentas que usa”. Porém, ele ressalta que não basta decorar onde estão os botões, é preciso saber como e por que usá-los: “ao ver uma interrogação ao lado de uma opção, clique em saber mais e busque entender seu propósito. Aprender não se resume a consultar a central de ajuda. É sobre dominar os conceitos fundamentais de tráfego e aplicá-los na prática. Conheça os princípios básicos e, então, use a plataforma para operar com eficácia. Somente assim você estará verdadeiramente preparado para navegar e prosperar no vasto oceano do mercado digital”.

Estratégias de Relacionamento e Vendas

Em um cenário cada vez mais competitivo, construir relacionamentos sólidos e implementar estratégias eficazes de vendas são essenciais para o sucesso. Diante disso, durante a palestra “Fature 500k em Seu Funil Investindo Menos de 10k, no Automático”, Roberto Costa, CEO da SMS Funnel, destacou a importância de manter um relacionamento contínuo com os clientes em todos os estágios do ciclo de vida. Ele enfatizou as vantagens de utilizar SMS, E-mail Marketing e WhatsApp para esse fim, mencionando:

SMS: Aumento significativo na taxa de conversão de pagamentos, maior número de leads qualificados e recuperação de vendas perdidas;

E-mail Marketing: Oportunidade para apresentar novas ofertas e fortalecer a lembrança da marca; 

WhatsApp: Abordagem mais personalizada, fortalecendo a proximidade com o cliente e oferecendo atendimento individualizado.

Já Morgana Kayser, especialista em Vendas da Meta Conversion, enfatizou a importância de automatizar o contato com os clientes de forma humanizada. Suas boas práticas incluíram:

  • Responder prontamente às mensagens;
  • Utilizar o nome do cliente e criar gatilhos de curiosidade;
  • Evitar respostas automatizadas que pareçam robóticas;
  • Não desistir diante das objeções;
  • Utilizar áudios para uma comunicação mais pessoal;
  • Escolher cuidadosamente a foto do perfil para transmitir profissionalismo e confiança.

E para quem está em busca de insights sobre o funil de vendas,  Édipo Tolentino, CEO da Free Digital, revelou dicas fundamentais para converter desconhecidos em clientes fiéis.  

Ele apresentou três funis essenciais: Aquisição de Vendas, Conversão e Remarketing. O primeiro visa atrair a atenção do público-alvo e guiá-los para o próximo estágio da jornada de compra. Já o segundo concentra-se em transformar leads em clientes ativos, utilizando táticas eficazes de persuasão. Por fim, o funil de Remarketing busca reconectar-se e engajar clientes que já demonstraram interesse na marca, garantindo uma presença contínua e relevante em suas mentes.

Leandro Ferrari, fundador da X-Flow, compartilhou sobre a importância de diversificar as fontes de receita para garantir o crescimento sustentável no ambiente digital. Ele enfatizou que não se deve depender exclusivamente de uma única estratégia de receita e destacou a necessidade de criar um ecossistema focado no LTV (Lifetime Value) do cliente. “O importante é você não pautar o seu negócio em uma única estratégia de receita. Você é uma agência de negócios digitais. O seu próximo dígito está no funil que ainda não saiu do papel. O fundamental para ganhar a longo prazo é a relação LTV e CAC”, disse Ferrari.

Quem não quer descobrir um segredo para alcançar o sucesso neste mercado, não é mesmo? O CEO e Cofundador do Mentalidade Empreendedora, Pedro Quintanilha, compartilhou 15 lições fundamentais nos negócios digitais. Cada uma delas é um insight valioso para empreendedores em busca de crescimento e desenvolvimento contínuo. São elas:

  1. Nenhuma construção começa pelo telhado;
  2. As pessoas não fazem o que elas falam;
  3. Escolha seu cliente ideal e concentre seus esforços nele;
  4. Nenhuma ideia resiste ao primeiro contato com o mercado;
  5. Tenha um método e mentores, e siga o método que escolher;
  6. Estar disposto a errar é o caminho mais curto para o sucesso;
  7. A falta de foco pode ser uma das piores armadilhas;
  8. “Com quem” é mais importante do que “o que” e “como”;
  9. Gerar valor primeiro de forma gratuita é a melhor forma de vender;
  10.  Você precisa aprender a vender;
  11.  Às vezes o caminho mais curto é o caminho de volta;
  12.  Perseverar no caminho errado é burrice;
  13.  Amadores fazem o que gostam, profissionais fazem o que precisa ser feito;
  14.  Para ir rápido e longe, é preciso ir acompanhado;
  15.  Eu ainda não descobri.

O papel crucial do Gerente de Afiliados

Rebeca Saidel, CEO da Domínio Digital, ressaltou durante sua palestra “Gestão de Afiliados, Escalando Exponencialmente” a importância do papel do gerente de afiliados na estratégia de marketing de uma empresa. Este profissional desempenha um papel fundamental na construção e manutenção de relacionamentos sólidos entre a empresa e seus afiliados. Rebeca destacou três habilidades essenciais que um Gerente de Afiliados deve possuir:

  • Gestão de relacionamento: Mais do que fornecer suporte técnico, o Gerente de Afiliados deve atuar como um mentor para os afiliados, ajudando-os a alcançar seu máximo potencial;
  • Negociação e parcerias estratégicas: Ele não é apenas um intermediário, mas sim um facilitador de oportunidades, buscando constantemente parcerias estratégicas que beneficiem ambas as partes;
  • Resolução de Problemas e Tomada de Decisões Ágeis: O verdadeiro teste de um gerente de afiliados está em sua capacidade de resolver problemas rapidamente e tomar decisões estratégicas que impulsionam o crescimento do programa de afiliados.

Esse ano acabou! Mas já anota na sua agenda: nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2025 tem mais Afiliados e Gambling Brasil!