Home Conteúdos Veja como trabalhar o “jogo longo” dos produtos de lançamentos Publicado em 30 de dezembro de 2022 A vitrine de produtos digitais é renovada todos os dias e, entre tantas possibilidades, a escolha da estratégia certa de venda é decisiva para aqueles que empreendem no mundo dos afiliados. Neste artigo vamos falar sobre como obter bons resultados ao optar por trabalhar com produtos de lançamentos fazendo o “jogo longo”. Quem vai mostrar como funciona e dar as dicas sobre o tema é o Ronny Saran, especialista em marketing digital com mais de 10 anos de experiência e co-funder da InterUP Inteligência Digital. “Trabalhar com produtos de lançamentos traz benefícios que valem o risco de apostar”. Características dos produtos de lançamento *Criação de autoridade; *Forte apelo de antecipação; *Promessa forte; *Oferta Irresistível; *Provas Sociais; *Usam bastante da urgência e escassez. Quais as diferenças entre as estratégias de jogo curto x longo Ronny Saran explica que, no jogo curto, é adotado um funil de vendas simples com um anúncio que leva para a página de vendas. Já na estratégia de jogo longo, é criada uma jornada de compra (aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução; decisão de compra) para que a pessoa participe de um funil onde irá percorrer todas as etapas necessárias para eliminar as objeções e concretizar a compra. “Os produtos de lançamento são capazes de fazer muito bem o jogo longo, porque têm essa característica forte de antecipação. E os produtores estão habituados a tratar a sua base em um período de jornada, com estratégias de remarketing que iniciam uma sequência automática de emails de convencimento a partir do momento que a pessoa entra no funil de vendas. Então, só após passar por toda a jornada de compra a pessoa é direcionada para uma página de vendas, em que são possíveis dois resultados: converter e virar cliente ou não converter e voltar para um fluxo de nutrição de leads, onde são oferecidos produtos de menor valor ou lançamentos futuros”. Ronny Saran acrescenta ainda que há vários tipos de estratégias incluídos na jornada. O padrão mais usado é a sequência de quatro vídeos com o conteúdo pré-lançamento (CPL). Nos três primeiros vídeos são entregues o valor, seguindo os tópicos: 1- falar do problema, 2- informar que sabe a causa e como ajudar e 3- mostrar que é a melhor pessoa para ajudar. Já no quarto vídeo, o tópico principal é a oferta, provando o porquê de agora ser o melhor momento para resolver isso. Se você já decidiu trabalhar com produtos de lançamento, é hora de partir para a prática Ronny Saran orienta que para trabalhar com produtos de lançamentos a estratégia é simples: basta jogar o tráfego para a isca (página de captura). “O produtor já tem o funil de vendas pronto, então é só ver para qual o público você deve segmentar os anúncios e jogar para a isca (página de captura) que está dentro desse funil”. Dá para trabalhar com lançamentos quando o carrinho já está aberto? Sim. Mas, será necessário trabalhar a jornada completa do funil de vendas, criando uma campanha para cada etapa. Lembrando que, como já dissemos, a jornada de compra é baseada em aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra. Para explicar melhor, Ronny Saran mostra um case em que teve que trabalhar por etapas todo o funil de vendas porque o carrinho de compras do produto de lançamento já estava aberto. *Na campanha do topo do funil: Apresentar vídeos curtos de 60 segundos com o conteúdo de problemas variados (exemplo: “Você briga no trânsito?”; “Você já se sentiu deprimido”) para um público totalmente aberto. O objetivo é chamar a atenção e criar um ponto de conexão. *No meio do funil: A partir do momento que a pessoa interage de alguma forma com este primeiro vídeo curto (curtir, compartilhar, marcar alguém), apresentar conteúdos mais densos com as causas dos sintomas dos problemas e como isso pode ser resolvido. O objetivo é que a pessoa comece a considerar e se interessar por uma solução. *No fundo do funil: Os anúncios com a oferta do produto. Pensando no remarketing, porque é quando começam as objeções universais, então é o momento de usar os gatilhos de urgência e escassez. Como saber se está funcionando? O que você precisa saber, basicamente, quando está trabalhando com produtos de lançamentos é o custo por lead, assim pode avaliar o custo máximo por lead que você está disposto a pagar para investir neste produto e fazer uma projeção do retorno. Mas, mesmo se não souber o custo por lead, há formas de fazer uma simulação baseada em outras métricas fornecidas pelo produtor. Ronny Saran prepara três cenários para ajudar você. Cenário 1 – Você sabe quanto está pagando por lead. O produtor precisa informar qual a taxa de conversão do lançamento anterior. Exemplo: A comissão é 280,00 reais e a taxa de conversão do lançamento anterior foi de 1%. Se você investir 2 mil reais, o custo por lead é de 0,60 centavos. A projeção é: 33 de vendas, 9.333,33 de faturamento e o ROI de 367%. Cenário 2 – Você não sabe o custo por lead. Se não sabe o custo por lead você pode fazer uma simulação baseada em outros dados e métricas da campanha com informações do produtor. Exemplo: A taxa de conversão da página de captura é de 30% e CPC (ou custo por pageview) de 0,10 centavos. Com 100,00 de investimento = 1.000 visitas. A projeção é: 300 leads e o custo por lead é 0,33 centavos. Cenário 3 – Você não tem dados e métricas do lançamento anterior. Neste caso, você procura outro produto ou arrisca! Sabe quais os benefícios de arriscar? 1- Beber de uma água limpa (largar na frente); 2- Otimizar a campanha para futuros lançamentos; 3- Construir a própria audiência; 4- Difícil de bloquear os anúncios. Dica extra para participar de grandes lançamentos: A Hotmart tem uma curadoria de lançamentos que faz a ponte entre os produtores e afiliados. Você pode solicitar ser informado dessas oportunidades antes de entrar na vitrine. Gostou? Acha que vai passar a apostar em produtos de lançamentos? Comente aqui!!! 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