Home Conteúdos Venda pelo Whatsapp humaniza relacionamento Publicado em 23 de outubro de 2024 Na era digital, a simples conclusão da venda não é mais vista como suficiente. Para o co-fundador e CEO da Voxuy, Anderson Cavalcante, o verdadeiro diferencial está no relacionamento construído com a sua base de clientes. A utilização de integrações e ferramentas como Google Ads são essenciais, mas nada supera a importância de um CRM (Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) robusto para gerenciar interações e automatizar os processos de maneira humanizada. O CRM é uma tecnologia que busca melhorar as conexões de negócios para crescer. O sistema ajuda as empresas a se manterem próximas aos clientes, simplificar processos e melhorar a lucratividade. Dentro deste cenário, o Whatsapp se tornou uma ferramenta indispensável para as marcas que desejam engajar, converter e fidelizar o público. É o caminho ideal para atender a competitividade do marketing digital, que exige uma comunicação rápida e eficiente para o sucesso de qualquer estratégia. “Entender como conversar com o lead e construir um relacionamento é crucial”, destaca a especialista em vendas da Meta Conversion, Morgana Kayser, que em 2019 começou a adaptar processos presenciais para a internet e observou um avanço significativo no mercado durante a pandemia da Covid-19. Leia mais Quer se destacar no Google? Produza conteúdo de qualidade Transforme infoprodutos em negócios escaláveis De acordo com Morgana, humanizar é pensar de forma inteligente. Ela observa que uma das maiores falhas dos profissionais no marketing digital é escalar tráfego pago sem aproveitar todas as oportunidades de vendas capazes de serem geradas. “Dar atenção de qualidade ao lead pode escalar as suas vendas de maneira eficiente. Automatizar de forma humanizada no WhatsApp é essencial, desde a escolha da foto de perfil até a forma de conversar com o cliente. Estudos mostram, por exemplo, que atendentes mulheres convertem mais em 98% dos nichos testados”. Não é à toa que os modelos de funil tradicionais também estão evoluindo para se adaptar às novas formas de engajamento com os possíveis compradores. Um dos modelos emergentes é o Funil Bowtie (Gravata Borboleta), que se diferencia por seu foco não apenas na aquisição de clientes, mas também na retenção e expansão do relacionamento com eles. Este formato enfatiza a importância do ciclo completo, que vai desde a atração até a fidelização. Ele tem esse nome por causa de seu formato: duas pirâmides unidas no centro, onde ocorre a conversão. “Para dominar o funil Bowtie e aproveitar o poder do relacionamento humanizado, é essencial integrar ferramentas tecnológicas com estratégias de comunicação autênticas. Humanizar o atendimento, especialmente através do WhatsApp, e ser proativo na resolução de objeções são práticas que podem transformar leads em clientes fiéis e, eventualmente, em embaixadores da marca”, diz Morgana, enfatizando a importância dos vendedores serem especialistas em criar soluções. Ela menciona, por exemplo, que se ao solicitar o CPF de um cliente, o mesmo criar alguma objeção, uma boa justificativa é explicar que se trata de uma exigência governamental para gerar a nota fiscal e pagar os impostos. “Apresentar soluções e explicações detalhadas é fundamental para ser um vendedor eficaz”, reforça. Ainda sobre como aproveitar as funcionalidades do Whatsapp, a especialista, que conta com mais de 270 números para vendas, ressalta a questão dos áudios para aproximar o vendedor do seu cliente. Ela afirma que hoje ninguém mais quer falar com robôs. “As estratégias precisam atender os requisitos básicos de quem usa o aplicativo de mensagens. O Whatsapp é uma troca dinâmica. Imagine como seria uma conversa com a sua mãe. O mercado pós pandemia mudou, hoje as pessoas que têm bastante resultado no Whatsapp são aquelas que praticam a escuta do cliente”. Quer saber mais sobre as melhores práticas no WhatsApp? Respostas Rápidas: Não demore para responder. As pessoas demonstraram interesse no produto a partir das suas ações de marketing, que geram gatilhos e impulsos. Agora você tem que finalizar a venda; Personalização: Chame pelo primeiro nome, sempre com um gatilho de curiosidade. Isso pode aumentar o engajamento e a disposição do cliente em continuar a conversa; Humanização: Evite parecer um robô. Evite mensagens padronizadas e frias. Personalize suas comunicações, adapte seu tom de voz e demonstre empatia. A humanização é pensar de forma inteligente e responder de maneira que o cliente sinta que está sendo atendido por uma pessoa real. Persistência: Não desista na primeira objeção; Uso de Áudios: Grave áudios para personalizar a interação; Perfil Apropriado: Escolha bem a foto do perfil no WhatsApp. Quer também um passo a passo para o sucesso nas vendas? Quebrar o Gelo: Iniciar a conversa de forma amigável; Criar Conexão: Desenvolver um relacionamento com o cliente; Identificar necessidades: Entender as necessidades do cliente; Provas Sociais: Usar exemplos de outros clientes para criar confiança; Eliminar objeções antecipadamente: Antecipar e resolver dúvidas antes que elas se tornem um problema; Gerar valor: Fazer o cliente perceber o valor antes de discutir o preço; Apresentar valor e informações: Detalhar os benefícios e características do produto; Realizar o fechamento: Concluir a venda de forma natural e eficaz. Relacionadas Vendas Cashback como estratégia poderosa para vendas online Nos últimos anos, o cashback emergiu como uma das estratégias mais eficazes para engajar... 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