Vendas recorrentes: Quer ter excelência? Aprenda a se comunicar!

Publicado em 7 de março de 2023

 

A comunicação é um dos grandes trunfos para bons vendedores. Mas, você sabia que se comunicar com excelência tem seus segredos? Não basta fazer de qualquer maneira, porque o resultado pode simplesmente não acontecer.

Há 9 anos no mercado de marketing de afiliados, Regina Santana já faturou múltiplos 7 dígitos na área. Especialista em Estratégia de Marketing, Marketing de Afiliados e Vendas, é co-fundadora e CEO da agência de marketing digital Get Digital, co-fundadora da Academia de Marketing Digital, sócia e gerente do Centro Terapêutico Habitus Zen e mãe de dois filhos.
Professora de Marketing Digital e Neuromarketing em diversas universidades, Regina sabe mais do que ninguém como inspirar por meio da comunicação para obter vendas recorrentes.

“Comunicar é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis. Trata-se de um método social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta”.

 

Veja dicas para uma comunicação focada em vendas:
Educar
Você deve ensinar, inspirar e motivar por meio de texto, imagem e vídeos

“Temos que trabalhar a interação do conteúdo, pois não reagimos todos os dias à mesma coisa. Por isso, vá mixando as formas para que o consumidor entenda o que você está criando”.

Contextualizar
É uma das etapas mais difíceis, mas é preciso perguntar, imaginar e testar. Para fazer isso, lance mão de questionários, comentários e fóruns.

“Faça muitos exercícios de empatia, como se não entendesse nada do produto. O contexto de quem vende é diferente de quem compra”.

Inovar
Introduzir novidades, renovar, inventar, criar. Não precisa ser igual aos outros, mas veja o que estão fazendo de bom e mude suas formas de se comunicar.

Precificar
É necessário saber a diferença entre custo, preço e valor.

  • O custo do seu produto ou serviço é o montante que gasta para o produzir.
  • O preço é a sua recompensa financeira por vender esse produto ou serviço.
  • O valor é o que o seu cliente acredita que esse produto ou serviço vale para ele.

Um produto é constituído por duas partes distintas: tangível e intangível.

Para maximizar a venda de um produto ou serviço, é fundamental ter claro o benefício para o cliente, (qualidade, rapidez, conveniência, confiança, etc.) e o valor percebido pelo cliente
relativamente ao benefício que você vai entregar.

Diferenciar
É um erro dizer que todos os clientes são iguais. Os clientes têm valores diferentes para as empresas e têm necessidades e expectativas diferentes. Diferenciar permite definir estratégias de acordo com o valor atual e o valor potencial de cada cliente.

“O Modelo IDIP permite fazer essa diferenciação”.

Identificar (clientes e contatos)
Diferenciar (valor e necessidade)
Interagir (dialogar e lembrar)
Personalizar (produtos e atendimento)

Comunicar
Não adianta aprender a fazer copy, imagem, campanha. É necessário entender por qual razão. Para isso, tenha em mente os seguintes passos para uma Estratégia de Comunicação:

  • Finalidade
  • Clareza
  • Coerência
  • Frequência

A Estratégia de Comunicação é elaborada de acordo com a marca/produto, a persona e a plataforma escolhida. Cada plataforma precisa de uma estratégia de comunicação e calendário editorial totalmente independentes.

Valorizar
Cada cliente é um ser único e o seu cliente é o seu maior ativo! Hoje, os produtos e serviços não se vendem, compram-se.
“Ao invés de tentar vender a toda hora, trabalhem para que o consumidor queira a toda hora. Prefiro que comprem o meu trabalho do que precisar fazer um esforço para vender meus produtos. Quando o consumidor diz que vai pensar é porque ele não entendeu o que você está vendendo”.

 

 

AUTOR:Thaís Lyra