Você conhece o Funil Impossível?

Publicado em 30 de dezembro de 2022

Você provavelmente sabe que o funil de marketing/vendas é a jornada que começa com o primeiro contato do público com o seu negócio até a concretização da venda, ou seja, o lead que vira cliente, certo?!? E que existe uma infinidade de modelos para compor o tal funil.

Neste artigo vamos mostrar o formato de Funil Impossível, um jeito de usar tráfego pago para conseguir leads de graça, que foi descoberto pelo Max Peters e a equipe da Copy Experts, a primeira agência de copywriting e persuasão do Brasil. O Max é um dos 50 profissionais de marketing para se seguir no Brasil, pela Gama Academy, e co-fundador da Copy Experts.

O Funil Impossível

*Como funciona:
Anúncio+Opt-In+Página de vendas+Emails+Retarget

*Quais os objetivos do Funil Impossível:
– Aumentar base de leads “de graça”.
– Preparar o terreno para lançamentos de monetização para efetivamente ganhar dinheiro.

Um funil simples de vendas, no geral, segue a receita de anúncio, página de vendas e retarget. Max Peters orienta que a diferença do funil do impossível está na introdução de uma isca digital, antes do direcionamento para a página de vendas e também no envio de emails específicos.

“O funil impossível foi uma descoberta acidental. Na agência (Copy Experts), estávamos buscando aumentar o número de leads para um lançamento interno – o curso de copy foguete. Para tanto, criamos um funil simples, mas com a inclusão de uma isca digital antes do direcionamento para a página de vendas. O resultado foi que, ao adquirir leads, alguns foram logo convertidos em alunos, ou seja, nosso custo de aquisição estava sendo anulado. Estávamos usando tráfego pago para pegar leads e logo depois vendendo nosso produto. Nasceu o Funil Impossível!”

Veja algumas dicas para preparar as etapas do Funil Impossível:

1- Anúncio
*Chamar a atenção;
*Entender a sofisticação e objeções naturais do mercado e, assim, neutralizar logo no começo;
*A prova é dos maiores alicerces de qualquer anúncio;
*Chamada para ação;
*Razão do porquê está dando a fórmula de graça;
*Escassez indireta;

2- Isca Digital
*A Isca Digital é muito importante;
*Deve ser congruente com a oferta introdutória;
*O melhor jeito de fazer isso é tirando a isca digital do próprio produto.

3- Landing page
*Qualificação do emissor da mensagem;
*Especificidade;
*Tangibilidade: mostrar o que está entregando;
*No parágrafo sobre a autoridade, mostrar o por quê você é qualificado para entregar o que está prometendo.

4- E-mails
“Tínhamos um acervo de e-mails que eram enviados ocasionalmente para a nossa base com o objetivo de promover o nosso curso de copy foguete. Então, montamos uma sequência automática com os e-mails que tinham registrado a melhor taxa de conversão e enviamos para as pessoas que se cadastram na isca digital do Funil Impossível”.

Ao preparar os e-mails é importante lembrar:
*Usar histórias reais que atestam os argumentos;
*Mostrar a prova, não só contar (a chance de impactar é muito maior);
*Escassez indireta;
*Chamar para ação.

Como fazer dinheiro com os leads ganhos do funil impossível

Bom, o Funil Impossível é para ganhar leads de graça, agora é hora de monetizar. Para isso, o Max Peters explica como criou o Funil Híbrido.

O Funil Híbrido

*Como funciona:
E-mails+Aulas 1,2,3+Webinar+Página de vendas.

*Quais os objetivos do Funil Híbrido
– Tornar um lead cliente e um cliente em um cliente de alto valor, por meio de canais de controle e novas ofertas.

Veja algumas dicas para preparar as etapas do Funil Híbrido:

1- E-mails
Envio de e-mails convidando para um mini-curso gratuito (aulas 1,2,3).

2- Aulas 1,2,3
“Ao contrário do conceito tradicional de lançamentos, ao final da aula 3 não havia nenhuma notícia de oferta. Logo, as pessoas que assistiram às aulas gratuitas começaram a comentar ‘cadê o curso para eu comprar’. Após alguns dias, enviamos um novo email dizendo, ok, nos convenceram. Assim, apresentamos um webinar deixando bem claro que era uma oportunidade paga”.

3- Webinar
*Recapitulação de todas as aulas gratuitas;
*Explicar o contexto da oferta;
*Introduzir oferta.
4- Página de Vendas
*Simples e direto ao ponto;
*Não tem uma headline clássica;
*Você já tem a atenção da pessoa;
*Ela só quer ver novamente tudo que vai receber.

Algumas considerações sobre o Funil Híbrido:

*Final de cada aula deve deixar a pessoa grudada para a próxima;
*Ensine O QUE, mas não COMO;
*Use o webinar apenas se sua oferta for complexa (precisar de muita informação) ou nova (em que você quer ter mais ideias das objeções das pessoas).

A importância da Copy, independente do Funil

“Fórmulas, métodos, funis, sequências etc, são apenas ferramentas. Quando você aprende a copy você ganha a caixa de ferramentas inteira e então pode escolher qual usar e como. Você escolhe que funil usar (e até acabando criando funis novos). Ou seja… acerte na copy”.

Como Acertar Na Copy? Pense nos 6 P’s de copy

– Puxar a atenção;
– Qual o Problema que o seu produto resolve?
– Que Promessa de resolução de problema?
– Toda promessa tem uma Prova maior ainda;
– Qual a Proposta que você vai fazer?
– Passe pelas objeções, vão surgir sempre muitas.

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