Home Conteúdos Calendário de Marketing 2025: Oportunidades de ganhos para a sua empresa Publicado em 20 de janeiro de 2025 As datas comemorativas têm se consolidado como uma das principais oportunidades de faturamento para empresas de todos os portes. Em 2025, o potencial das celebrações deve ser ainda mais explorado, de acordo com Ana Somaggio, diretora de Marketing e Recursos Humanos da Ótima Digital, um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, telecomunicações, CPaaS e IA proprietária. “As comemorações não se limitam ao calendário pessoal das pessoas. Para os negócios, elas representam um motor de crescimento estratégico. Quem se planejar com antecedência, investir em ações criativas e soluções digitais, poderá alavancar os ganhos”, afirma a diretora. Dados de mercado reforçam essa análise: no Natal, por exemplo, as vendas no varejo movimentaram R$ 69 bilhões, enquanto a Black Friday atingiu R$ 5,23 bilhões em faturamento no e-commerce, segundo a Statista. Esses números confirmam que as datas sazonais, quando trabalhadas estrategicamente, ajudam a aumentar o ticket médio, fidelizar clientes e conquistar novos públicos. Leia mais Como fazer sucesso no marketing digital? Abandono de carrinho? O problema pode estar no valor do frete! De acordo com Ana, o planejamento é um diferencial competitivo. “Abrir as portas ou postar uma promoção nas redes sociais não é mais o suficiente. É necessário entender o cliente, criar campanhas direcionadas e usar ferramentas digitais para aumentar o alcance e a conversão”, explica. Entre as principais datas comemorativas que devem ser incluídas no calendário comercial de 2025, segundo a especialista, destacam-se: Volta às Aulas (fevereiro): podem ser realizadas campanhas voltadas para pais, professores e alunos – que também fazem parte do processo de decisão de compra – com produtos escolares e até cursos online. Carnaval (fevereiro): além de fantasias e bebidas, as marcas podem adaptar a comunicação para vender itens que indiretamente fazem parte da celebração, como vitaminas e calçados confortáveis para ajudarem na folia. Dia do Consumidor (março): considerada a “Black Friday” do primeiro semestre do ano, o ideal é vender produtos com preços promocionais e oferecer benefícios exclusivos para quem já é cliente. Páscoa (abril): cestas temáticas e marketing visual atraente são indispensáveis. Dia das Mães (maio): a segunda data mais lucrativa do ano, propícia para personalização e fidelização. É importante manter o relacionamento com clientes e conquistar novos. Dia dos Namorados (junho): combine produtos com experiências. A marca poderá ficar para sempre na memória em um momento especial do casal, por exemplo. Dia dos Pais (agosto) – invista em campanhas que criem identificação, como contar histórias reais entre pais e filhos. Dia do Cliente (setembro) – fortaleça o vínculo com o público oferecendo descontos exclusivos. Invista em programas de fidelidade e aproveite a data para coletar feedbacks. Dia das Crianças (outubro) – brinquedos, roupas e eletrônicos são os favoritos. Explore ações interativas entre o mundo digital e o real. Black Friday (novembro): descontos expressivos e ações de urgência são o segredo do sucesso nesta data. Natal (dezembro) – maior volume de vendas do ano, ideal para destacar a logo da empresa em kits personalizados. Crie campanhas, ofereça experiências diferenciadas e invista na segmentação do público. Além de um calendário bem estruturado, a diretora ressalta a importância de investir em soluções digitais para impulsionar vendas e proporcionar uma experiência positiva aos clientes, sejam novos ou antigos. “A integração de canais, como WhatsApp, SMS e webchat, personaliza e agiliza o processo de compra. Ferramentas como assistentes virtuais e chatbots são imprescindíveis para atender com eficiência e rapidez, sem perder a qualidade”, afirma. Um dos principais benefícios da automação é a escalabilidade com um toque de pessoalidade. Bots desenvolvidos pelo Grupo Ótima Digital, por exemplo, realizam mais de 500.000 atendimentos diários, respondendo a perguntas de maneira eficaz e confiável. “Ainda assim, a supervisão humana é indispensável. Enquanto a GenAI acelera a criação de conteúdo, os profissionais trazem contexto e nuances, garantindo que a comunicação seja relevante”, aponta. Ana também destaca que essas tecnologias proporcionam uma experiência multicanal ao consumidor. “Praticidade e interação são demandas claras dos clientes. Empresas que oferecem jornadas ágeis, combinando atendimento automatizado com suporte em tempo real, conquistam a preferência e a fidelidade do público”, conclui. Relacionadas estratégias Como transformar dados em resultados no marketing de afiliados “Não estou vendo resultados!” Se você já ouviu (ou até mesmo disse) essa frase... estratégias Como a falta de um CRM prejudica as vendas? *Artigo por Renan Cardarello “Não estou vendo resultados”. Essa é uma frase muito comum...