Home Conteúdos Como criar anúncios que vendem muito Publicado em 30 de dezembro de 2022 Durante a Afiliados 2019, a loura de forte presença deu uma verdadeira aula e preciosas dicas sobre como criar anúncios que realmente vendem. Antes de tudo, quem quer vender precisa entender como o consumidor se comporta, seus sentimentos, desejos e medos. “O cliente deve achar que o produto vai mudar a vida dele para sempre. Não se esqueça que o consumidor não se importa com você ou com o seu produto, mas sim com ele mesmo, e compra com base nas emoções”, explica a especialista, que é sócia da Infoprodutos Brasil e da Offer Pay. Segundo ela, algumas reações são instintivas e, portanto, comuns na maioria das pessoas. O primeiro instinto é pela sobrevivência, então o ser humano busca qualidade de vida, viver mais tempo, aprecia bons alimentos e bebidas, busca companhia sexual, aprovação pessoal, entre outros desejos. “As pessoas querem se sentir superiores, vencedoras e respeitadas socialmente”. Seguindo a “aula” de psicologia de Aline, secundariamente, as pessoas também gostam de estar informadas, são curiosas e querem se sentir especiais, por isso que campanhas que trabalham a ideia da escassez dão certo, por exemplo. “Utilize promoções de um dia apenas e abuse de termos como ‘por tempo limitado’ ou ‘enquanto durarem os estoques’”. Mas, como desenvolver esta incrível capacidade de praticamente ler a mente do cliente? Aline recomenda estudar profundamente a relação das pessoas com cada produto ou serviço, seja vasculhando fóruns de discussão, ler resumos de livros sobre o assunto (a Amazon é uma ótima fonte), acompanhar grupos relacionados ao tema no Facebook e até lançar mão das spytools. Depois que já souber tudo o que o consumidor pensa sobre o universo daquele tipo de produto, é hora de arregaçar as mangas. Aline dá 7 dicas para não errar a mão: Evite o óbvio. Evite palavras que possam soar negativas para os usuários para evitar bloqueios, como “perder peso”, “sexo”, “dinheiro”, assim como frases sensacionalistas. Fuja também das imagens aproximadas de partes do corpo ou qualquer imagem de cunho sexual. Não faça menção a atributos pessoais, como idade, religião, condição médica, entre outros. Evite a palavra “você” – quando for falar de um problema, escreva do ponto de vista de uma outra pessoa ou em primeira pessoa (storytelling). Não use textos que façam com que as pessoas se sintam mal com elas mesmas. Não faça grandes promessas. Mas a gente sempre fica em dúvida sobre as headlines né? A Aline também ajuda: Escreva para o cérebro de um chimpanzé, ou de uma criança de sete anos, porque a galera não quer pensar, então seja simples e direto. Use frases e parágrafos curtos e pronomes na primeira pessoa. Esqueça todas as propagandas que você já viu, porque afiliados não precisam de slogan, linguagem comercial ou textos refinados, eles só querem mais conversões. Use as “power words”, como “atenção”, “comprovado”, “segredo”. Há algumas fórmulas como “Erros que cometemos quando…”; “Passo a passo para…”; “Um método rápido para solucionar…”; “O que todos devem saber sobre…”; “Você comete estes seis erros comuns quando…?” Faça 25 variações de títulos do mesmo anúncio e teste, teste e teste. Use um “call to action” (CTA) pedindo para clicar. Use emojis sempre. E como usar as imagens? Mais dicas: As imagens que mais se destacam são as diferentes ou esquisitas, porque o feio converte. Evite imagens bonitinhas e institucionais. Não use as imagens que todo mundo está usando, ela já está saturada. No Instagram, uma dica é fazer as buscas por hashtags. Colocar a imagem menor que o canvas. Virem a imagem ao contrário para chamar atenção. Usem imagens estranhas, porém não-perturbadoras. As cores melhores para os destaques são amarelo, preto e vermelho. Evite azul. E vídeos? Sempre use thumbnails com algo chamativo. Escreva “ligue o som” ou marque pessoas. Coloque legendas. Use CTA. Relacionadas Anúncios Taboola integra a solução Authentic Marketplace da DoubleVerify Taboola (Nasdaq: TBLA), líder global em recomendações para open web, anuncia a adoção do DV... Anúncios Publishers e a qualidade de anúncios *Por Lorenzo Nicodemo Na indústria de publicidade, a qualidade do anúncio é um conceito...