Home Conteúdos Como evitar bloqueios no Facebook Publicado em 30 de dezembro de 2022 Então você já cuidou da afiliação, escolheu os produtos, já entende tudo de marketing digital, copywriting e estratégias para aumentar o ROI, e agora está partindo para seu primeiro anúncio na plataforma que considera de maior potencial, o Facebook, colocando alguns bons reais para impulsioná-lo. “Em um ano, vou ganhar meu primeiro milhão”, pensa. Mas, no dia seguinte, vem a primeira desilusão: sua página é bloqueada, pois o anúncio não está de acordo com as políticas de uso da rede social. O que fazer? No alto de seus 25 anos de experiência no universo das vendas por meio de afiliados, o empresário Léo Cabral compartilhou as experiências para fugir deste tipo de armadilha, durante o Afiliados 2019. O carioca comanda duas empresas: a NutroCaps, fornecedora de suplementos, cosméticos e soluções completas para produtores, e a Onlylog, de logística especializada em e-commerce. O mergulho no marketing digital começou em 2008 e, a partir de então, colecionou prêmios de “top afiliado” de diversos produtos, faturando mais de 1 milhão de reais em comissões. “Não existe nicho black, o que existe é enganação”, assim começou a palestra para uma plateia atenta de mais de 200 pessoas. O que ele quis dizer é que não são certos tipos de produtos que devem ser classificados como “nicho black” (espécie de mercadoria proibida pelas políticas de uso das redes, como, por exemplo, emagrecedores ou cursos milagrosos). O que determina esta característica de “black” é quando se promete o que não se pode cumprir ou a forma enganosa como muitas vezes um produto nem tão black assim é anunciado. “Se você vai vender emagrecedor que não emagrece é enganação, é nicho black, e o Facebook irá te bloquear”, comenta. Segundo ele, é necessário atentar principalmente a dois fatores antes de anunciar para evitar os angustiantes bloqueios: 1) O anúncio precisa estar de acordo com as políticas de uso da rede; 2) O anúncio deve estar direcionado para o público certo, para não ter feedback negativo. “Jogue dentro das regras”, resume o especialista. Ele ensina ainda a trabalhar com os “funis” de venda, uma espécie de filtragem que serve para driblar os “fiscais’ do Facebook. “O Facebook só revisa até a segunda camada, com os funis a chance de bloqueio cai e a conversão aumenta”, ensina Léo. Veja algumas “tècnicas sustentáveis e de longo prazo” compartilhadas por ele no evento: “Many Chat” (robô de resposta automática para o Messenger do Facebook): “Com um funil poderoso no chat, você leva o consumidor para um terceiro passo e o revisor não chega lá. Contas assim não caem”. “Google Form”: “ Em vez de fazer Google Site, jogue um Google Form, com perguntas sobre gênero, faixa etária, atividades, entre outros”. WhatsApp: “Falar com pessoas dá resultado, então direcionar a conversa para o WhatsApp é interessante, ele também é uma ferramenta de telemarketing. Outros afiliados: “Quando fizerem campanha, escolham as categorias de interessados no negócio de uma forma que o anúncio não apareça para outros afiliados. Infelizmente, nosso mercado é complicado e pode haver denúncias contra a publicação por parte de outros afiliados”. Vídeos: “Fazer vídeos de, no máximo, quatro minutos, sendo que dois minutos é o ideal, e selecionar o público que assistiu a pelo menos 50% do vídeo. Isso diminui o bloqueio, porque estará falando com as pessoas realmente interessadas no seu produto”. Relacionadas Facebook Aposentei minha mãe usando o Facebook Será que o Facebook está morrendo mesmo? Quem responde é Jhonny Marllon, o “mestre... Facebook O Facebook vai acabar Repito: o Facebook não vai acabar! Pelo menos, não por enquanto. É inegável, no...