O Facebook vai acabar

Curtiu o Clickbait??! É um Clickbait do bem, amigo. O Facebook vai bem e obrigado, mas fique atento: as pressões de governos pelo mundo vêm provocando transformações na plataforma que podem afetar o seu negócio digital. Nessa hora, o importante é prestar atenção ao que realmente funciona, seguindo as lições de autoridades no assunto, como Luciano Larrossa.

Luciano Larrossa palestrando na Afiliados Brasil 2019

O Facebook vai acabar

Repito: o Facebook não vai acabar! Pelo menos, não por enquanto. É inegável, no entanto, que a plataforma vem passando por grandes transformações para se adaptar, por um lado para atender às pressões regulatórias que vários países vêm fazendo contra a plataforma e, por outro, para continuar como uma ferramenta essencial para o sucesso dos negócios digitais.

Que pressões são essas ?!? Vejamos algumas:

*O Escritório Federal de Concorrência (FCO) da Alemanha anunciou novos limites à maneira como o Facebook coleta dados de suas subsidiárias Whatsapp e Instagram, assim como de sites que incorporam funções do Facebook como a opção “curtir”.

*A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Brasil notificou o Facebook para que esclareça o suposto vazamento de dados pessoais dos usuários da rede social em servidores do serviço da Amazon.

Isso é reflexo, ainda, do Caso Cambridge Analytica, quando o Facebook foi acusado coletar e repassar dados de usuários para a empresa influenciar a opinião de eleitores em vários países.

O que e tenho a ver com isso?!?

Talvez nada, mas fique atento, bem atento. As transformações pelas quais o Facebook passa também são influenciadas por questões políticas e regulatórias como essas. Então, se você ficar na zona de conforto, achando que está tudo bem, pode ser pego de surpresa.

Recado dado, vamos, então, falar de negócios.

O que ainda funciona no Facebook?!?

Quem vai explicar pra você é Luciano Larrossa, uma das maiores autoridades do assunto e autor do bestseller Facebook para Negócios. Ele relacionou 10 estratégias para que você possa alcançar um sucesso maior nos seus negócios digitais usando a plataforma e, também, o Instagram.

Antes, um alerta! Atenção às mudanças comportamentais.

“Em 2012, 2013 ninguém comprava pelo celular e hoje essa é a tendência dominante. Como no Facebook e Instagram aumenta, cada vez, a quantidade de conteúdo, a tendência é de que o alcance diminua, pois o espaço do celular é menor. Vai ficar mais difícil e vai exigir uma adaptação”.
Luciano Larrossa

*A tendência de alcance atual do Facebook é de 2% e no Instagram não passa de 8%.

*Outra tendência é a “cegueira dos banners”. Não significa que não funcionem, mas a perspectiva é de que se clique menos nos banners dos sites.

O que ainda funciona no Facebook?!?

Como já dissemos, Luciano Larrossa elencou dez dicas quentes e atualizadas de como você pode utilizar para o sucesso do seu negócio digital no Facebook e Instagram. Vamos lá!

1.GERAÇÃO DE CADASTROS
Quando você anuncia no Facebook com um link para oferecer um e-book via landing page, por exemplo, é comum que muitos utilizem e-mails falsos. Mude a estratégia. O Facebook permite que você abra um formulário na própria plataforma, fazendo com o que o e-mail cadastrado seja o mesmo utilizado para acessar a conta. Faça isso, é mais assertivo!

2.WHATSAPP
O Whatsapp é a melhor ferramenta de vendas do momento. Faça anúncios convertendo diretamente para o seu Whatsapp comercial a partir do Facebook. Garante mais proximidade! Peça para que os contatos o adicione à lista e deixe bem claro o benefício que vai oferecer para não perder o cliente!

3.CHATBOT
O Chatbot funciona muito bem! É uma máquina interagindo 24 horas com o seu público. Utilize a “Estratégia do Sim”, que deve seguir o seguinte roteiro:

*Anúncio;
*Comentário do usuário;
*Robô responde;
*Apresenta oferta.

4.DIRECT DO INSTAGRAM
Bem como o Whatsapp, o Direct do Instagram permite uma maior proximidade com o seu público. E detalhe: é uma estratégia pouco utilizada ainda!!!

5.ANÚNCIO NO STORIES
Já tem muita gente fazendo, principalmente em estratégias de Remarketing, mas atenção: usem legendas!!! Muitos usuários não ativam os sons por se encontrarem em locais onde isso seria um incômodo.

6.ANÚNCIOS BASEADOS EM INTERAÇÃO
Faça anúncios pensando no público que interagiu nas suas postagens ou baseado nas informações coletadas no formulário.

7.ANÚNCIOS PARA QUEM VISITOU O SEU SITE
A estratégia é a seguinte:

*O usuário vai ao site;
*O usuário não compra;
*Faça um anúncio para esse usuário;
*O usuário volta para o site.

A chance de venda é muito grande!!!

8.ANÚNCIO DE CARROSSEL
É uma estratégia que vem dando muito bons resultados!!! Publique um anúncio em carrossel, citando os vários benefícios do mesmo produto que queira vender.

9.CRIE FERRAMENTAS
Desenvolva e ofereça uma ferramenta que ajude o seu público e amplie os seus contatos. Crie uma solução digital, uma recompensa, para que ele se sinta estimulado a acessar os seus conteúdos e produtos.

10.APROVEITE UMA NOVIDADE QUANDO LANÇADA
Fique atento às novidades que o Facebook e Instagram apresentam! É bem mais barato.

E mais 3 dicas extras!!!

1.USE O CHAT DE DÚVIDAS DO FACEBOOK.

2.USE FERRAMENTAS QUE PERMITAM VER QUANTO O CONCORRENTE ESTÁ INVESTINDO EM ANÚNCIOS.

3.INVISTA EM SUA MARCA PESSOAL!!!

E aí, o que achou?!!? Já utilizou algumas das soluções?!? Conte pra gente!!!