Home Conteúdos Como inverter e ressignificar objeções na copy Publicado em 10 de outubro de 2023 Já pensou se você culpa o produto ou o serviço pela ineficácia da sua copy, quando na verdade a causa é outra? Referência no mercado, Marcelo Braggion ensina que o problema pode ser não saber lidar corretamente com objeções. Você só não vende mais porque ignora as objeções do potencial comprador na hora de elaborar a sua copy! É assim, na lata, que Marcelo Braggion põe o dedo na ferida e mostra que a culpa da copy não vingar pode ser exclusivamente sua. Será que você não está colocando a culpa no produto e no cliente e deixando de fazer uma autocrítica severa com a sua copy? Responsável por vender mais de 180 milhões de reais usando copy, a frente da sua empresa MR Lançamentos, Braggion vai ensinar você a inverter e ressignificar objeções. Neste texto, você vai ver: As três grandes objeções universais O que são objeções ocultas Como identificar oportunidades a partir das objeções Como inverter e ressignificar qualquer objeção As três grandes objeções universais Antes, para você entender melhor, Braggion mostra que qualquer objeção pode ser encaixada em três classificações universais: Confiança: quando a objeção é de confiança, a persona está perguntando: quem é você para eu dar o meu suado dinheiro? Tempo: quando a objeção é de tempo, a persona está afirmando que isso ainda não é uma prioridade na vida dela naquele momento. Dinheiro: quando a objeção é financeira, a persona quer dizer que a situação ainda não está tão ruim que precise pagar por uma solução agora. “Você deve considerar isso do começo ao fim ao elaborar uma copy. O leitor negocia o tempo de ler ou ouvir e, depois, se deve continuar; ele pensa em dinheiro, quando percebe que se trata de uma venda; e, por fim, passa a te julgar quando lê ou ouve a sua copy, depois julga o produto e, por fim, julga a si mesmo” E quando as objeções estão ocultas?!? Além disso, Braggion alerta para a armadilha das objeções ocultas, que ocorre quando a persona não fala abertamente os reais motivos de não comprar os produtos ou serviços. Quando a objeção é ligada à confiança, ela geralmente considera que consegue resolver a dor sozinha, mostrando um comportamento autossuficiente e individualista. “Uma persona que estudou muito não se permite receber ajuda de alguém que julga ser menos boa do que ela. Acha que aceitar ajuda é sinal de fraqueza. Dificilmente alguém vai assumir isso abertamente e dizer: sou individualista, sou autossuficiente, por isso não vou comprar!” Isso afeta principalmente: Produtos de relacionamento Produtos de ajuda emocional Tratamentos psicológicos Outro exemplo ocorre quando a persona tem excesso de confiança nos próprios métodos, apego à própria capacidade e resistência para solucionar as dores. Considera que receber ajuda médica ou financeira é sinal de fraqueza e não expõe isso por considerar humilhante. Vai resistir em comprar a solução, fingindo ser mais forte que o problema! Isso afeta principalmente: Tratamentos médicos Recuperação de vícios Questões ambientais e alimentares Cuidados com a saúde (física, mental, financeira e empresarial) E quando a objeção é de tempo e considera que não tem pressa de obter a solução? “A persona se esconde na afirmação íntima: ´Minha vida ainda não está tão ruim`. Além de não sair da zona de conforto e ter medo do novo, tende a criticar com muita facilidade o especialista, solução ou quem já comprou o produto ou serviço anteriormente. Provavelmente não vai falar para você que prefere o comodismo ou que tem medo de mudar”. Isso afeta principalmente: Qualquer produto que promova alterações drásticas nos campos pessoal e profissional. E, por fim, as objeções relacionadas ao dinheiro. Algumas personas realmente não têm condições, mas muitas escondem a incompetência na gestão financeira e desequilíbrio de prioridades. Identifique oportunidades por meio das objeções Marcelo Braggion ensina que identificar as objeções é fundamental para você descobrir o perfil da audiência e, inclusive, enxergar oportunidades! Note se a persona tem vergonha de falar que não sabe lidar com o dinheiro (objeção oculta) e, por isso, alega não ter condições de comprar. Todas as audiências têm esse perfil, mas, a partir daí pode nascer um novo produto, como, por exemplo, oferecer soluções de como conquistar receita rápida. O que acha? Mostre que não é justo colocar uma limitação financeira como impedimento! LEIA TAMBÉM: Faça copys para influenciar e não para vender!! Os 3 passos da Copywriting de sucesso da Empiricus Geralmente as objeções ligadas à confiança abrangem personas com alguma carência, falta de segurança ou que tiveram experiências desagradáveis com outros produtos e serviços. As audiências que apresentam este perfil estão relacionadas aos produtos e serviços de desenvolvimento humano, idiomas, emagrecimento, empreendedorismo, questões financeiras e relacionamento. “Mostre porque agora, com você, vai ser diferente! Ofereça apoio para que a experiência ressignifique e inverta as objeções!” Inverta e ressignifique e qualquer objeção Você não quebra uma objeção! Para Marcelo Braggion, o caminho é invertê-la e ressignificá-la. Ofereça alternativas para que a persona veja por outro ponto de vista. Diga que há algo positivo por trás da objeção! Concorde com a pessoa e pondere sobre como a sua solução vai resolver as dores dela. Ressignifique a objeção! Mostre que é exatamente o contrário. Mostre para a persona que não é como ela imagina. Inverta e ressignifique a objeção! Relembre momentos de reviravolta! Revele como a sua solução já promoveu grandes mudanças na vida de outras pessoas. Inverta e ressignifique a objeção! Fale de uma consequência negativa! Explique como a decisão de não comprar o produto ou serviço pode acarretar em perdas. Inverta e ressignifique a objeção! E, para finalizar, Marcelo Braggion deixa uma lição: A objeção que você ainda não conhece só pode ser descoberta pela intimidade que ainda não tem com a sua audiência. Copy não tem a ver com produtos, com palavras. Copy tem a ver com pessoas Relacionadas Copywriting Microcopy: pequenos textos e grandes impactos *Por Lívia Barreto, diretora de Marketing da Dinamize No vasto universo digital, em que... Copywriting Produtos Você não quer vender produtos ruins Helena de Guide, head de Copywriting e sócia no TC (Traders Club) e responsável...