Home Conteúdos Como não anunciar produtos falidos Publicado em 30 de dezembro de 2022 A lição mais importante ensinada pela especialista Patrícia Lionn, que proferiu palestra durante a Afiliados 2019, é identificar o “momento certo do produto”. É um erro achar que este melhor momento é quando o produto está “bombando”. Formada em Comunicação e Administração, Patrícia passou 12 anos no serviço público até que resolveu mergulhar no marketing digital e abandonou tudo, tornando-se co-produtora de várias empresas de diferentes segmentos. Primeiramente, o afiliado precisa ter em mente que todo produto tem um ciclo de vida, dividido em três fases: Introdução, Crescimento e Maturidade. O conceito se baseia na chamada Matrix BCG, termo criado na década de 1970 pela empresa de consultoria Bonston Consulting Group (BCG) que dá nome a uma metodologia de análise gráfica do portfólio de negócios ou produtos de uma empresa. A Matrix BCG leva em conta o ciclo de vida dos produtos e a participação e potencial de crescimento deles no mercado. Com estes dados em mãos, o negociador pode definir quais ações tomar: construir (aumentar a participação no mercado); manter (preservar a participação no mercado); colher (conseguir o máximo do negócio e aos poucos descontinuá-lo); ou abandonar (vender ou encerrar o negócio). “A Matrix BCG é tão atual como quando foi lançada, ela não serve só para produtos tradicionais, mas para os digitais também”, comenta a especialista. Segundo ela, a maioria dos afiliados comete os mesmos erros na hora de escolher seus produtos. “Todos acham que o melhor é afiliar-se a um produto de sucesso, quando ele está dando lucro, mas, neste momento de auge, ele pode se tornar um abacaxi. O melhor momento, portanto, é na fase de crescimento. Meu conselho é não pegar vacas leiteiras, mas na fase de estrela (ciclo de vida inicial)”. Com base nisso, Patrícia lista 5 erros na hora de escolher o melhor produto: Perder o timing: o produto já está com a estrutura e o mercado saturados, ou seja, o consumidor já não se convence mais. Não analisar a demanda real, achando que, para isso, basta checar a quantidade de buscas. Não analisar a concorrência. Não variar o leque de produtos substitutos. Não avaliar o nível de concorrência entre afiliados. Cometer estes erros no caminho levará os afiliados a enfrentar 6 principais consequências: 1) Vai ficar atrás do concorrente. 2) Vai enfrentar um mercado já poluído, ou seja, com comentários ruins. 3) Terá menor participação de mercado. 4) Gastará mais para obter a mesma taxa de conversão. 5) Terá um ROI (retorno sobre investimento) menor. 6) Alcançará uma receita menor. “Se quer lidar com marketing de afiliados você tem que entrar correndo. Anuncie o produto certo na hora certa que vocês terão sucesso”, ensina. Entre outros conselhos, ela ainda faz 7 recomendações: 1) Ter uma estrutura forte para produzir copywritings “matadores”. 2) Relacionar-se com o produtor. 3) Inovar na estrutura da oferta, sem copiar a concorrência. 4) Ser o primeiro a anunciar o produto. 5) Fazer análise de SEO. 6) Analisar seu nicho. 7) Trabalhar produtos substitutos. Relacionadas Anúncios Taboola integra a solução Authentic Marketplace da DoubleVerify Taboola (Nasdaq: TBLA), líder global em recomendações para open web, anuncia a adoção do DV... Anúncios Publishers e a qualidade de anúncios *Por Lorenzo Nicodemo Na indústria de publicidade, a qualidade do anúncio é um conceito...