Home Conteúdos Como transformar o seu negócio em uma empresa? Publicado em 21 de dezembro de 2023 O sucesso de um negócio depende de estratégias aparentemente simples e óbvias, mas que muitas vezes não são levadas em consideração pelo empreendedor. Certos de que estão trilhando o melhor caminho para obter bons resultados, executivos deixam de lado preceitos básicos capazes de alavancar uma marca ou produto. Leia também: 5 tendências do mercado de apps para 2024 E neste cenário há uma pergunta que talvez muitos nunca tenham feito, mas cuja resposta pode salvar anos de trabalho, que pareciam estar perdidos: você sabe a diferença entre um negócio digital e uma empresa? Ou melhor, sabe como transformar o seu negócio digital em uma empresa? Profissionalização é a palavra, que pode guiar o seu planejamento. Para começar, é importante destacar as principais características de um negócio digital: Não tem processos/tem poucos processos; Não gosta de contratar pessoas/não têm métodos de contratação; Não tem previsibilidade; Não tem líderes e geralmente é centralizado tudo nos sócios; Acredita que sozinho já tem ótimos resultados e não tem o que melhorar. Já a empresa: Tem processos bem elaborados para tudo; Tem boa organização e níveis de gestão claros e bem definidos; Tem métodos validados de contratação, onboarding e desligamento; Tem previsibilidade; Tem uma gestão profissional. “Quando eu era infoprodutor, mesmo tendo um faturamento de R$ 12 milhões por ano, tive que aprender como encurtar o tempo e ter um negócio longínquo. Quem está no mercado há um tempo é normal ter faturamento alto e, às vezes, ele cai. Há uma dificuldade em manter constância. Tudo se resume a um tipo de processo determinado para criar tal produto e não conseguir replicá-lo. Quando profissionalizamos o negócio, garantimos resultados mais expressivos e de longo prazo”, afirmou o diretor de Operações da Kiwify, Guilherme Grandini. A Kiwify é uma plataforma de venda de produtos digitais. Além disso, ela também oferece a possibilidade de vender serviços digitais, como monitorias, por exemplo. É uma plataforma concorrente de plataformas como a Hotmart, Monetizze, Eduzz, Braip, entre outras. Colaboradores De acordo com Grandini, algumas ações são fundamentais quando se trata de profissionalizar o negócio: contratar e manter colaboradores, e desenvolver processos para todas as tarefas. “O momento certo de fazer a primeira contratação é quando você, que é o proprietário, precisa estar focado em estratégias de crescimento da empresa e menos na parte operacional” E como fazer boas contratações? O primeiro passo é fazer uma descrição sobre a vaga e isso inclui definir o salário a ser pago aos colaboradores. Nesse momento, vale ressaltar que se igualar à média do mercado não é uma tática inteligente, pois pela experiência da Kiwify, salários mais altos atraem os melhores colaboradores e causam retenção. “Tem que colocar os requisitos e a chave de ouro é o que eu espero nos primeiros 90 dias de contratação. Isso ajuda a cobrar, pois as atividades a serem exercidas foram bem alinhadas” O perfil do profissional a ser admitido também impacta diretamente nos negócios. Nesse caso, a dúvida mais comum costuma ser: contratar externo ou promover internamente? Vai depender da vaga. “Em geral, para cargos de maior gestão, é mais fácil contratar externo, trazer de fora. Promover internamente pode ser muito bom, pois traz a cultura da empresa bem preservada. Pessoas que já empreenderam também são boas opções, pois estão mais acostumados a se virar” Por fim, garante Grandini, processos geram bons resultados. “Se algo não sai como você espera, volte e melhore os seus processos. Na Kiwify, por exemplo, quando o colaborador entra, tem um processo de onbord, com tudo o que precisa ser feito, como, quem executa cada tarefa e o prazo. Isso garante organização”