10 inovações da IA para o marketing digital

Publicado em 17 de junho de 2024

Por meio do CHATGPT, modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAi, a inteligência artificial (IA) já está impactando o marketing digital e a produção de conteúdo. No evento Think Google 2024, importantes inovações foram anunciadas pela Meta e Google, envolvendo a integração de IA em suas 15 principais plataformas. Essas atualizações irão afetar mais de 3 bilhões de usuários em serviços como Gmail e YouTube, impactando a interação do público no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp ao redor do mundo.

Segundo Patrícia Moura, especialista em mídias digitais e CEO da consultoria de conteúdo Pride Content, a produção de conteúdo vem sendo parte indispensável das estratégias de marketing e está caminhando cada vez mais com o apoio da tecnologia. “A adoção da IA nas empresas e no marketing está consolidando essas ferramentas como essenciais na criação, personalização e distribuição de conteúdo”, analisa.

Uma pesquisa recente da Botco.ai, líder em comunicações de chat em nuvem com IA, revelou que 73% das empresas já utilizam inteligência artificial generativa para aprimorar a criação de conteúdo. Empresas B2B lideram com 78% de adesão, enquanto as B2C seguem com 65%.

“Profissionais de marketing interessados nas ferramentas de IA da Meta e Google podem explorar diversas opções disponíveis em seus sites oficiais. Aproveitar esses recursos pode ser a chave para o crescimento e popularização de muitas marcas.” completa.

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Confira 10 inovações da Meta e Google que prometem mudar o jogo no consumo de redes sociais e na produção de conteúdo:

  1. IA no YouTube: O Google está transformando a criação de conteúdo no YouTube, facilitando a produção de vídeos mais interessantes e personalizados. Ferramentas de análise preditiva com foco em ajudar os criadores a compreender melhor seu público e otimizar vídeos para aumentar o engajamento;
  2. IA em grupos de WhatsApp: Conforme comunicado da Meta, agora você poderá ativar a @MetaAI em conversas de grupo no WhatsApp para obter conselhos ou respostas às suas perguntas. As mensagens direcionadas à Meta AI e suas respostas serão visíveis para todos no grupo. Esta função ainda não está disponível em todos os países, mas um tutorial deve ser disponibilizado pela empresa em breve;
  3. Coleta de dados no mundo sem cookies: Com o fim dos cookies de terceiros, o Google está introduzindo ferramentas de IA para auxiliar na coleta de dados, construindo comunicação eficaz e tendo o cliente como ponto central, mantendo a confiança e maximizando a eficácia das campanhas;
  4. Personalização e Criação de Anúncios com IA: O Google Ads emprega IA para ajustar conteúdos e desenvolver publicidades mais direcionadas e eficientes, elevando a criação, relevância e impacto dos anúncios;
  5. Otimização nas Ferramentas do Google e Mídia Programática: A IA está revolucionando a mídia programática com ferramentas que automatizam e aprimoram a compra de anúncios em tempo real, aumentando a eficiência das campanhas e proporcionando uma compreensão detalhada do comportamento do consumidor para facilitar ajustes rápidos, além de potencializar o retorno sobre o cálculo do valor monetário de um investimento em relação ao seu custo (ROI);
  6. IA em Fotos do Google e Meta: O Google Fotos usa IA para criar álbuns automáticos, colagens e vídeos com base nas fotos do usuário. A Meta introduziu a função Backdrop, que permite mudar o plano de fundo de fotografias de forma simples;
  7. IA para criar Stickers nas redes sociais da Meta: As redes sociais da Meta integrarão tecnologias dos modelos LLaMA 2 e Emu para a criação rápida de figurinhas, disponíveis no Instagram, Messenger, Stories do Facebook e WhatsApp;
  8. ChatBots com Personalidades nas redes sociais da Meta: A Meta AI lançará 28 chatbots com personalidades únicas, incluindo alguns interpretados por celebridades, com vozes e visuais distintos, inicialmente estarão disponíveis apenas nos Estados Unidos;
  9. Tradução nas redes sociais da Meta: A Meta introduziu a SeamlessM4T, uma IA capaz de traduzir aproximadamente 100 idiomas, esta tecnologia está disponível em código aberto para pesquisadores sem licença de uso comercial e traduz tanto textos quanto falas;
  10. Google Vision AI: É um serviço de IA do Google Cloud Platform que oferece recursos avançados de visão computacional para análise e interpretação de imagens e vídeos. A ferramenta permite que desenvolvedores e empresas integrem inteligência visual em diversos aplicativos e sistemas, para automatizar processos e extrair insights para aprimorar a experiência do usuário;

Há expectativa de que essas funcionalidades estarão todas disponíveis até o final de 2024, muitas ainda em fase beta, o que indica que a influência da IA no marketing digital será ainda mais significativa.