Copywriting: menos é mais

Publicado em 30 de dezembro de 2022

Quer saber o que fazer para converter palavras em mais dinheiro no seu bolso? Faça DIREITO o copywriting! A copy é tudo no marketing digital, ou faz ou morre com o seu tráfego.

Faça DIREITO!

“As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que encorajam seus sonhos, justificam seus fracassos, acalmam seus medos, confirmam suas suspeitas e os ajudam a atirar pedras contra seus inimigos”, Blair Warren, autor do livro ‘The One Sentence Persuasion’.

Para fazer DIREITO a copy, você tem que violar as expectativas das pessoas. “Estamos vivendo uma época em que as pessoas estão com o ‘radar ligado’, esperando uma nova oferta 24 horas por dia. É preciso enriquecer o mercado de copywriting no Brasil, com profissionais que tenham a habilidade de violar a expectativa e penetrar na razão para chegar na emoção das pessoas. Porque ninguém quer comprar apenas um produto e sim a sensação e a emoção desejada depois de ter o problema resolvido. Se você lembrar disso quando estiver escrevendo, a chance de errar é mínima”.

O comentário é do especialista em copywriting de conversão, Marcelo Braggion, que é o criador do Copy Experience e sócio fundador da MR Lançamentos. Ele foi responsável por dois lançamentos de 8 dígitos (+10 Milhões) em 10 dias. Somente em 2018 o resultado dele somou 45 Milhões com apenas 7 projetos, ranqueando um projeto como o 3º maior do Brasil. E agora, neste artigo, ele vai ajudar você a melhorar a sua copy atual para converter palavras em dinheiro no seu bolso!

Mas, como evoluir do que você tem hoje para isso?

Marcelo Braggion revela que é simples, é só usar a estrutura “menos é mais” no copywriting.

*Quanto menos falar do produto, mais consegue falar com a pessoa
Não é possível convencer ninguém a comprar algo ‘no grito’. Você precisa vender a emoção que a pessoa vai sentir após ter o problema resolvido com a sua solução. Para isso, é necessário não focar apenas no produto.

*Quanto menos você falar de quem faz, mais consegue falar com quem usa
Não exagere ao ressaltar o expert, evite o “Eu sou”/“Eu faço”.

*Quanto menos você falar de cima para baixo, mais consegue falar de igual para igual
Use menos a estrutura institucional e fale de igual para igual. Isso muda radicalmente a copy.

*Quanto menos complexo, mais simples será
As pessoas só compram o que elas entendem. A copy não é lugar para mostrar o quanto você sabe escrever e sim, mostrar a capacidade que você tem para falar com a emoção da pessoa.

Quer exemplos práticos? Então, anote!

Ao aplicar a estrutura “menos é mais”, que mostramos no tópico anterior, é possível melhorar a copy para atingir a emoção da audiência – o que vai aumentar a taxa de conversão. Marcelo Braggion prepara alguns exemplos práticos para você entender:

Mais – “A formação em Coaching mais moderna e completa do Brasil”.
Menos – “Sem uma verdadeira formação em Coaching você fica para trás e nem percebe”.

Mais – “Perca 10 kg de gordura em 5 dias com a dieta XYZ”.
Menos – “Se você tivesse começado essa dieta há 5 dias, hoje você já teria 10kg a menos”.

Mais – “Transforme sua vida com artesanato em apenas 10 semanas”.
Menos – “Esta mulher provou 3.104 vezes que você pode viver de artesanato”.

Mais – “30 das minhas ações dobraram este ano”.
Menos – “Você teve 30 chances de dobrar o seu capital este ano”.

Pense devagar, escreva rápido

Tome cuidado com a armadilha WYSIATI. O que você vê é tudo que há (What you see is all there is).
Pesquise muito e aprofunde o conhecimento! Não fique apenas conformado com o que você já sabe. E para fazer a copy “passe 80% do tempo pensando e 20% do tempo escrevendo”!

“O copywriting só nasce depois que tenho todas as informações sobre o produto e já realizei uma extensa pesquisa sobre os todos os assuntos que envolvem o produto”, Marcelo Braggion.

O que está esperando para colocar em prática as dicas do Marcelo Braggion na sua copy? Comente!!!