Home Conteúdos Dá pra investir em marketing digital sem usar redes sociais? Publicado em 26 de março de 2025 Quando se fala em marketing digital, logo vem à mente a criação de anúncios para o Google, Facebook ou Instagram. Mas se destacar em meio a um mercado saturado tornou-se um grande desafio. Daí surge a necessidade de se reinventar, furar a bolha e pensar fora da caixa. A adoção de estratégias alternativas de publicidade é uma possibilidade para deixar de ser mais um no meio da multidão. Por esta razão, a business development manager da PropellerAds, Rebecca Cirino, defende a diversificação de soluções para manter a competitividade. Para ela, o uso de formatos de anúncios Push and Pop emergem como uma opção interessante em um mercado já abarrotado. Leia mais Liderança aumenta vendas em até 30% sem tráfego pago Como criar infoprodutos para transformar vidas Redes sociais estão saturadas Rebecca destaca os desafios dos canais tradicionais, que incluem concorrência intensa e custos, estão sempre em ascensão, o que dificulta a criação de um engajamento mais profundo e uma conversão mais alta. “Há uma saturação de mercado, regras rígidas e confusas, e custos sempre crescentes”, afirma a executiva. Ela explica que atualmente os anunciantes estão enfrentando a frustração de ter campanhas derrubadas devido às políticas complexas e em constante mudança. Além disso, destaca que os custos de publicidade nessas plataformas continuam a subir, tornando difícil para muitas empresas alcançarem um retorno sobre investimento (ROI) satisfatório. Como funcionam as notificações de push? Com mais de uma década de experiência na indústria publicitária brasileira, Rebecca chama a atenção para o uso de notificações push, mensagens curtas e instantâneas enviadas diretamente para os dispositivos dos usuários, mesmo quando ele não está usando o aplicativo ou site no momento, alertando sobre uma promoção relâmpago ou um desconto exclusivo. Este formato é conhecido por seu alto nível de engajamento, permitindo que as marcas personalizem mensagens de acordo com os interesses específicos do público-alvo. “As notificações push são uma maneira eficaz de alcançar públicos prontos, baseados em interesses específicos, o que facilita a conversão de clientes”, explica Rebecca. O custo-benefício das notificações push é considerado um ponto forte e determinante para a escolha desta estratégia, que utiliza um modelo de CPC (custo por clique), permitindo uma publicidade mais econômica. Para comprovar a eficácia financeira do investimento, a executiva traz um estudo de caso de uma marca líder em apostas. Com CPC das notificações push a R$0,005 e custo de impressão de R$ 3,85, a campanha alcançou uma taxa de conversão de 11%. “Essa alta taxa de conversão demonstra a capacidade das notificações push em engajar e converter públicos-alvo.” Como funcionam os popunder ads? Outra estratégia explorada por Rebecca é o uso de popunder ads, que, ao contrário dos pop-ups, surgem em uma nova janela ou aba que se abre por trás da janela ativa. Isso significa que o usuário só verá o popunder quando fechar ou minimizar a janela ativa, o que muitas vezes resulta em uma atenção mais focada ao anúncio. “Este formato, muitas vezes subestimado, oferece uma maneira menos intrusiva de alcançar os usuários, pois os popunders aparecem sob a janela ativa do navegador, resultando em uma atenção mais focada quando a janela é finalmente vista”, explica. Por meio de algoritmos baseados em inteligência artificial, é possível precificar e direcionar popunder ads de maneira eficaz. Essa tecnologia permite a compra direcionada de anúncios, maximizando os pontos de conversão. “O uso de IA na compra de mídia garante que estamos sempre otimizando para o melhor desempenho possível”, acrescenta Rebecca. Remarketing: o resgate do cliente O remarketing, tanto com notificações push quanto com popunder ads, é essencial para manter o público engajado e aumentar as taxas de conversão. “Reengajar usuários que já mostraram interesse é fundamental. Campanhas de remarketing bem-sucedidas podem transformar leads mornos em clientes pagantes”, explica. Como exemplo, a PropellerAds, conseguiu uma taxa de conversão de 12% em suas campanhas de retargeting, demonstrando a eficácia dessas estratégias. Vantagens dos push e popunder ads Publicidade de custo-benefício: ambos os formatos são acessíveis e oferecem tráfego de alta qualidade, reduzindo significativamente os custos em comparação com Google e Facebook. Política amigável: sem as regras confusas que muitas vezes acompanham os canais tradicionais, fica mais fácil a implementação e manutenção das campanhas. Direcionamento preciso: por meio do uso de públicos demográficos prontos e baseados em interesses, os anúncios são altamente direcionados, aumentando as chances de conversão. Anúncios envolventes: formatos como push e popunder são difíceis de ignorar, garantindo que a mensagem do anunciante seja vista. Alto desempenho e reconhecimento massivo: os resultados aprovados por grandes marcas demonstram a eficácia e confiabilidade desses formatos. Rebecca reconhece que Google e Facebook continuam sendo grandes players no espaço publicitário, porém convida à reflexão e à diversificação de estratégias, para que sejam explorados e adotados formatos alternativos como push e popunder ads com a finalidade de manter a competitividade e eficiência. A executiva ressalta que novos meios exigem testes e que os resultados devem ser estudos para estruturar as tomadas de decisão. “Nenhuma estratégia extraordinária supera o impacto da constância”, conclui. Relacionadas Publicidade EstrelaBet lança nova campanha de marketing Efeito Estrela EstrelaBet, casas de apostas online do Brasil, lança a campanha institucional “Efeito Estrela”, que... Publicidade Brasileiros querem transparência nas imagens de IA A Getty Images divulgou recentemente o relatório “Construa Confiança na Era da IA”, estudo que...