Esteira: lojas virtuais integradas às redes de afiliados a lucrar

Publicado em 27 de novembro de 2023

Sabemos que o e-commerce deu um salto nos últimos anos e segue em pleno crescimento. A facilidade aliada às diversas opções de produtos são os grandes destaques dessa modalidade, que vem reunindo ótimas oportunidades para quem empreende no segmento. A dica de ouro é agregar mais valor e potencialidade ao seu negócio através do marketing de afiliados. Mari Marçal, gerente comercial da Monetizze, explica como unir esses projetos e explorar as oportunidades de vender mais na internet com uma esteira completa de produtos.

Preparados para essa verdadeira aula? Então vamos lá!

Vale lembrar que vender não é um dom, qualquer um pode fazer isso desde que estude e se dedique à aprender as melhores estratégias para isso, ok? 

Entendendo o impacto do marketing de afiliados no e-commerce

O mercado se aperfeiçoou nos últimos anos, por isso, hoje, a análise de vendas é essencial para saber como vai sua empresa. O padrão de qualidade também subiu, fazendo com que o empreendedor estude mais sobre o nível da concorrência. “Se não olharmos para o produtor ao lado, não saberemos o que podemos melhorar ou implementar”, explica Mari.

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Além disso, criação de conteúdo e experiência do consumidor são outros itens que ganharam mais destaque recentemente. A preocupação de como o produto chega ao cliente e de como isso irá impacta-lo também deve ser pensado com atenção. “São pontos importantes que devem ser observados” destaca.

Vendas online no mundo

O modelo online é um formato consolidado. O segmento explodiu de 2014 até agora e as estimativas mais recentes apontam que o mercado online deve vender 8 bilhões de dólares no mundo até 2025, um crescimento de 27% em relação a 2023. No Brasil, a perspectiva é de 400 milhões até 2025, alcançando 88 milhões de consumidores a mais.

O que vende online?

Os principais nichos que compõem as vendas online são beleza, saúde, celulares, utensílios domésticos e moda, mas, Marçal lembra que é possível vender tudo mais o que você quiser! Na pandemia, por exemplo, cresceu 107% o setor de alimentos e bebidas, ou seja, sempre haverão novas oportunidades.

O marketing de afiliados nas vendas online

Segundo a gerente da Monetizze, a perspectiva de crescimento das vendas online realizadas por afiliados é de 57% até o próximo ano. “Já ouviram que o mercado de afiliado está saturado, não é? Mas não está. O que está saturado é a forma de fazer. É preciso inovar”.

Marketing de afiliados no e-commerce

Mari deu como exemplo uma empresa que reduziu R$ 200 mil no custo do tráfego e, ainda assim, teve um aumento de R$ 150 mil em vendas com tráfego de afiliados, mudando apenas a estratégia utilizada.

Alguns dos marketing de afiliados para as lojas

  • Mais pessoas divulgando e vendendo a loja, o que gera um impacto de 50% a mais nas vendas,
  • Recuperação de carrinho,
  • Variedade de canais de venda,
  • Provas sociais,
  • Ciclo de venda mais curto,
  • Posicionamento de marca,
  • Tráfego orgânico.

Benefícios para afiliados:

  • Loja completa,
  • Estratégias definidas,
  • Possibilidade de expandir sua atuação,
  • Split de pagamento integrado,
  • Ticket médio mais elevado.

Principal benefício para os consumidores

Conveniência!

Afiliados e produtores, concorrentes ou parceiros?

Segundo Mari Marçal, essa é uma parceria que precisa ser cultivada. Ela explica que há deveres a serem cumpridos por ambas as partes para que o sucesso das vendas aconteça. “Afiliado é um sócio, ele está investindo no produtor. Por isso é preciso compreensão e cuidado de ambas as partes”, explica Mari Marçal.

Esteira de produtos

Uma esteira de produtos acontece quando  desenvolvemos um mix de produtos e propostas variadas que se complementam em diferentes momentos da compra, considerando uma sequência lógica e estratégica.

Dica de ouro: O produtor pode se afiliar a outros produtos e incluí-los em seu funil, não precisando necessariamente criar outro produto para trabalhar naquele momento.

Benefícios ao construir uma esteira completa de produtos:

  • Aumenta o ticket de venda,
  • LTV (Lifetime Value) do cliente, atuação direta em recompra,
  • Ciclo contínuo de venda, aumentando as ofertas a cada ciclo.

Dica: Aproveite a sazonalidade para ofertas específicas, exemplo: dia das mães, dia dos namorados, estações do ano, etc. 

Mari lembra que o produto não é eterno, por isso, o pós compra e a esteira são importantes. “Manter o cliente engajado aos demais produtos dentro da minha empresa é o diferencial. Então, cuidem de seus afiliados e de seus clientes. O pós venda é indispensável”.

Dicas da expert:

Ao finalizar sua palestra no Afiliados Brasil 2023, Mari deixou algumas dicas importantes para quem trabalhar no segmento. “Explore a capacidade máxima do seu nicho, do seu negócio, dos seus produtos e da plataforma que você atua e lembre-se, conhecimento é poder, é um produto. Embale ele e venda”.