Não tenha medo de empreender

Empreender em marketing digital possibilita estilo de vida com mais flexibilidade e qualidade

Karan Bertechini empreender

Não tenha medo de empreender

Se você pertence ao grupo que tem vontade de empreender mas não o faz por medo, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa feita pela Wakefield Research, com patrocínio da Weebly, entrevistou mil adultos nos Estados Unidos e constatou que, para aproximadamente um terço deles, a ideia de começar um novo negócio traz mais medo do que pular de paraquedas, dá para acreditar? Esse temor existe por inúmeros motivos, sendo a incerteza de sucesso e a falta de segurança pessoal e econômica as principais razões. 

Mas, a partir de agora, vamos trabalhar essa empreendofobia (medo de empreender) e aprender a driblar os obstáculos iniciais comuns aos novos negócios. Quem vai nos ajudar nessa empreitada é Karen Bertechini, empreendedora que palestrou sobre o tema na Afiliados Brasil 2023.

Karan Bertechini empreender Karan Bertechini empreender

Karen trabalhava como web designer, mas sentiu que precisava se desafiar em novos projetos. Foi então que ingressou no mercado de marketing digital em 2015. Para ela, ser afiliado significa liberdade. 

“Eu refleti se estava vivendo ou apenas rolando a tela, até que encontrei meu propósito”

A empreendedora faz questão de destacar que o sucesso vem com tempo, dedicação e resiliência, visto que o caminho é repleto de desafios. 

“Na pandemia eu demorei para me adaptar e enfrentei, na mesma época, problemas internos na empresa, quase quebrei. Mas cabe à nós recuperar o fôlego e seguir enfrentando os obstáculos”.

Tempo e qualidade de vida

Quando se ouve falar em marketing digital se pensa em ostentação, como casas enormes, carros importados e viagens inesquecíveis. Mas, para Karen, vai além disso. Ter a liberdade e a flexibilidade de passar mais tempo com a família e fazer o seu trabalho de qualquer lugar é o que compensa.

Mas não se engane, é preciso trabalhar muito!

Ela lembra que a dedicação do empreendedor é intensa, logo, muitas vezes você precisará abdicar de momentos de descanso para assegurar a qualidade do projeto, mas, tudo isso vale a pena ao final.

Quero ser um empresário, e agora?

“O Brasil ainda tem muito a cultura do funcionário CLT, aquela coisa regrada de horário e ponto. Isso faz parte da nossa cultura, mas isso vem mudando. Um ponto importante é que empreender requer muita organização, não esqueçam disso”. 

O número de empreendedores individuais no Brasil aumentou 10 vezes na última década. Só no ano passado, foram abertas, em média, 7,2 mil empresas por dia. Na contramão, um levantamento do Sebrae mostrou que 29% das MEIs fecham as portas antes de completarem cinco anos de atividade. O maior obstáculo é a falta de planejamento, e a melhor saída é a capacitação.

Para não fazer parte dessa estatística, a empreendedora dá algumas dicas para quem quer começar a empreender e construir o caminho do sucesso:

1 – Tenha organização, principalmente com tarefas e horários;

2 – Tenha disciplina, principalmente com os departamentos financeiro e de projetos;

3 – Tenha um propósito, só assim alcançará o que sonha.

Karen conta que é necessário refletir sobre: “Por qual motivo estou infeliz?”, “Esse projeto é somente por dinheiro ou eu quero mesmo mudar de vida”, “O que eu preciso para dar esse passo?”. 

Karan Bertechini empreender

A especialista destaca que é importante planejar o passo a passo a partir da tomada de decisão, buscando conhecimento de mercado, planejamento financeiro e ajustando os objetivos a curto, médio e longo prazo. Além desses aspectos, para empreender é importante se comprometer com tempo, rotina e dedicação. 

Tire um tempo para você

Tomou a decisão de empreender? Karen é taxativa: agora tenha coragem e tire uns dias para você. 

“Quando a gente toma essa decisão geralmente estamos saturados, e essa iniciativa vem acompanhada de muito trabalho, então vale a pena tirar uns dias para não pensar em absolutamente nada. Vá à praia, campo, cachoeira… mas tire um tempo para você antes de começar essa jornada”.

Não desista! É comum no marketing digital alguns negócios não darem os resultados esperados logo de cara, por isso, a persistência e o estudo são os melhores aliados. 

“São muitas opções no mercado, não é porque um não deu certo que outra tentativa também não dará”

Mas, será que eu consigo vender?

Karen cita estudo realizado pela Ted Talks que buscou entender porque a Apple faz tanto sucesso no mercado. A pesquisa concluiu que a empresa trabalha diretamente com o propósito de aquisição do produto pelas pessoas. 

“A venda deve trabalhar o sentimento de merecimento, explicar o porquê você merece ter acesso àquilo. Então, sim, todos podemos vender, basta estudar e aplicar a técnica correta”.

E têm ferramentas certas para isso?

O mercado dispõe hoje de muitas ferramentas simples e intuitivas que ajudam a dar o primeiro passo em seu negócio. Um dos destaques recentes é o Chat GPT que, quando bem usado, pode ajudar a acelerar o processo criativo de copys, entre outros serviços. A especialista cita ainda plataformas como Canva, Hotmart e Pagseguro como facilitadores do trabalho do empreendedor.

Tenha controle de tudo

Para uma boa gestão, é preciso controlar e analisar todos os projetos em andamento.

E se a sua dificuldade é unir todas as plataformas onde atua com campanhas de tráfego, calma! Já existe solução para isso. 

Karen destaca que está disponível uma plataforma que unifica as ferramentas e ajuda a otimizar o seu negócio. É o integraon.com.br, que integra a maioria das plataformas de tráfego usadas por afiliados e ainda tem conexão com as principais vias de pagamento, unindo as informações em um único dashboard. 

O recurso está em fase de testes e promete unificar os dados de tráfego com análise individual por campanha, além de permitir o agendamento de conteúdo e projetos.

“Isso facilitou muito minha rotina. Ainda é um teste, mas, empreendedor tem que testar, não é? Mais do que pensar todo o processo, tenha coragem de dar o primeiro passo. É isso que vai fazer toda a diferença”

E agora, se sente pronto para dar o primeiro passo como empreendedor digital?