Neurociência e Copywriting rendem bom casamento?!?

Publicado em 30 de dezembro de 2022

Você já conhece Copywriting?!? Sabe o quanto esta técnica pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio digital? Neste texto, vou mostrar os motivos pelos quais você deve começar hoje a estudar, pesquisar, conhecer e conversar com Copywriters!

E se você já conhece, não tem problema, vou mostrar aqui alguns insights que talvez você não saiba, com a ajuda de uma autoridade no assunto.

Antes, uma breve explicação.

Copywriting não é uma novidade. É usado nos Estados Unidos desde o século XIV no marketing tradicional offline. Um dos primeiros livros a tratar do assunto é o clássico Scientific Advertising, de Claude C. Hopkins, lançado em 1923. Isso só mostra a eficácia da técnica. Não é um modismo temporário!

Mas, afinal, o que difere o Copywriting de outras técnicas?

Copywriting é a arte e ciência de criar uma comunicação que faz as pessoas agirem, comprarem!

*Arte na comunicação apresentando algo diferente que deixe o público estimulado pela mensagem.

*Ciência no uso de técnicas que são comprovadas cientificamente e que estimulem a vontade das pessoas comprarem.

“Copywriting não é uma fórmula, é um processo. É uma metodologia de escrita que gera uma ação. Você pode usar para tudo, inclusive para convencer o seu marido a assistir a um filme que você quer ver!”
Adeise Marcondes

O que acontece quando a ciência encontra o Copywriting?

A Copywriter Adeise Marcondes criou há dois anos, com o marido Fred Ribas (também Copywriter), a EmpreendEra, a primeira Agência de Marketing Digital toda baseada em Copywriting e Neurociência no País.

O trabalho tem como alicerce usar a Neurociência para validar as estratégias de Copies. Aproveita, com isso, os insights do cérebro humano para aumentar as chances de conversão!

“A neurociência é a base de toda a comunicação, pois estamos falando de ser humano para ser humano. O nosso cérebro não separa fantasia de realidade. É essencial para a comunicação trabalhar com o imaginário”.
Adeise Marcondes

O passo a passo antes de criar uma Copy

Adeise Marcondes alerta que todo Copywriter deve estar ciente de que a Copy deve ser direcionada para as pessoas que não sabem que precisam comprar o produto que você deve vender.

E quais são os passos para obter estas informações?

1.CONHECER O MERCADO;
2.ESTUDAR A PERSONA;
3.COMUNICAR-SE.

Com isso, você vai:

1.APRENDER A VENDER;
2.ENTENDER AS PESSOAS;
3.FAZER PESQUISAS ASSERTIVAS.

Como transformar este conhecimento em Copy?!?

Há dois tipos de Copy sugeridos por Adeise Marcondes:

*Copy Direta – quando o cliente está ciente da “dor” que tem.
*Copy Indireta – quando o cliente está menos ciente do problema.

Absorva as dificuldades dos clientes e crie soluções! Veja esta sequência sugerida por Adeise:

1.PROBLEMATIZE A DOR DO CLIENTE;
2.APRESENTE SOLUÇÕES;
3.USE O CONCEITO DE AUTORIDADE.

Isso pode ser aplicado na estrutura de uma Copy da seguinte maneira:

1. HEADLINE
Usar um título que quebra padrões e trazer uma resolução de um problema sem que a pessoa identifique.
2.CONEXÃO
Abra a ferida do cliente!
3.PROBLEMATIZE
4.APRESENTE A SOLUÇÃO
5. FAÇA A OFERTA (CTA)

A alma do negócio é entender o que leva o cliente a clicar e comprar o produto!!!

Então segura aí mais alguns insights!!!

*O que funciona não é falar de você, mas do benefício.
*Fale “com uma pessoa só”, diretamente pra ela.
*Provas sociais são fundamentais

“O leitor precisa ler a copy com a sensação de ter encontrado a solução. Se não apresentar algo que faça o leitor sentir isso, faça novamente a Copy. Copy não é só uma carta de vendas. Copy participa de todo o processo de comunicação!”
Adeise Marcondes

Não existe Copy longa ou curta, existe Copy chata!!! O que achou?!? Quer participar da discussão?!? Envie o seus comentários…