Home Conteúdos Neurociência e Copywriting rendem bom casamento?!? Publicado em 30 de dezembro de 2022 Você já conhece Copywriting?!? Sabe o quanto esta técnica pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio digital? Neste texto, vou mostrar os motivos pelos quais você deve começar hoje a estudar, pesquisar, conhecer e conversar com Copywriters! E se você já conhece, não tem problema, vou mostrar aqui alguns insights que talvez você não saiba, com a ajuda de uma autoridade no assunto. Antes, uma breve explicação. Copywriting não é uma novidade. É usado nos Estados Unidos desde o século XIV no marketing tradicional offline. Um dos primeiros livros a tratar do assunto é o clássico Scientific Advertising, de Claude C. Hopkins, lançado em 1923. Isso só mostra a eficácia da técnica. Não é um modismo temporário! Mas, afinal, o que difere o Copywriting de outras técnicas? Copywriting é a arte e ciência de criar uma comunicação que faz as pessoas agirem, comprarem! *Arte na comunicação apresentando algo diferente que deixe o público estimulado pela mensagem. *Ciência no uso de técnicas que são comprovadas cientificamente e que estimulem a vontade das pessoas comprarem. “Copywriting não é uma fórmula, é um processo. É uma metodologia de escrita que gera uma ação. Você pode usar para tudo, inclusive para convencer o seu marido a assistir a um filme que você quer ver!” Adeise Marcondes O que acontece quando a ciência encontra o Copywriting? A Copywriter Adeise Marcondes criou há dois anos, com o marido Fred Ribas (também Copywriter), a EmpreendEra, a primeira Agência de Marketing Digital toda baseada em Copywriting e Neurociência no País. O trabalho tem como alicerce usar a Neurociência para validar as estratégias de Copies. Aproveita, com isso, os insights do cérebro humano para aumentar as chances de conversão! “A neurociência é a base de toda a comunicação, pois estamos falando de ser humano para ser humano. O nosso cérebro não separa fantasia de realidade. É essencial para a comunicação trabalhar com o imaginário”. Adeise Marcondes O passo a passo antes de criar uma Copy Adeise Marcondes alerta que todo Copywriter deve estar ciente de que a Copy deve ser direcionada para as pessoas que não sabem que precisam comprar o produto que você deve vender. E quais são os passos para obter estas informações? 1.CONHECER O MERCADO; 2.ESTUDAR A PERSONA; 3.COMUNICAR-SE. Com isso, você vai: 1.APRENDER A VENDER; 2.ENTENDER AS PESSOAS; 3.FAZER PESQUISAS ASSERTIVAS. Como transformar este conhecimento em Copy?!? Há dois tipos de Copy sugeridos por Adeise Marcondes: *Copy Direta – quando o cliente está ciente da “dor” que tem. *Copy Indireta – quando o cliente está menos ciente do problema. Absorva as dificuldades dos clientes e crie soluções! Veja esta sequência sugerida por Adeise: 1.PROBLEMATIZE A DOR DO CLIENTE; 2.APRESENTE SOLUÇÕES; 3.USE O CONCEITO DE AUTORIDADE. Isso pode ser aplicado na estrutura de uma Copy da seguinte maneira: 1. HEADLINE Usar um título que quebra padrões e trazer uma resolução de um problema sem que a pessoa identifique. 2.CONEXÃO Abra a ferida do cliente! 3.PROBLEMATIZE 4.APRESENTE A SOLUÇÃO 5. FAÇA A OFERTA (CTA) A alma do negócio é entender o que leva o cliente a clicar e comprar o produto!!! Então segura aí mais alguns insights!!! *O que funciona não é falar de você, mas do benefício. *Fale “com uma pessoa só”, diretamente pra ela. *Provas sociais são fundamentais “O leitor precisa ler a copy com a sensação de ter encontrado a solução. Se não apresentar algo que faça o leitor sentir isso, faça novamente a Copy. Copy não é só uma carta de vendas. Copy participa de todo o processo de comunicação!” Adeise Marcondes Não existe Copy longa ou curta, existe Copy chata!!! O que achou?!? Quer participar da discussão?!? Envie o seus comentários… Relacionadas Copywriting Microcopy: pequenos textos e grandes impactos *Por Lívia Barreto, diretora de Marketing da Dinamize No vasto universo digital, em que... Copywriting Produtos Você não quer vender produtos ruins Helena de Guide, head de Copywriting e sócia no TC (Traders Club) e responsável...