Home Conteúdos Novas oportunidades para afiliados em produtos digitais Publicado em 12 de dezembro de 2023 Em franco crescimento, o mercado de produtos digitais não para. A cada dia, surgem novos recursos e tendências que impulsionam ainda mais o segmento. Por falar em tendências, Paula Lopes, especialista de desenvolvimento de Mercado da Hotmart, líder global quando o assunto é produto digital, conta quais são os nichos em alta e as oportunidades do momento. Mas, antes, vamos contextualizar um pouco do cenário do mercado digital hoje. O setor cresceu sistematicamente desde que a Hotmart foi criada, em 2017. O maior desempenho registrado foi após 2020, período da pandemia. Com o retorno das atividades presenciais e a Guerra da Ucrânia, o ano de 2022 foi desafiador para o segmento online, porém, a retomada já começou e 2023 vem batendo recordes de faturamento. De acordo com Paula, o destaque do momento é o mercado da América Latina. “Se você fala bem espanhol, este é o momento de investir no mercado de produtos digitais para a América Latina. Tem um boom acontecendo e é preciso aproveitar isso”. Entendendo o perfil do mercad Em três anos o número de compradores na plataforma dobrou, são mais de 35 milhões de pessoas no ecossistema. Vamos entender um pouco mais sobre quem compra e quem produz: A maioria dos compradores são mulheres; A maioria dos produtores são homens; Mais de 50% das pessoas compraram mais de uma vez na plataforma. E para os afiliados, quais são as oportunidades? A especialista da Hotmart apresentou números animadores para o mercado de afiliados. Segundo ela, 15% do faturamento dos maiores players da plataforma são de vendas de afiliados. E o diferencial do momento é o investimento na transformação de alunos em afiliados, um modelo que tem alcançado bastante êxito nas vendas. Uma das dicas de Paula Lopes é o investimento em parcerias com influenciadores e produtores de conteúdo para divulgação e ampliação da marca. Além disso, ela defende a afiliação a menos produtos, que vendem menor quantidade, mas com comissões mais altas. “Ao invés de pegar muito produtos, foque em produtos bons e de valor.”, diz. Nova profissão à vista Outra novidade que vamos antecipar aqui é sobre uma nova profissão que vem ganhando espaço no Brasil: a de gerente de afiliados. Esse profissional é contratado para montar e gerenciar programas de afiliados para a empresa, criando uma jornada de conteúdo e premiação para a equipe. Segundo levantamentos da Hotmart, essa é uma área em franca expansão. Agora a parte que todo mundo quer saber: quais são os nichos em alta? Paula Lopes explica que existem diferentes nichos: os que crescem rápido, os mais específicos, os que estão diminuindo e os de maior faturamento. Alguns exemplos dessas condições são: Nichos que crescem mais rápido: Pets, hobby e lazer, maternidade e relacionamentos. Nichos mais específicos: Plantas e ecologia, música, artes e fotografia. Nichos que estão diminuindo: culinária e arquitetura, pois tiveram seu auge na pandemia. Nichos de maior faturamento: Marketing, finanças e carreiras. Mas é preciso entender: nem sempre o nicho com mais afiliados é o mais lucrativo. Os nichos afiliados com maior volume de afiliações segundo a Hotmart são Moda e Beleza, com 20,55% do total. Já o nicho com maior comissionamento é o de Pet e Animais. “Assim como os micro nichos, o segmento pet tem um potencial enorme e as pessoas não estão se atentando a isso”, destaca. Leia também: Marketing é saber o que pensam e o que querem os clientes E não basta escolher o nicho, é preciso se atentar às particularidades de cada um. Paula lembra que a sazonalidade é algo que deve ser observado. Os levantamentos da plataforma apontaram, por exemplo, que os segmentos fitness, estudos e relacionamentos têm maior alta em janeiro, quando as pessoas buscam mudar suas vidas e colocar novos planos em prática. Já a gastronomia e a confeitaria têm maior alta em abril, mês onde comemoramos a páscoa. Diversificar é preciso! 67% dos afiliados que fizeram vendas, diversificaram os nichos de produtos. Afinal, as pessoas evoluem e não compram sempre do mesmo segmento. “É possível criar módulos e jornadas dentro do próprio produto para manter os clientes agregados”, de acordo com Paula. Ela complementa que existe ainda uma correlação entre os nichos da primeira e da segunda compra, com o objetivo de aprimoramento de skills, gerando assim grande potencial de amplificação para os afiliados. Dicas de sucesso A especialista listou as dicas que ela considera essenciais para acelerar suas vendas digitais. Bora anotar? Escolha bem seus mentores; Frequente grupos que te fazem avançar; Pense além; Reclame pouco; Não dê desculpas! “Troque com pessoas maiores que você, valorize o ambiente e se dedique. Nada supera o trabalho”, finaliza Paula Lopes. E agora, se sente preparado para se tornar uma máquina de vendas?