MARKETING É SABER O QUE PENSAM E O QUE QUEREM OS CLIENTES

Criador do Método E5 e mentor das melhores cabeças do empreendedorismo digital em todo o mundo, Todd Brown é referência em como atrair compradores de forma eficaz todos os dias

Foto de Todd Brown

MARKETING É SABER O QUE PENSAM E O QUE QUEREM OS CLIENTES

Uma das maiores autoridades no mundo em criar campanhas lucrativas para atrair clientes, Todd Brown é referência para todos aqueles que querem se aprofundar no universo dos negócios digitais e copywriting. Com clientes em mais de 33 países, atuando em mais de 65 mercados e nichos distintos, ajuda profissionais dos quatro cantos do planeta a projetarem campanhas de marketing de seis e sete dígitos.

“Imediatamente me apaixonei pela ideia de que você poderia criar uma única campanha de marketing uma vez e depois usar essa mensagem repetidamente para comercializar e vender um determinado produto ou serviço.”

Foto de Todd Brown

“Primeiro, eu ensino as estratégias que testamos nos Estados Unidos e em muitos países diferentes. Quando ensino, dou às pessoas a oportunidade de usá-las e testá-las em seu próprio local. No entanto, diferentes culturas responderão de forma diferente. Além disso, certas táticas e estratégias não são apropriadas para determinados mercados dentro de uma determinada cultura”.

Sua lista de alunos de coaching, clientes de consultoria e assinantes contém alguns dos maiores especialistas em marketing do mundo e é comum empresários voarem para West Palm Beach, na Flórida, para um único dia de orientação, a fim de aprenderem o renomado Método E5 dele. Sua agência criou campanhas para alguns dos maiores profissionais de marketing direto e empresas online da atualidade.

“Minha jornada realmente começou há mais de duas décadas. Trabalhava para uma empresa de academias de ginástica, que possuía unidades no centro de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Fui encarregado do departamento de treinamento pessoal em todas as instalações, e responsável por gerar receita para esse setor. E então, você sabe, parte disso é marketing de vendas. E eu não sabia nada à respeito”, recorda.

E então, um dia, Todd recebeu uma mala direta pelo correio vendendo um sistema de condicionamento físico. “Foi muito interessante, pois me levou a aprender mais sobre marketing para poder desenvolver esse departamento de treinamento pessoal. Perguntei ao dono da empresa, meu chefe, se eu poderia arcar com o custo desse mercado, do sistema de marketing de fitness. Foi minha primeira exposição ao marketing de resposta direta”, afirma Todd.

Este sistema o apresentou ao mundo da resposta direta, da copywriting de formato longo e de funis de venda: “Imediatamente me apaixonei pela ideia de poder criar uma única campanha de marketing uma vez e depois usar essa mensagem repetidamente para comercializar e vender um determinado produto ou serviço. Então comecei imediatamente a usar o que aprendi e comecei a adaptá-lo para meu departamento, para meus personal trainers”.

Próprio Negócio

Com as estratégias, o departamento decolou e Todd Brown se tornou o garoto-propaganda da empresa. “Estávamos ganhando cerca de US$ 3 milhões por ano, com as estratégias de resposta direta. Foi nessa época que decidi que queria tentar ver se essas habilidades eram transferíveis para o meu próprio negócio. Passei a ensinar aos massoterapeutas o que eu estava fazendo nas academias para atrair clientes. Escrevi uma copywriting e, após cerca de um ano, a coisa decolou”, frisa.

Em parceria com um amigo que tinha um negócio de softwares para empreendedores, criou um seminário online onde explicava como estava convertendo US$ 24 por lead em média. As pessoas ficaram maravilhadas. “Com isso, decidi que criaria um coaching completo, um programa educacional, treinamento para empreendedores. As vagas esgotaram e o resto é história. São longos anos ensinando minha abordagem única a alguns dos mais brilhantes e bem-sucedidos profissionais de marketing, redatores e empreendedores que me procuram para obter ajuda”, explica.

Quais foram os principais obstáculos e aprendizados no início da sua carreira? “Acho que os mesmos obstáculos e aprendizados da maioria das pessoas. Em primeiro lugar, quando comecei meu negócio, eu trabalhava em período integral na empresa de academias de ginástica. Era casado e tinha duas crianças pequenas em casa, duas filhas, ambas com menos de dois. Assim, para evoluir no meu negócio, tive que encontrar tempo fora do meu horário de trabalho, da minha janela de responsabilidade com minha família”, relembra.

Todd levantava cedo e ficava acordado até tarde da noite. “Trabalhava na empresa nos fins de semana. E, portanto, acredito muito que as pessoas encontram tempo para as coisas que são mais importantes para elas. Esse foi um obstáculo. Outro foi que comecei meu negócio com apenas US$ 800. Utilizei o recurso para obter um registro de comerciante, que anos atrás era muito caro. Não comecei com milhares de dólares, com investidores. Cada dólar que entrava era reinvestido”, aponta.

Outra coisa que Todd chama a atenção é que, no início, não havia a estrutura que tem hoje disponível para os profissionais: “Não existiam plataformas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, cada página de vendas tinha que ser codificada à mão. Não havia YouTube na época. Lembro que eventualmente tive que pagar cerca de US$ 1.000 para aprender a colocar vídeos online. Tivemos muitos, muitos, muitos obstáculos, mas que foram sendo superados com aprendizado e busca de mais conhecimento”.

Culturas Diferentes

Todd Brown tem clientes em 33 países diferentes. Como a cultura as tradições de um país influenciam quando você prepara uma estratégia? “Primeiro, eu ensino as estratégias que testamos nos Estados Unidos e em muitos países diferentes. Quando ensino, dou às pessoas a oportunidade de usá-las e testá-las em seu próprio local. No entanto, diferentes culturas responderão de forma diferente. Além disso, certas táticas e estratégias não são apropriadas para determinados mercados dentro de uma determinada cultura”, salienta.

Livro Todd Brown

Para Todd Brown, a maioria luta e falha porque não consegue descobrir como adquirir novos clientes com eficácia todos os dias. A ideia de escrever o livro abordando o método E5 foi para resolver isso.

E continua: “Depois, todo marketing deve ser conduzido conhecendo as pessoas com quem estamos falando, nosso público, nossos compradores em potencial. Tudo é baseado no que os potenciais compradores pensam, o que sentem, acreditam, gostam, o que não gostam, o que querem ou não, o que já ouviram, a que já foram expostos, o que consideram como velho ou como novo. Cada público, cada mercado e cada cultura é diferente”.

Método E5

O que o inspirou a escrever o método E5? “Criar uma maneira mais eficaz de atrair novos compradores, clientes, alunos e membros de forma confiável em grande escala. A melhor maneira de fazer isso foi por meio de um livro, que mostra o processo para projetar uma mensagem de marketing que permite que praticamente qualquer empreendedor tenha sucesso diariamente. E isso é transformador, pois é a parte mais difícil. A maioria luta e falha porque não consegue descobrir como adquirir novos clientes com eficácia todos os dias. O método E5 resolve isso, assume a parte mais crítica do crescimento de um negócio”, destaca.

Todd Brown trouxe toda essa bagagem para o Afiliados Brasil 2023: “Ensinei todos a se destacarem imediatamente com o público, como atrair possíveis compradores, o que torna seu produto ou serviço não apenas diferente, mas superior a qualquer outra opção. Mostrei a estratégia mais eficaz, a maneira mais eficiente de fazer com que vejam seu produto ou serviço como algo único, algo especial, algo melhor, muito superior a todos os outros concorrentes, a todos os outros fornecedores, todas as outras opções que eles têm”.