O mercado não está saturado

Setenta milhões de reais com venda de produtos físicos em dois anos. Esta é a cifra da VDN Online, empresa de marketing online que começou em 2015 e hoje já conta com 30 funcionários. Para dividir o segredo de sucesso, o CEO Victor Azeredo esteve na Afiliados 2019 e revelou as 5 etapas para a criação de produtos que vendem milhões.

Victor Azeredo palestrando na Afiliados Brasil 2019

O mercado não está saturado

Aos 36 anos e formado em Administração com MBA em Marketing, Azeredo abandonou um emprego estável em 2016 para se lançar nas vendas online. Ele é otimista em relação ao mercado de afiliados. “O mercado não está saturado, quem está entrando agora está na boa maré, o que está faltando ainda é profissionalização”, revela. E não teme a concorrência: “Mais concorrência faz todo o mercado evoluir, e mercado evoluído atrai melhores profissionais e novas oportunidades de negócios”, acredita.

5 etapas para a criação de produtos que vendem milhões

Etapa 1: Planejamento
“Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”.

  • O primeiro passo NÃO é o produto.
  • Primeiro tente identificar os problemas que as pessoas têm e como você pode ajudar, lembrando que os produtos que mais vendem são os que curam uma dor ou provocam um prazer.
  • Analise o seu público (tamanho, poder de compra, escola, recorrência).
  • Identifique nichos e micro nichos.
  • Defina o orçamento para o projeto.
  • A estratégia vai depender se trata-se de um produto físico ou digital.
  • Analise tendências e sazonalidade.
  • Escolha os parceiros.

Etapa 2: Desenvolvimento
“Não importa o quanto o seu produto seja bom, se sua oferta não for convincente, ninguém saberá disso”.

  • O produto deve ter qualidade.
  • Nome simples, para facilitar a vida das pessoas.
  • A aparência tem que seduzir (layout, rótulo, frasco, tampa, embalagem).
  • Caprichar na oferta, que é o que faz o cliente comprar.
  • Trabalhe com páginas, artigos, advertoriais e funis.
  • Precisa possuir uma estrutura de informática.
  • Cuidar dos materiais de divulgação.
  • Tenha uma esteira de produtos para vender mais vezes para o mesmo cliente.

Etapa 3: Tráfego
“O tráfego é o combustível da venda. Sem tráfego não tem venda”.

  • Diversifique suas fontes de tráfego.
  • Valide o produto antes.
  • Separe um orçamento para testes.
  • Faça remarketing (as pessoas não compram na primeira vez).

Etapa 4: Afiliados
“Vender pela internet é a arte de conectar o público certo com o produto certo por meio da oferta certa”.

  • Ter muitos afiliados não significa nada.
  • O afiliado te ama, mas o que ele quer é conversão.
  • Afiliados são clientes investidores.
  • Crie seus próprios afiliados.
  • Tenha uma gerência dedicada.
  • Trabalhe na formação de seus afiliados.
  • Tenha programas de incentivo.
  • Valorize e respeite seus afiliados.
  • Crie materiais de qualidade.
  • Ouça e atenda (na medida do possível) as suas ideias.
  • Fidelize seus afiliados, focando no longo prazo.

Etapa 5: Reinvista sempre
“Para empreender tem que ousar, empreender não combina com medo, tem que arriscar, mas isso não significa que você precisa ser inconsequente”.

  • Melhore constantemente a estrutura e os equipamentos.
  • Os colaboradores são o maior bem do seu negócio.
  • Torne seu produto único.
  • Invista em conhecimento, treinamentos, mentorias e eventos.
  • Busque infuenciadores, artistas e celebridades.
  • Divida parte do seu lucro com os afiliados.
  • Diversifique os negócios.

“O marketing digital segue o tripé público x tráfego x oferta. Vender pela internet é a arte de conectar o público certo com o produto certo por meio da oferta certa. Siga estas 5 etapas e você vai ganhar muito dinheiro”, afirma. Mas ele alerta que tudo isso só se prolongará no longo prazo se a pessoa:

  • Respeitar os clientes, afiliados, colaboradores, fornecedores, entre outros.
  • Ser honesto.
  • Ser generoso.
  • Expressar gratidão.
  • Fazer autocrítica.
  • Ter humildade.
  • Ser responsável.