Todd Brown ensina como se destacar na multidão do marketing digital

Quando se trata de marketing digital, a autoridade de Todd Brown, CEO da Todd Brown Inc., é inquestionável

Foto de Todd Brown

Todd Brown ensina como se destacar na multidão do marketing digital

Quando se trata de marketing digital, a autoridade de Todd Brown, CEO da Todd Brown Inc., é inquestionável. Não é à toa que ele é considerado expert em engenharia de campanhas lucrativas para aquisição de clientes. Aliás, um dos seus livros, o Método E5, é sucesso em todo o mundo. 

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“Personalidade, experiência, histórico, credenciais, história, reviews, cases, depoimentos, nada disso é mais suficiente para vender na Internet nos Estados Unidos. E em breve também não será no Brasil. Preparem-se: a única saída para não desaparecer entre tantos outros é a diferenciação. Vocês precisam desenvolver uma estratégia para mostrar ao seu público o que faz o seu produto ou serviço ser radicalmente diferente dos demais e porque é vital que esse produto ou serviço seja adquirido o mais rápido possível” 

A tarefa não é fácil. O bombardeio de mensagens é incessante. Mas Brown dá o caminho das pedras para se sobressair. 

“É preciso estar certo de que o seu público sabe o que os seus produtos ou serviço têm de diferente quando comparado com os da concorrência. Como você responderia essa pergunta: o que o meu produto tem de diferente? Você e o seu público têm que saber isso. É muito comum para quem está no mercado pensar que o seu produto é o melhor do mundo e que é óbvio que as pessoas reconhecerão essa superioridade. Cuidado! Existem zilhões de opções de produtos no mercado hoje, que podem ser, inclusive, melhores do que o seu. Saiba dizer porque o seu é a opção que deve ser comprada, caso contrário, seu negócio está fadado a morrer”. 

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USP e UM

Para diferenciar-se, Brown ensina duas maneiras. A primeira é desenvolver uma proposta exclusiva de vendas, que ele batizou de USP (Unique Selling Proposition). Trata-se de identificar as características que só você, seu produto ou serviço tem e sobre os benefícios exclusivos que apenas o seu cliente receberá ao concluir a compra. 

“É difícil reunir benefícios únicos e inéditos porque estão mais associados a tecnologias disruptivas, como o UBER quando se instalou: era um serviço novo, que oferecia vantagens que não existiam até então. Era a USP perfeita, mas hoje existem serviços similares. Por isso vou falar da segunda maneira de se diferenciar, que é ter um mecanismo único, chamado de UM (Unique Mechanism)”. 

O UM é sobre como você, seu produto ou serviço funcionam para entregar o resultado que a proposta de venda promete. Dois aspectos são fundamentais para o UM de sucesso: clareza em descrever como meu produto funciona e as razões que garantem a entrega dos benefícios prometidos e o nome dado ao produto ou serviço. 

“Mas quero deixar uma coisa bem clara: é muito mais importante que a sua audiência compreenda como seu produto funciona do que qual é a marca/ nome do seu produto. Descreva com inteligência e riqueza de detalhes como o seu produto consegue entregar o que promete. Não basta dizer que somos o número 1 no mercado, é preciso explicar”.

Para conseguir fazer isso, Brown sugere olhar para a concorrência, identificar o que está fazendo e fazer diferente. 

“Como estão tratando o produto que estão vendendo, o que estão dizendo, como argumentam. Muito bem: façam diferente!”

Já com relação à definição da marca do produto, Brown diz que é uma etapa importante, mas é secundária. 

“Seu cliente vai lembrar primeiro dos benefícios que recebeu ao usar o seu produto, da rapidez com que conquistou esses benefícios e de como a solução que você oferece funciona e só depois vai fixar a sua marca na mente. Não é a marca que fará diferença. O dinheiro não está na marca. Mas fica a dica: O nome do seu produto não pode ser baseado em um benefício ou que traduza autopromoção pura e simples. Tem que ser legítimo, confiável, respeitável”

Outra estratégia importante é incluir na sua campanha o elemento que dará ao seu cliente a esperança de que com o seu produto enfim atingirá o que tanto deseja. 

“As pessoas querem coisas diferentes. Elas não compram produtos iguais. Por isso é tão importante ser diferente, ter um processo diferente, uma fórmula inovadora, um elemento, tecnologia nunca vistos que os faça acreditar que agora, com este produto, vai funcionar… Entendem?”