Home Conteúdos O poder do Storytelling na copywrting Publicado em 8 de novembro de 2023 Você, em algum momento, já deve ter feito estas perguntas: Por que se fala tanto em Storytelling? Por que devo contar uma história para atingir minhas audiências? Eu preciso mesmo de Storytelling para o sucesso do meu negócio digital? Se você quer saber as respostas, continue lendo este texto até o final. Quem vai ajudá-lo a encontrá-las é Paulo Maccedo, CEO da Marve Soluções em Marketing. Copywriter experiente e referência na indústria brasileira de marketing e publicidade, é autor de 10 livros, sendo 5 best-sellers, incluindo Copywriting I e II, considerados os livros mais completos sobre o tema em português. Paulo Maccedo conquistou 6 milhões de faturamento com uma única carta de vendas e é responsável pela estratégia de anúncios que batem recordes de conversões e produtos que ultrapassam a casa dos 7 dígitos em uma única campanha Neste texto, ele vai ensinar aquilo que tem usado com sucesso em seus negócios e nos negócios de seus clientes. Mas, antes, vamos responder as perguntas feitas lá em cima! Por que se fala tanto em Storytelling? Vivemos a era da Economia da Atenção, que promove, como consequência, a “dispersão de atenção” e a “fragmentação da audiência”. As audiências vivem realidades multitelas e está cada vez mais difícil retê-las! Por que devo contar uma história para atingir minhas audiências? Para encontrar novos caminhos e estratégias para atingir suas audiências! Se você não chamar a atenção, corre o risco de passar despercebido. Eu preciso mesmo de Storytelling para o sucesso do meu negócio digital? Acho que te convencemos, não?!? “Um estudo espanhol revelou como o uso de algumas palavras por meio de histórias poderiam ser poderosas. Descobriram que, quando utilizavam a palavra café, o cérebro ficava mais estimulado, pois a audiência lembrava das sensações, do cheiro. O mesmo acontece com um perfume”. Os caminhos do Storytelling, segundo Paulo Maccedo Agora é hora de começar a colocar em prática! Paulo Maccedo relaciona alguns pontos de partida que vão ajudar você a transformar as narrativas nos seus negócios digitais. Utilize, como referência, as seguintes premissas: História pessoal História do produto História do cliente Cultura popular Fato histórico História contextualizada “A história não precisa ser verídica, nem fictícia, mas possível. Você pode e consegue criar uma história” Leia também: Você não quer vender produtos ruins Agora que você tem uma premissa, um elemento da cultura popular como uma série de sucesso no streaming, é o momento de aplicar uma fórmula na sua copywriting, o modelo PAS. Problema: Estabeleça o problema usando uma história como exemplo. Agitação: Agite o problema trabalhando um conflito nessa história. Solução: Apresente a solução, faça a sua oferta e chame para a ação. Use também o Modelo AIDA, outra fórmula de Paulo Maccedo para aplicar na sua copywriting, o Modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). Atenção: Comece chamando a atenção do leitor com uma história. Interesse: Desperte o interesse com elementos da história. Desejo: Gere o desejo usando elementos da história e faça uma transição para sua oferta. Ação: Chame a ação para a sua oferta!!! Agora você tem as ferramentas necessárias para envolver suas audiências com emoção e criar laços profundos por meio de narrativas que sejam apreciadas e lembradas. Onde aplicar o poder do Storytelling? Paulo Maccedo dá os caminhos de onde o Storytelling pode ser aplicado para você conquistar objetivos específicos como: Motivar colaboradores Lançar um produto ou serviço Auxiliar numa campanha de divulgação Engajar audiências mais eficientemente Gerar autoridade para a empresa “Com o marketing de conteúdo comandando o cenário, o storytelling é um grande aliado para promover a entrada de clientes na esfera da marca, o que acaba consequentemente formando uma boa base de leads”.