Os 3 passos da Copywriting de sucesso da Empiricus

Publicado em 30 de dezembro de 2022

Betina, Betina e mais Betina. Nos últimos meses, sites, redes sociais e também a mídia tradicional debateram, polemizaram e, principalmente, jogaram todos os holofotes sobre as estratégias de divulgação da Empiricus.

Nunca se falou tanto no País sobre uma empresa especializada em publicação de conteúdo financeiro e de ideias de investimentos. Pelo bem e pelo mal. Mas, o que está por trás do sucesso da Empiricus?!?!

É Copywriting, meu amigo, Copywriting na veia!!! Nunca se falou tanto do tema como agora e o sucesso das estratégias da Empiricus foi essencial. Mas, antes de falarmos sobre Copywriting, é preciso saber que esse sucesso tem nome.

Tem e o nome dele é Rocky Vega, o Copy Mentor da Empiricus. Fundador da DNA Bilionário e Consultor Empresarial da Agora Financial, tem 23 anos de experiência em publishing e é coautor de The Big Black Book of “Trade Secrets”, com 641 páginas sobre Copywriting, Redação, Marketing e Gerenciamento.

Para entender a trajetória de sucesso da Empiricus, vamos voltar no tempo um pouco. A Empiricus nasceu em 2009, mas foi em 2012, quando o grupo americano Agora comprou metade do capital da empresa, que tudo mudou. É aí que entra em cena Rocky Vega e a sua visão revolucionária de expandir os negócios.

Com a chegada da Agora e de Vega, a Empiricus passou de uma empresa com nove colaboradores e 1.600 assinantes para uma gigante no mercado, com mais de 300 colaboradores e dois milhões de leitores. Três estratégias foram fundamentais para todo esse crescimento:

1. Mudar o perfil de clientes, de investidores institucionais para pessoas físicas;
2. Definir duas linhas de produtos: baixo e alto preço;
3. Criar uma equipe de Copywriting.

Com isso, a Empiricus tornou um assunto árido, de difícil compreensão, como é o mercado de investimentos, mais acessível a um público que é reconhecidamente conservador em economia e que prefere a segurança das poupanças.

O jogo virou e as estratégias de Copywriting tiveram papel primordial nisso. Foi e é um sucesso.

O que torna a Copywriting da Empiricus um sucesso?

Rocky Vega aponta os três alicerces que sustentam o sucesso da Copywriting da Empiricus:

*Repertório de conteúdo;
*Timing com inspiração no zeitgeist;
*Show Business e entretenimento.

*Repertório de conteúdo
Quem quiser seguir o caminho de sucesso da Empiricus deve produzir conteúdo com recorrência, qualidade e relevância. E, com isso, escrever Copies que atinjam o emocional do público. Vega, que estudou Psicologia em Harvard, destaca que Copywriting tem mais relação com o funcionamento dos cérebros humanos do que com a internet.

Outro fator essencial é: vender bons produtos. Se você disser que uma coisa é extraordinária e as pessoas comprarem, mas aquilo não ser tão bom quanto você diz ser, terá problemas e seu negócio não será sustentável. Quanto melhor for o seu produto e puder comunicar isso, melhor vai sentir seu trabalho. E mais felicidade você vai gerar para seus clientes.

Uma decisão não é tomada com raciocínio lógico, mas com emoção”.
Rocky Vega

*Timing com inspiração no Zeitgeist
A explicação para o sucesso da Empiricus está em entender o Zeitgeist, o espírito do tempo, aponta Rocky Vega. O termo de origem alemã representa, em síntese, o clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

Quando lançamos a Carta de Vendas ´O Fim Do Brasil´, soubemos captar a época que vivia o Brasil, com crise econômica e política. Foi certeirol. A Empiricus teve um aumento de 5 mil para 300 mil assinantes. Todo Copywriter precisa ter esse timing, estar atento ao espírito da sua época, ao Zeitgeist”.
Rocky Vega

*Show Business e entretenimento
Além do conteúdo e do timing, show business e entretenimento fazem parte de uma Copy de sucesso na Empiricus. Para isso, o Copywriter precisa conhecer as estruturas de boa narrativas, para envolver os leitores em tramas que remetam aos impactos causados por livros, filmes e séries. O que vai acontecer em seguida? Qual o motivo disso tudo? Quem é o vilão e quem é o mocinho?

Lançamos uma carta para orientar sobre a compra de bitcoins em um momento em que estava em baixa. Para criar o impacto, utilizamos uma headline que ia totalmente no sentido contrário ao que estávamos oferecendo, justamente para chamar a atenção: “Esqueça o bitcoin”.
Rocky Vega

Você que é Copywriter ou quer se tornar um, o que acha dessas sugestões de Rocky Vega?