Home Conteúdos Por que o mercado de afiliados é tão atrativo? Publicado em 22 de novembro de 2023 Rafael Carvalho, cofundador da HeroSpark e autor do best seller “Paixão SA”, mostra alguns números que revelam o tamanho do mercado de afiliados no mundo e os motivos para você investir suas fichas neste universo cada vez mais rico. Ele trabalha há mais de 20 anos no mercado de empreendedorismo, tendo já fundado quatro startups e passado por renomados programas de aceleração, como “500 Startups” e “Google Launchpad”. Quem vem ajudar, também, é Thiago Refer, head de Educação da HeroSpark, que tem 14 anos de experiência como estrategista digital, atuando com mais de 200 produtos digitais diferentes. Rafael Carvalho Tamanho do mercado de afiliados no mundo Estima-se que, neste ano, os gastos globais com afiliados aumentarão para US$ 14,3 bilhões. E subirão ainda mais até 2024, chegando aos US$ 15,7. “Mas, é preciso cuidado! O que acontece quando algo é muito fácil e chega com a promessa de grandes resultados, muito rápido? O mercado fica saturado, começam os golpes e o ambiente fica sujo” Rafael Carvalho Varejo é o nicho de afiliados com a maior porcentagem de receita (44%). Em seguida, temos telecomunicações (25%), Viagens e Lazer (16%) e outros (15%). Leia também: Tráfego orgânico: gere lucros sem investimento inicial O programa Amazon Associates é, de longe, o que possui mais programas de afiliados na internet, com 21,65%. Seu concorrente mais próximo é a Commission Junction (12%), seguida pela A8.net (8,05%). O percentual de utilização de canais afiliados pelas marcas é dividido em: # Bloggers (27,8%) # Outros (23,2%) # Review sites (18,7%) # Sites de cupom (14,8%) # Newsletter (7,2%) # Sites editoriais (6,3%). E mais uma informação importante: O volume de busca por “Marketing de Afiliados” tem aumentado desde janeiro de 2020, atingindo o pico de 178.996 pesquisas em julho de 2022, um aumento de 264%. Thiago Refer O que estes dados dizem? O mercado de afiliados é grande e cresce constantemente, avalia Rafael Carvalho, e o Brasil apresenta grandes oportunidades. “O Brasil parece grande, mas é pequeno. Existem muitas oportunidades em outros segmentos, como SaaS. O infoproduto ainda é uma fatia pequena de todo o bolo”. Rafael Carvalho E agora? Rafael Carvalho ressalta que o afiliado profissional deve ter visão de empreendedor e não ter um canal de vendas somente. “Não construa seu castelo em terreno alugado!!! Afiliados têm um arsenal à sua disposição”. Rafael Carvalho Os três tipo de afiliados Thiago Refer aponta que há três tipos de afiliados no mercado: O expert, que guia a audiência do conteúdo em que é especialista e dirige o seu público para o produto de outros. O especialista em tráfego, que é expert nisso e compra o tráfego. O criador, que produz conteúdo sobre variados assuntos e o dirige para afiliados diferentes. E como funciona a sinergia entre eles no universo da HeroSpark? “Nós acreditamos na formação de núcleos de negócios que trabalhem a conexão entre o expert e o afiliado. Para isso, aceleramos os afiliados e conectamos o negócio com estrutura para atendê-los; e aceleramos o expert para utilizar o marketing de afiliados como estratégia de alavancagem, sem conflito de interesses”. Thiago Refer Além disso, a HeroSpark entrega ferramentas para o afiliado montar sua própria máquina de vendas, com suporte e acompanhamento constante.