Home Conteúdos Sete passos para uma copywriting de sucesso Publicado em 8 de março de 2023 Palavras erradas na hora errada afugentam as pessoas. Palavras certas certas na hora certa convertem os interessados em clientes. Assim é o copywriting, estilo de redação persuasiva que tem sempre um objetivo final e poder transformador. Paulo Fasanella é um expert no assunto e, desde 2013, quando ninguém falava sobre o assunto, vislumbrou a importância dessa estratégia de marketing. O caminho não foi fácil e ele conta que toda a vivência da carreira o ajudou. Atuou como videomaker, designer, web designer, gestor de tráfego e social media. “Até hoje quando assisto a um filme com a minha filha eu anoto, presto atenção”. Atualmente é head de copy da maior instituição de coaching do mundo, a Febracis, atuou em mais de 80 lançamentos e mais de 10 nichos diferentes nos últimos 4 anos, gerando mais de 120 milhões de reais em vendas. Especialista em escrita persuasiva, é mentor de mais de 20 mil alunos. “Copy é sobre pessoas. Acredito nisso e essa é a minha base para ensinar copywriting para meus mentorados. O seu trabalho não é escrever copy. O seu trabalho é conhecer tão bem os seus visitantes, consumidores e prospects, que você entende a situação em que eles estão, onde eles querem chegar e exatamente como a sua solução pode e irá ajudá-los a se tornarem suas versões ideais”. E foi assim que Paulo Fasanella desenvolveu 7 lições de copywriting Lição 1 A Ideia que você ainda não teve… Faça ao menos três tipos de pesquisa, use formatos e ferramentas diferentes de pesquisa. Até quando pesquisa você já tira lições. Lição 2 Pense devagar e escreva rápido. Isso é o 80/20 da copy. Anote, tire print, fotografe, grave, salve. Criatividade = ideias existentes + minhas Experiências Processo simples: pesquisa + desconectar + anotar ideias Lição 3 Jogue com aliados Descubra melhor horário, ambientes, músicas, alimentação e exercícios físicos. Onde escrever, extensões de correção e dicionários. Aprenda a gerir as suas tarefas e o seu tempo. Lição 4 Você precisa de posicionamento para conseguir clientes. Depois é necessário continuar se posicionando com o seu cliente. Lição 5 Faça até dar certo. Desistir não é uma opção; tenha um propósito. Tenha meta, método, disciplina e defina sua comunidade Lição 6 Não construir nada do zero. Tenha atenção, conexão, busque um problema, defina uma solução e faça a festa. Leia copy todos os dias e identifique seus padrões. Enxergue longe, em ombros de gigantes. Lição 7 O treinamento nunca acaba. Apenas um cuidado: coloque em prática. Se estiver parado, leia; andando, ouça. Tenha humildade e sabedoria. Insights Processo de criação Cada pessoa tem um jeito para desenvolver seu método criativo (no banho, dirigindo, em uma viagem), mas Paulo Fasanella indica três maneiras: Estuda o projeto. Faz o brainstorm. Deixe maturando (nem que seja meio dia) para validar as ideias e fazer o teste. Principais erros Empacar na teoria Não fique muito tempo apenas na teoria. Troque o pneu com o carro andando. Em seis meses é possível obter resultados e clientes. Drible a insegurança Coloque o que aprendeu em prática. Não tem clientes ainda? Escreva para você: headline, big ideias, e-mails. Mesmo sem monetizar, vai ver que sabe fazer. Síndrome da folha em branco 80% da energia você deve passar pesquisando, 15% escrevendo e 5% revisando. Todas são importantes no processo. Liberte-se dos fantasmas Expectativa muito alta A pessoa faz um curso, acha que já vai ganhar muito dinheiro e aí percebe que não consegue clientes. É preciso alinhar a expectativa com a jornada. Medo Já sabe, já estudou, já alinhou a expectativa. Na hora de colocar em prática vai atrás de muitas validações até de outros profissionais mais experientes. A maior validação? Fazer, colocar em prática e vender. Paulo Fasanella aconselha: “Não importa o que você esteja passando nesse momento… Apenas tenha clareza de onde você quer chegar e não desista no meio do caminho. Você vai conseguir e um dia vai se orgulhar de tudo que você fez. Acredita! Faça o que precisa ser feito”. AUTOR: Thaís Lyra Relacionadas Copywriting Microcopy: pequenos textos e grandes impactos *Por Lívia Barreto, diretora de Marketing da Dinamize No vasto universo digital, em que... Copywriting Produtos Você não quer vender produtos ruins Helena de Guide, head de Copywriting e sócia no TC (Traders Club) e responsável...