Sete passos para uma copywriting de sucesso

Publicado em 8 de março de 2023

Palavras erradas na hora errada afugentam as pessoas. Palavras certas certas na hora certa convertem os interessados em clientes. Assim é o copywriting, estilo de redação persuasiva que tem sempre um objetivo final e poder transformador.

Paulo Fasanella é um expert no assunto e, desde 2013, quando ninguém falava sobre o assunto, vislumbrou a importância dessa estratégia de marketing.

O caminho não foi fácil e ele conta que toda a vivência da carreira o ajudou. Atuou como videomaker, designer, web designer, gestor de tráfego e social media. “Até hoje quando assisto a um filme com a minha filha eu anoto, presto atenção”.

Atualmente é head de copy da maior instituição de coaching do mundo, a Febracis, atuou em mais de 80 lançamentos e mais de 10 nichos diferentes nos últimos 4 anos, gerando mais de 120 milhões de reais em vendas. Especialista em escrita persuasiva, é mentor de mais de 20 mil alunos.

“Copy é sobre pessoas. Acredito nisso e essa é a minha base para ensinar copywriting para meus mentorados. O seu trabalho não é escrever copy. O seu trabalho é conhecer tão bem os seus visitantes, consumidores e prospects, que você entende a situação em que eles estão, onde eles querem chegar e exatamente como a sua solução pode e irá ajudá-los a se tornarem suas versões ideais”.

E foi assim que Paulo Fasanella desenvolveu 7 lições de copywriting

Lição 1
A Ideia que você ainda não teve…
Faça ao menos três tipos de pesquisa, use formatos e ferramentas diferentes de pesquisa. Até quando pesquisa você já tira lições.

Lição 2
Pense devagar e escreva rápido. Isso é o 80/20 da copy. Anote, tire print, fotografe, grave, salve.
Criatividade = ideias existentes + minhas Experiências
Processo simples: pesquisa + desconectar + anotar ideias

Lição 3
Jogue com aliados
Descubra melhor horário, ambientes, músicas,
alimentação e exercícios físicos. Onde escrever, extensões de correção e dicionários. Aprenda a gerir as suas tarefas e o seu tempo.

Lição 4
Você precisa de posicionamento para
conseguir clientes. Depois é necessário continuar se posicionando
com o seu cliente.

Lição 5
Faça até dar certo. Desistir não é uma opção; tenha um propósito.
Tenha meta, método, disciplina e defina sua comunidade

Lição 6
Não construir nada do zero. Tenha atenção, conexão, busque um problema, defina uma solução e faça a festa. Leia copy todos os dias e identifique seus padrões. Enxergue longe, em ombros de gigantes.

Lição 7
O treinamento nunca acaba. Apenas um cuidado: coloque em prática. Se estiver parado, leia; andando, ouça. Tenha humildade e sabedoria.

Insights

Processo de criação

Cada pessoa tem um jeito para desenvolver seu método criativo (no banho, dirigindo, em uma viagem), mas Paulo Fasanella indica três maneiras:

  • Estuda o projeto.
  • Faz o brainstorm.
  • Deixe maturando (nem que seja meio dia) para validar as ideias e fazer o teste.

Principais erros

Empacar na teoria
Não fique muito tempo apenas na teoria. Troque o pneu com o carro andando. Em seis meses é possível obter resultados e clientes.

Drible a insegurança
Coloque o que aprendeu em prática. Não tem clientes ainda? Escreva para você: headline, big ideias, e-mails. Mesmo sem monetizar, vai ver que sabe fazer.

Síndrome da folha em branco
80% da energia você deve passar pesquisando, 15% escrevendo e 5% revisando. Todas são importantes no processo.

Liberte-se dos fantasmas

Expectativa muito alta
A pessoa faz um curso, acha que já vai ganhar muito dinheiro e aí percebe que não consegue clientes. É preciso alinhar a expectativa com a jornada.

Medo
Já sabe, já estudou, já alinhou a expectativa. Na hora de colocar em prática vai atrás de muitas validações até de outros profissionais mais experientes. A maior validação? Fazer, colocar em prática e vender.

Paulo Fasanella aconselha: “Não importa o que você esteja passando nesse momento… Apenas tenha clareza de onde você quer chegar e não desista no meio do caminho. Você vai conseguir e um dia vai se orgulhar de tudo que você fez. Acredita! Faça o que precisa ser feito”.

 

 

AUTOR: Thaís Lyra