Use sua influência digital para ter sucesso como afiliado

Potencialize sua influência e trabalhe anúncios dentro de sua própria rede

Use sua influência digital para ter sucesso como afiliado

Você é uma pessoa que vem construindo ou já tem influência nas redes sociais? Então fique ligado, é possível usar esse posicionamento para lucrar como afiliado. Larissa Barreto, analista de influenciadores do projeto Influencie sua marca, da Actionpay, explica os principais passos para usar sua autoridade na internet para fazer dinheiro como afiliado. 

O que é um influenciador digital?

Influenciador digital é uma pessoa de amplo engajamento que possui autoridade para falar sobre determinados assuntos. Sua capacidade de conduzir as pessoas é sua maior aliada.

O que eu preciso ter para ser um bom influenciador?

Segundo Larissa, um bom influenciador digital é, antes de tudo, um bom criador de conteúdo, logo, ele precisa estudar e se dedicar ao seu nicho. 

Veja algumas dicas da especialista:

  • É preciso ter bom conteúdo;
  • A capacidade de influenciar e engajar pessoas é o que determina o sucesso;
  • A qualidade do público importa;
  • Conheça bem o seu nicho e seu público;
  • Invista em equipamentos tecnológicos que colaborem para a qualidade das imagens e vídeos produzidos;
  • Crie um calendário de conteúdo;
  • Tenha um canal de comunicação aberto;
  • Responder, comentar e engajar com a audiência faz toda a diferença.

Larissa lembra que a influência é a consequência e não o caminho para conseguir audiência na internet. “Ninguém começa como influencer, isso é consequência. É preciso trilhar esse caminho aos poucos, com muita qualidade de conteúdo e constância. Um público de qualidade é composto por seguidores genuínos e engajados, realmente interessados. Por isso, engajar é primordial”.

Aqui vale outra dica que muitos já sabem, mas é bom reforçar. A compra de seguidores vai atrapalhar seu sucesso como influenciador, uma vez que não são pessoas engajadas com o seu conteúdo. Portanto, jamais cometa esse erro. 

Você não pode parar!

Uma vez iniciado o projeto de se tornar um influencer, é proibido parar. A forma como as redes sociais funcionam hoje em dia, não permite que o influenciador fique sem publicar conteúdo. Ao parar as publicações, o algoritmo começa a retroceder e entregar em menor alcance, o que resulta na perda de todo o esforço praticado até aqui. 

Monetizando com a afiliação

Agora vamos à parte boa: como podemos ganhar dinheiro com isso sem depender de parcerias?

Segundo Larissa, a primeira coisa quando o influenciador já tem uma audiência consolidada, é se cadastrar em uma rede de afiliados ou influenciadores para encontrar campanhas. A expert lembra que os projetos escolhidos devem ter afinidade com o seu público. 

“Não escolham campanhas que não tenham fit com sua audiência. Isso não vai funcionar”. 

Plataformas como a Actionpay disponibilizam opções de campanhas para afiliados. O site trabalha com foco na performance e CPA (Custo por Ação), conectando afiliados com potencial de audiência à marcas e projetos para serem anunciados. “Existem muitas vantagens nesse modelo, sendo a principal não depender do contato da marca para parcerias pagas. É excelente para afiliados que possuem um certo grau de influência nas redes”, destaca a profissional. 

Formatos de remuneração

A plataforma trabalha com diferentes tipos de remuneração, sendo o CPA o mais comum. Veja alguns exemplos:

CPA – Custo por ação

Um valor a ser pago pela aquisição de um novo cliente

CPL – Custo por lead

Paga-se por preenchimento de formulários por leads qualificados para a campanha

CPI – Custo por instalação

Bastante comum no modelo mobile. Paga mediante a instalação ou downloads de aplicativos

CPC – Custo por clique

Paga-se por cada clique no link ou banner 

Publipost 

É o modelo mais clássico usado por influencers. O pagamento acontece por postagem ou pacote de conteúdo disponibilizado em sua rede

Formato híbrido – Publipost + Performance

Aqui o influenciador/afiliado recebe tanto uma remuneração variável baseada nos resultados obtidos, quanto um cachê fixo por sua participação na campanha.

Segundo Larissa, ao aderir a campanhas de afiliados através de sua base de audiência, o influenciador pode expandir ainda mais seu público, lucrar com as vendas e melhorar sua autoridade na internet.

Leia também: Passos para aumentar a influência digital no Instagram e WhatsApp

Começando a divulgar

Com a campanha selecionada, o próximo passo é se conectar a ela e extrair os links de divulgação. Lembre-se que a regra básica continua valendo: quanto mais conversões, maior será o lucro. 

“Quanto mais divulgações, maiores as chances de venda. Aqui é válido usar de vários recursos disponíveis, como cupons personalizados aos seguidores, por exemplo”, destaca.

Algumas vantagens desse modelo:

  • Oportunidade de lucrar com conteúdo sem depender de parcerias diretas de marcas;
  • Diversificação de receita;
  • Liberdade de escolher uma maior variedade de marcas e produtos;
  • Rastreabilidade e métricas claras para acompanhar o desempenho.

Gostou das dicas? Então comece a fortalecer sua presença nas redes sociais agora mesmo e lucre mais com a escolha de produtos afiliados que tenham compatibilidade com o seu público.