Vendas pelo whatsapp: estabeleça metas e tenha equilíbrio!

Whatsapp também é visto como um aliado do marketing digital, mas é preciso ficar atento para não ser banido

Vendas pelo whatsapp: estabeleça metas e tenha equilíbrio!

Ao contrário do que muitos pensam, vender não é um talento nato. É necessário um longo período de experiência e aprendizado até que se tenha o domínio das técnicas fundamentais para um resultado positivo. A criação de um funil de vendas faz parte das estratégias para a garantia de grandes conquistas. E quando se está na era da internet, o uso das redes sociais ou de canais de comunicação é visto como ponto chave para a condução do público para a compra. No Brasil, o Whatsapp se destaca como uma ferramenta com alto potencial para gerar novas oportunidades de vendas para diferentes modelos de negócio, atraindo clientes.

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Pesquisas apontam o aplicativo de mensagens instantâneas como o preferido dos brasileiros, oferecendo assim muitas possibilidades para a construção de um relacionamento com potenciais consumidores, por meio de abordagens comerciais rápidas e certeiras.

De acordo com o levantamento “Panorama”, feito no mês passado pelo site Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box, o WhatsApp, ao lado do Instagram, é o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Em apenas seis meses, ele subiu de 54% para 59% de presença na tela inicial dos celulares nacionais. Este é o maior percentual já registrado desde o início da produção da pesquisa, há oito anos no mercado. Além disso, o mensageiro também é o mais aberto no cotidiano, com 53% das aberturas de aplicativos no celular em um só dia. 

No entanto, apesar de a maioria das pessoas mostrarem a importância do aplicativo e, aparentemente, ser um canal de fácil manuseio, aqueles que desejam utilizar a ferramenta para ter sucesso nas vendas precisam saber os segredos para escalar operações de marketing no Whatsapp. O alerta foi feito pelo estrategista e CEO do Groads Soluções Digitais, Guilherme Ferrao, que se tornou referência por sua estrutura e métodos exclusivos de contingência no Whatsapp. Ele já fez mais de 100 mil vendas de infoprodutos em 114 países diferentes. 

“Mais de 2 milhões de usuários são banidos todos os meses no Whatsapp e as causas mais comuns são comportamento não humanizado, atividade suspeita de escala como, por exemplo, ficar mais tempo na versão web, não ter diálogo frequente, receber mais mensagens do que enviar. Conheça os seus processos e aprenda com os erros. Muita gente quer escalar no Whatsapp, mas não quer entender o básico. Equilíbrio é tudo”

Conforme já divulgado em reportagens sobre o assunto, o número pode ser banido do WhatsApp temporariamente ou de forma definitiva. Na maioria dos casos, é possível recuperar a conta, mas isso dependerá de qual contexto de infração ou mau uso o caso se aplica. Dentro desse cenário, Ferrao reitera que é fundamental evitar:

  • Uso da mesma rede wi fi em vários dispositivos;
  • Pedido de verificação frequente;
  • Linguagem abusiva ou proibida;
  • Denúncias e bloqueios por outros usuários;
  • Spam;
  • Comportamento suspeito. 

“Quer reduzir os bloqueios? Estabeleça objetivos. Qual a finalidade da sua operação? Venda direta, recuperação de vendas, aquecimento de base e relacionamento”,

O executivo lembra, também, que o “Fingerprint” de acesso ao celular permite a obtenção de informações completas, como contatos salvos, foto de perfil, nome e status, geolocalização, IP de rede, modelo de celular, atualização do software e fuso horário.

“É preciso estar atento a todos os detalhes”.